quarta-feira, 27 de julho de 2011

Steins;Gate #17: A volta do moe~nyan!



Oi pra vocês! Desta vez não tivemos um episódio tão acima da média, quando a muitos outros e principalmente com relação ao anterior, mas ainda assim foi bacaninha. Centralizado em Feiris, vemos ai o dilema moral ao qual ela é submetida.



O episódio abre numa seqüência daquelas de tirar o fôlego e acaba de vez com a especulação de que Kurisu poderia estar morta, motivo este de Mayuri ainda se manter viva. O corte abrupto na narrativa é bem evidente, levando em conta a crescente em que o anime vinha a alguns episódios. Natural, levando em conta que agora já estamos na parte final do anime e este episódio representa praticamente o inicio de uma linha narrativa que deve explodir logo á frente. Mesmo com a mudança de divergência, a morte de Mayuri ainda ocorre, mas com um dia á mais dessa vez. Achei a transição agradável, sem repetição de cenas e só sugerindo tudo que já sabíamos. Afinal, o tempo é curto e vão ter que correr, né!? E já somos levados ao momento onde Kurisu aconselha Okarin e WOW! os conselhos inteligentes dela são quase que um show a parte. Aliás, tudo que envolve a Kurisu é quase um fanservice gratuito, é muito amor.


Segundo a teoria de Kurisu e que se mostrou correta, desfazer o último D-Mail de Suzuha atrasou o ataque (tcharam!), então logicamente, desfazendo os D-Mails anteriores, poderia levá-los de volta á linha do mundo onde eles ainda possuem o IBN-5100, que os permitiria hackear a SERN e excluir os registros que contem as pistas sobre as praticas de Okarin. Dedução brilhante. Mas neste capitulo, começam as dores de cabeça do estúdio White Fox ou mais precisamente, dos diretores Hiroshi Hamasaki e Takuya Sato. Comprimir um capitulo (Arco da Feiris come um capitulo inteiro da Visual Novel) inteiro em apenas um episódio sem que isso represente grandes perdas, é um desafio e tanto. Os problemas encontrados são visíveis quando se conclui que a perseguição da gangue rival á Okarin e Feiris pode ter soado um pouco confuso demais, afinal de contas, você não está familiarizado com aquele mundo onde ela vive e não faz a menor idéia (ao certo) do motivo dela estar sendo perseguida (LOL). Na verdade, é uma história bem boba e que nada acrescenta ao plot central, sobre campeonatos, ao qual ela vence e atrai a atenção de alguém que a quer exclusivamente. O ritmo acelerado também pode ter deixado a impressão de um drama forçado, ela ter desistido de salvar seu pai muito facilmente e sua repentina paixão por Okarin.


Nada tão grave e bem que me senti um pouco tocada pelo drama da Feiris e o fato dela ver pela ótica de que tudo aquilo foi um sonho. Ela conseguindo recuperar suas lembranças da outra linha de mundo é bem interessante e abre margens para mais especulações, como o fato de todos ali também poderem se lembrar caso sofram alguma pressão ou se o Reading Steiner (habilidade dele manter as recordações de outras linhas do mundo) de Okarin não é tão especial assim? Mas talvez algo que pudesse ter sido bacana também – casou houvesse mais tempo – seria um enfoque maior sobre a influência da família de Feiris em Akihabara. Apesar de bem previsível toda essa trama (começando com o nome verdadeiro dela, que é Akiha Rumiho. Akiha = Akihabara), onde o pai de Feiris estava muito ocupado com o desenvolvimento da cidade e sendo ela uma criança insegura, pensa que ele não á ama. Com a oportunidade de mudar tudo isso com o D-Mail, ela não pensa duas vezes. Imaginem vocês, se pudessem corrigir suas burradas cometidas com um único D-Mail, o que fariam?


Isso tudo é muito fascinante e nos faz pensar que, mudar o destino de uma pessoa, salvar uma vida que estava destinada a morrer é algo mesmo inconcebível. Este é sempre um mote recorrente em series que abordam viagens no tempo, uma luta desleal entre a humanidade e o universo. No próximo, a personagem da vez será a Ruka e dá pra se esperar que seja com o mesmo feeling deste, bem apressado já que a história é bobinha. Mas dessa vez sem drama, vai estar mais pra comédia romântica, mas que terá um gancho importante para a trama principal. Tomara que seja empolgante.

Isso são ciumes, Kurisu? Assim os shippers vão a loucura *__*


Algo interessante é que mesmo sendo uma história linear, como toda Visual Novel, Steins Gate a partir de certo momento oferece alguns finais alternativos com suas personagens preferidas. No episódio anterior, foi assim com Suzuha, onde Okarin convence a garota á não voltar no tempo e eles acabam ficando juntos (você pode ver este final aqui - legendado em inglês). No arco de Feiris, também há opção de fim alternativo, onde ela e Okarin terminam juntos, com ele ajudando a Nekomimi nas competições do campeonato. O mais interessante é o fato de que todos do laboratório não se lembram mais dele (pode ver essa opção aqui - também legendado em inglês). Tem que ser muito fã de Feiris pra querer um fim assim, apesar que seria bacana ver isso como extra nos BD/DVD. Enfim, a divergência subiu 0,4-0,45 neste episódio e alguém pode perguntar, “mas porque o Okarin não enviou um D-Mail para si próprio no passado, impedindo que ele autorizasse que as pessoas enviassem mensagens de texto?”, bem, são linhas de mundo diferentes e nessa linha, ele nunca permitiu o envio de D-Mails. Já que ele tem conhecimento de tudo que já aconteceu, o que se pode fazer é ele mesmo modificar as alterações já feitas. No caso deste episódio, Feiris concorda em não enviar aquela falsa mensagem de sequestro ao seu pai (enviando a si mesmo no passado, um D-Mail) e assim alterando o futuro. O moe está de volta a Akihabara, pra alegria dos otakus. Até mais! =)


Preview episódio #18

17 comentários :

junior disse...

quem e essa chifrudinha? uma diploconius suprema?

douglas sb disse...

a-do-rei esse episodio
principalmente todo aquele drama envolvendo ela ter que escolher entre uma amiga e o pai
mas eu ainda não intendi coomo ela consegue lenbrar da outra linha do tempo

quase chorei com esse episodio

Keth disse...

~ç_ç acabo muito rapido esse episodio

Ikari387 disse...

Poxa, foi um episódio bem legal. Apesar do começo corrido, deu aquela impressão de a estória não rodar apenas em volta das viagens no tempo.

Em comparação com os anteriores, realmente, foi bem mais leve, mas ainda assim manteve um desenvolvimento no mesmo nível.

\o/

Ikari387 disse...

Ahhh! Não sei se será assim, mas talvez o Okarin possan ifluenciar os outros com o Reading Steiner.

Talvez, né... ^^

Vigal disse...

tava esperando outro post de Stein Gates para colocar uma coisa...
ja q niguem lia mas o outro

http://minilua.com/maiores-misterios-humanidade-45/

http://pj2012sequaz.wordpress.com/2009/02/15/john-titor-o-viajante-do-tempo-verdadementira-e-mais-facil-ter-vida-inteligente-fora-da-terra-ou-viajar-no-tempo/

materias sobre Jonh Titor^^
espero que curtam^^

Gabriel disse...

Até que enfim episódio com o ritmo menos acelerado, não que eu não tenha gostado dos outros... Mas esse foi meio "Acerto de contas"...
Eu adoro esse clima pesado que fica em algumas situações quando de um segundo para o outro Okarin viaja, ou faz alguma coisa decisiva, e percebe que voltou praticamente a estaca zero, ou que nada mudou. É uma bela forma de transmitir o sentimento do personagem naquele momento, dá pra perceber o enorme peso sobre os ombros dele.

Cada vez gosto mais dessa série, não tem enrolações pra preencher tempo de episódio, as falas e cenas são bem diretas ao ponto e o melhor de tudo: nos faz ficar raciocinando o tempo todo para conseguirmos acompanhar a história.
Na verdade acho uma pena ter conhecido Steins;Gate antes de ter concluido a série, seria tão legal ver todos os epis de uma vez *o*

Anônimo disse...

Bom episódio, mesmo dando uma leve freada na trama (como também será semana que vem com o arco do(a) Ruka, como você disse). O ritmo ficou bem acelerado na primeira parte desse episodio pra conseguir explicar as coisas rapidamente, mas não achei que ficou tão confuso, já que pra mim aquela justificativa da Feiris dada no beco já me localizou... Bem, é legal ver como seria o mundo de cada um, onde eles tem tudo que desejam, mas tem que sacrifica-lo pela vida de um amigo...

Chega logo semana que vem!
Até o/

Unknown disse...

@Vigal

Eu já tinha lido sobre, mas a forma como escreveram estes dois artigos está muito bacana, já até passei pra frente. Muito obrigado por compartilhar. Deem uma olhadinha ai gente, realmente vale a pena.

Anônimo disse...

Acho que foi a única que não curtiu muito esse episódio, talvez pq eu não vou mt com a cara da Feyris-nyan.

Se o Okarin estava voltando tudo como era antes, isso quer dizer que a Ruka vai voltar a ser homem? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Pobre Ruka. Trap, lol
Esses episódios mais leves assim normalmente guardam grandes supresas, aposto que vem bomba por ai. Depois da Ruka só vai sobrar focar a Kurisu e a Mayushi, isso sim é felicidade.

Eu li a materia postada nos links acima, realmente muito interessante @Vigal, agora fiquei até com medo do ano de 2015. Absurdo, tudo que o cara previu está acontecendo O___O

Anônimo disse...

@Vigal

Essa historia do Titor meu pai me contou quando eu ganhei um pc, isso ainda em 2005...
Mas depois que eu li isso:

"Em 2012 o EUA terá problemas internos graves que gerarão conflitos e uma grande migração de pessoas para locais menos habitados. Por esses motivos os direitos civis serão deixados de lado;"

Os EUA tá com uma crise de dividas já em 2011... *medo

Gabriel disse...

Hahahahaa É vamos ver, 2012 já tá ai... vamos ver o que vai acontecer nos EUA... Se ele acertar mais essa previsão... cagarei tijolos @_@

Vigal disse...

@Eduardo
Serio cara?
me diz onde foi que seu pai viu essa historia...
e que hoje em dia é dificil acredita nas historias postada na net
elas dizem que foi em alguns anos atras,mas foram postadas recetemente,ou seja alguem inventou ela.
Eu queria muito saber se essa "historia" realmente foi espalhada no ano 2000^^
você pode pergunta a seu pai a fonte de onde ele ouviu essa historia?E o ano?
Eu ficarei muito agradecido^^

Anônimo disse...

@Vigal

Ele ficou sabendo da historia no inicio de 2003, quando o gerente dele chegou trazendo "novos" computadores pra informatização do banco onde ele trabalhava (moro em cidade do interior, então tudo demora séculos pra chegar aqui), já que pra sair mais barato foram comprados nos EUA (no Brasil os pcs ainda custavam uma fortuna). Então o gerente falou que tinha ouvido dessa historia por lá, mas bem vagamente, principalmente da turma nerd e nas lojas de eletronicos e assistencia tecnica, já que com o 'boom' da internet, praticamente todo mundo era channer...

Bom, de toda essa historia eu só penso que John Titor era:
1. Um viajante do tempo, de fato.
2. O maior troll da face da Terra.
3. Ou os dois juntos.

Natália Fontanna disse...

Episódio foda demais, como sou bastante emotiva, fiquem bem comovida quando ela começa a falar do pai dela. Não foi mais triste como o anterior, mas a Susuha teve muito mais tempo também.

Sobre a discussão sobre Jonh Titor, o site da BBC tem um artigo de 2006 já falando sobre todas as previsões dele a todo o boado que surgiu. BBC é uma emissora inglesa bem confiavel e a materia sendo de 2006, acho que fica evidente que isso surgiu mesmo lá atrás. Agora se é verdade mesmo... espero que realmente não tenha guerra nuclear em 2015 xP

Olhe o link http://www.bbc.co.uk/dna/h2g2/A6345407

E um outro bem legal também http://anomalies.net/object/titororiginalpost.html

Panino Manino disse...

Eu havia juntado um monte de referências reais e considerações sobre tecnologias depois de assistir o ep12 mas nem postem em lugar nenhum a aqui nem to lembrando onde guardei.

Enfim, tenho algumas teorias sobre o que pode acontecer nos próximos episódios.

Além disso, descobri que a série é bem censurada em alguns detalhes perturbadores do Okabe. Uma pena.

Unknown disse...

Panina, você está se referindo aos extras, né?

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.