terça-feira, 26 de julho de 2011

Higurashi no Naku Koro ni Kira: OVA #01



Ei, ei, vocês! Fangirl de Higurashi aqui na escrita. E o que era pra ser um momento de extrema alegria acabou se transformando em pura frustração, assim que foram divulgados a sinopse e os trailers. Okay, até ai tudo bem, pois Higurashi não é marcado apenas por momentos de horror e suspense, tem o seu toque de humor nonsense e um moe pervertido, porém nada ofensivo demais. Ah quem despreze fanservice, mas neste caso, era super bem vindo pra dar um alivio e havia sempre um contexto de pano de fundo que tornava tudo muito divertido. O que não é o caso aqui.  Reparem num comentário random de um fã após assistir ao episódio e como ele define o primeiro OVA de Higurashi Kira: “Mais assustador do que a série original.”


-Aviso: Como sempre, nessa sessão de comentários do blog, sempre solto muitos spoilers. Esteja avisado.


Como você já deve estar sabendo, Higurashi no Naku Koro ni Kira, é o terceiro OVA da franquia e foi produzido como comemoração dos dez anos de Higurashi. Mas vocês não são ingênuos e sabem que é só mais um caça-níquel e que ao contrário de Higurashi Rei, não acrescenta absolutamente nada pra história principal, pelo simples fato de que não existe mais de novo pra contar. Higurashi acabou e nos conformar com isso, é o melhor a fazer. Mas sabem como é fã, poder rever seus personagens queridos é sempre algo que nos deixa tentados. Verdade que não há nada o que acrescentar pra história original, mas há sim o que explorar, como foi bem feito no especial Nekogoroshi-hen, que soube se utilizar de ganchos deixados na série.



Higurashi Kira foi baseado no arco Batsukoishi-hen, um extra do epilogo Meakashi-hen que não possui relevância alguma pra história central da Visual Novel. Adaptada de forma completa neste primeiro OVA, o resultado que vemos na tela é bisonho e constrangedor na maior parte do tempo e como dito lá em cima por um dos comentários revoltosos que encontrei por ai, realmente é assustador. Temos o característico clima de suspense no inicio, Hinamizawa, a paisagem amarelada pelo por do sol e o choro das cigarras (e “agente” choramos juntos). A inconfundível e penetrante OST também se faz presente. Ah, que felicidade, nipah~! Mas esse sentimento nostálgico logo é sufocado pelo excesso de ecchi, piadas que não soam nada engraçadas e expressões faciais saídas de um soft-porn.

Surra de bunda (veja a origem), versão Rika Furude ou sei lá que tipo de fetiche é esse

Na verdade tudo se trata de uma grande parodia, com 30 minutos de pura alucinação. Na história, a síndrome de Hinamizawa transforma á todos os pervertidos e com base nisto, começa a história, onde os “irmãos da alma” (Keiichi, o chato do Ooishi, e os pervertidos pedobears, Tomitake e  Irie) alucinam sobre as diversas formas de aplicarem uma punição/castigo nas garotas. Ainda que eu tenha achado de certa forma, o ecchi bem apelativo (mesmo não sendo explicito), o problema foi o fato de não ser engraçado, foi chato e sem atmosfera, ficou um certo vazio que eu imagino, certas pessoas devem aproveitá-lo bem. Sejam felizes. O Keiichi que conhecemos está ali, como sempre com a imaginação aflorada, mas o que vem a seguir não tem inspiração alguma. Claro, créditos ao estúdio DEEN que não soube transpor o texto da Visual Novel para o vídeo.



É nessas horas que clamamos por ele. Sim, ele! O SUPER HENTAAAAI!!! Parodia muito bem construída em cima dos clichês que envolvem o fanservice, isso no anime MM! Mas pra não dizer que foram 30 minutos de pura BOBAGEM, teve alguns reflexos de humor em alguns momentos da parte final, como por exemplo, quando Keiichi e Satoshi-kun protagonizam uma cena Yaoi! Ou quando Keiichi acorda na enfermaria, vê Takano e Irie conspirando e logo a cena é invadida pelas garotas, com armas (ver a Mion armada foi bem bacana ^_^), cutelo prontas ao resgate de Keiichi. Só não era de se esperar que ele também tivesse que fugir delas, que estão tomadas pelo espírito fujoshi (@_@). Foram reflexos bacanas daquele humor mais leve e descontraído que estamos acostumados a ver em Higurashi.



Eu gostaria de ver as outras mídias de Higurashi bem exploradas nesses OVAs, mas o que virá a seguir será uma história inédita que me parece mais uma parodia que irá pegar carona no sucesso de Madoka Mágica, ou será apenas impressão? Mas ao menos me parece que será o retorno de um humor mais tranqüilo e menos apelativo. Já estou descrente mesmo e se ao menos for divertido, já está valendo. A conta do prejuízo? Devemos cobrar de todos os envolvidos, não é, Ryukishi07? Qualidade excepcional, o traço me pareceu meio destoante e a música tema da OP é bem contagiante. "Happy! Lucky! Dochy!" é cantada pelas seiyuus da Satoko (Mika Kanai), Rika (Yukari Tamura) e Hanyuu (Yuri Horie), achei simplesmente uma graça, mas a animação apesar de fluida e bem animada está longe ser criativa. A Ending eu prefiro nem perder tempo comentando. Ainda restam mais 3 episódios e em 2012 se ainda existir mundo, veremos o resultado final disso tudo. Até mais!