terça-feira, 16 de agosto de 2011

ODEIO SPOILERS e DOMINO a arte das técnicas Matrix!


Eu odeio spoilers, e vocês? Bem, na verdade hoje em dia eu sou bem mais maleável no que diz respeito á isso, já que antes eu preferia ficar completamente alheia a tudo, era muito xiita. Mas hoje, em dias de Twitter e fóruns/Tumblr, é bem mais complicado. A bem da verdade, spoilers são uma faca de dois gumes, que pois podem tanto te deixar com tesão de assistir tal série ou simplesmente te fazer perder o interesse.  No geral, spoilers são coisas do demônio, aclamados e propagados por pessoas sádicas, mesquinhas e sem coração. Spoiler (em português literalmente significa espoliador, ou aquele que pratica expoliação – definição da Wikipédia) é um pedaço de informação sobre uma obra (seja mídia em vídeo, áudio ou impressa), seja algo relevante ou não.


Mio descobre algo que não deveria

Há diversos tipos de spoilers, que podem motivar, reduzir seu interesse ou simplesmente arruinar seu prazer de sentir determinada emoção ao se assistir ou ler algo. Até hoje guardo profundo rancor da pessoa que me espoliou um fato importante de Death Note, responsável pelo PLOT TWIST do enredo. Sério, eu não frequentava comunidades dos animes que eu pretendia assistir pra evitar acidentes, mas inevitavelmente spoilers tem o poder de surgir do nada e assim foi com Death Note, simplesmente um dos animes ou o anime mais espoilado pela galera.

WOW! O_o' Madhouse manjando das putarias em HOTD

Há o spoiler óbvio (whatever), aquele que se refere á séries antigas (inevitável, mas aqui há de se usar o bom senso) e o spoiler de novidades; que é o que fode com a vida da galera. Foi simplesmente impagável ver a mobilização da galera do twitter nos finais dos animes Madoka Mágica e Ano Hana (certamente os mais populares do ano até o momento). Alguns sumiram e só voltaram depois de terem assistido, outros foram mais corajosos e confiaram em suas incríveis habilidades de “efeitos especiais" no melhor estilo MATRIX, desviando de forma sagaz dos spoilers. A grande verdade é que quando você está no papel do desgraçado espoilador, é tudo mais divertido, pois quem sabe (ou já assistiu/leu/jogou) tal parte da série, quer mais gritar aos quatro cantos, discutir com os que já estão por dentro. Mas há os safadinhos que querem apenas se sentir superiores ou simplesmente pelo gostinho de trollar. Tudo bem, todos nós temos o demônio troll nos tentando. 

Series atuais e principalmente as que são adaptações, apenas com um peido, spoilers vem até você (@.@). Vide o atual anime, Steins Gate, onde ir no google imagens e digitar os  nomes do trio principal, é pedir pra ter acesso a fatos importantes do enredo. O mesmo vale pra séries antigas e de grande comoção. Madoka Mágica? Quem ainda não sabe o que acontece no terceiro episódio? Se não sabe, é porque vive numa bolha ou está fora do fandom. Neste caso ai, o spoiler é bom e ruim. Bom porque é a melhor sinopse do anime e ruim, porque você não vai sentir o mesmo que eu senti na grande virada do enredo. 

Mami, em seu grande momento, diante de Charlotte

A Universidade da Califórnia, San Diego, divulgou recentemente um estudo que vai contra tudo que agente sempre acreditou sobre spoilers , que saber fatos com antecedência pode aumentar o prazer, mesmo em enredos calcados pelo suspense e mistério.  –COMO ASSIM, CARAMBA?

O estudo foi feito por Christenfeld e seu coautor Jonathan Leavitt, que será divulgada na revista Psychological Science e devidamente já alardeada pelos quatro cantos da internets. Natural... natural, afinal, os caras botaram o dedo na ferida. Pegaram um grupo de 30 pessoas (divididas em dois grupos distintos) e deram a eles algumas histórias, em dois formatos diferentes, uma contendo spoilers e a outra sendo a versão original. Para a surpresa geral, todos os leitores preferiram a versão com spoilers (!!!). E olhe que entre os títulos, estavam autores como Agatha Christie, famosa pela extrema habilidade de construir mistérios, seja com foco no "quem matou" ou no "como foi que aconteceu". Mas e daí, não é mesmo? Essas pesquisas cada dia revelam menos a verdade e eu vou continuar mantendo uma distância saudável de alguns spoilers.

Trama de Death Note revelada em uma cena - L e Light são amantes, nunca desconfiou?

Verdade que muitas séries, filmes ou livros, podem ser revistos várias vezes e ainda se ter aquele prazer ou angustia ao reviver tudo aquilo novamente. Saber do que iria acontecer em determinada parte de Death Note, não me tirou nem um pouco a satisfação que foi assistir esse anime, mas o fator surpresa/choque inicial, acabou sendo prejudicado. Fora isso, o que senti foi uma incrível ansiedade em saber como aquilo tudo iria acontecer, como seria o desenvolvimento. E essa é a tarefa de um diretor, seja de filmes, animes ou o que diabo for. Sua função vai mais além do que criar uma resolução e apontar o verdadeiro culpado/se aquele casal vai ficar junto – exemplos. As tramas são muito importantes e através delas é que o clímax fica menos ou mais interessante. As tramas são um importante esqueleto para o enredo e funcionam como um gancho para o desfecho final. Apenas o desfecho em si, não se faz tão compensador, mas porque então evitamos tanto saber o que irá acontecer no "the end"?

Frederica Bernkastel e Lambdadelta -  quer saber como terminará Umineko no Naku Koro ni?

É verdade que saber como determinado evento que irá acontecer ou como determinada trama irá se encaminhar pode fazer muito mais sentido ao se assistir, fora que você tende a observar determinados detalhes que provavelmente não notaria assistindo pela primeira vez. Há quem não dá a mínima pra quaisquer tipos de spoilers, preferindo acompanhar o desenvolvimento e discutir antecipadamente com um pequeno grupo que também prefere viver loucamente sob efeito de spoiler. Eu não me importo em saber algumas partes não tão importantes da história, pois acabo ficando é ainda mais curiosa e ansiosa, me atendo aos detalhes. Mas quanto a pontos chaves – leia-se, momentos decisivos e cruciais – eu ainda prefiro me manter na ignorância, pois por mais bem desenvolvida que a trama seja, há o fator surpresa, que metaforicamente falando, é o momento que você goza absurdamente (nesse caso, tal trama já estava te provocando, te causando tesão e te deixando louca – ou louco).

"Não me dê spoilers, seu merda" - Mio e Yuuko


Nós queremos é sermos enganados (nesse caso especifico) e gostamos disso, que o autor nos ludibrie e apresente um desfecho sequer questionado ou tão simples que você jamais levaria em questão, mas que te faz exclamar: “Putz, então era isso? Como eu não percebi antes? Gênio” ou “PQP, jamais imaginaria algo assim, meu cérebro acabou de explodir (o_O’)” (mas veja bem, pode até trollar que ainda será divertido e surpreendente, mas não menospreze a inteligência de quem assiste).  E ai, você fica louco e sai gritando aos quatro ventos, abrindo sua válvula de escape. As séries focadas em mistério/suspense, são ainda mais complicadas de se lidar com spoilers, já que elas jogam com o fato de seu expectador/leitor estar na escuridão total. Nesse caso, ter conhecimento do ápice do enredo pode ser bem frustrante, já que você deixará a posição de jogador e se tornará um mero expectador.

Homura-chan - E se já soubéssemos tudo dessa personagem, desde o inicio?

Enfim, enigmas podem causar confusão e você acaba tendo que voltar em determinado ponto da história, para rever alguma informação. As pessoas que não sentem esse prazer, vão me desculpar, mas vocês são uns preguiçosos, hehehe. Como blogueira, tenho uma grande responsabilidade em mãos, pois tenho que usar do bom senso ao comentar e analisar determinada história. Tento me espelhar bastante nos queridos, Carlírio (do NETOIN!) e no Frutas Tropicais Panina (do Subete e Bambeando na Corda Bamba), que são mestres em fisgar a atenção do leitor, sem revelar praticamente nada do enredo. Mas há certas situações, em que o spoiler é o grande chamativo pra história, nesse caso convém se ter sabedoria para usá-lo da melhor forma possível, de modo que não cause dano ao leitor. Mas as vezes é bom poder se aprofundar na história e compartilhar o sentimento que se teve em determinado parte, mas nesses casos, você sempre encontrará o aviso de spoilers. Caso não haja, coloque o nome da infeliz pessoa no Death Note ou no site da Enma Ai. Bye, bye e não me deem spoilers, por favor.