quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Steins;Gate #19: Falcon Punch



Wooow! Caramba, minha gente. Que episódio mais insano e perturbador, posso dizer que foi o mais próximo que Steins Gate chegou de outras séries da NitroPlus. Vi pessoas comentando que riram  e tal, realmente entendo, pelo fato que também morro de rir de personagens psicopatas (não que a Moeka não seja uma). Mas não, fiquei vidrada o episódio inteirinho, como se assistisse um Higurashi ou Elfen Lied nos seus momentos mais tensos. Foi tudo muito brutal, muito obscuro, intenso. Como dia uma certa pessoa que gosto muito, o efeito disso tudo em mim foi quase que de uma masturbação mental. Mas esses produtores são mesmo uns filhos da puta, não é mesmo? Interrompem a masturbação de todos com episódios calmantes e depois volta a nos excitar. Sonuvabitch! Yes! Meu queixo caiu ao ver graficamente, animadamente, com trilha sonora e tudo que se tem direito em uma boa animação, Okarin se tornar o Chuk Norris.



Eu já disse que adoro os recortes abruptos, tomadas e ângulos de Steins Gate? Então, eu adoro. Não é nada tão arrojado, com orçamento robusto, mas consegue sempre mostrar determinada cena de um ponto bacana e causar impacto com os episódios iniciais. O inicio do episódio, com Moeka abalada emocionalmente em cima do edifício e depois cortando para os créditos, me lembrou a cena inicial de Mnemosyne, que também tem um tom mais obscuro. Puro awesome, descobrir logo em seguida que ela tinha se suicidado. Uauuuu, mas como assim? Nas outras linhas do mundo, ela mata Mayuri á mando de FB. Se sentindo útil e recebendo atenção deles, não teria porque se suicidar. Mas nesse linha de tempo, onde Ruka quebra o IBN 5100, ele nunca foi encontrado por ninguém. Sem IBN 5100, Moeka é inútil para FB, que em uma situação diferente lhe daria ordens para capturar Okarin, Kurisu e eliminar Mayuri, que não lhes servia para nada. Pobre tutturuu...


Nesse episódio, nossa querida Kurisu não teve grande destaque e isso por um lado é bom, já que o foco desse arco é em Moeka, que deu conta do recado juntamente com Okarin. Mas basta alguns minutinhos de tela para a estrela de Kurisu brilhar, vê-la dizer para Okarin que ele nunca estará sozinho foi muito romântico, achei que ali rolaria um beijo, pena que nos animes o conservadorismo é forte nesse sentido. Mas extremamente orgástico foi a  interpretação de sua dubladora, Asami Imai, aos prantos. Kurisu vai na convenção doujin com Mayuri, onde ela é inevitavelmente assassinada e o motivo de não mostrarem isso, ao meu ver foi bem obvio, por ter relação a identidade de FB. Pelo tempo, muita coisa acaba ficando de fora e ao contrário do que diz o @PaninaManina, do Subete Animes, não é bem censura e sim questão de escolhas (ai sim pode se questionar se foram ou não escolhas felizes. Também gostaria de ver o Okarin de uma forma mais conflitante e dúbio). Tanto não é censura, que na próxima linha do mundo, veremos uma face do Okarin e uma atitude, que dificilmente vemos graficamente representados na tv.


Depois de descobrir o prazo exato da morte de Mayuri nessa linha do mundo, Okarin salta no tempo para momentos antes de Moeka se matar. E o que vemos a partir daí? EPIC WIN!!! Um mergulho incrível, voltando ao ritmo que tornou Steins Gate um anime acompanhado mesmo por aqueles que não curtem essa temática. A parada que o anime deu nos dois arcos anteriores, foi inevitável e os produtores nada poderiam fazer, já que fazia parte da Visual Novel e não poderiam simplesmente cortar, mesmo sendo episódios mais bobinhos, tiveram sua importância (O quê? Vocês são muito sérios, ri a beça no mini arco da Ruka, LOL). Simplesmente há coisas que funcionam melhor em palavras, do que visualmente numa tela de tv/monitor.


Okarin encontra Moeka numa pilha de nervos por não conseguir entrar em contato com FB. Mas aqui já é uma linha de mundo diferente e Ruka nunca quebrou o IBN 5100. Moeka não é completamente sã, repetindo todo clichê desse tipo de personagem perturbada, ela é bem frágil – e instável – emocionalmente e em sua vida miserável, se apega á figura de alguém que ao menos conhece, mas que foi a única pessoa que lhe deu atenção e uma razão pra seguir adiante. Bom, se antes perguntavam o motivo de eu gostar tanto da Moeka, creio que agora não seja muita surpresa para os que acompanham esse blog, apenas amo esse tipo de personagem. 


E nesse episódio não é apenas Moeka que está instável, Okarin também e isso reflete em sua atitude. A violência que Okarin usa para com Moeka não é admirável, mas toda a motivação sim. Foi um espetáculo e tanto e o clímax do episódio reinou ali, mesmo com as pequenas reviravoltas presentes e o plot twist no finalzinho. Desde que não seja gratuitamente, sou a favor de qualquer recurso usado no roteiro. Foi genial toda a seqüência, Saori Goto se superou interpretando a Moeka nesse episódio, vê-la gritando a plenos pulmões e batendo na porta freneticamente na porta foi muito excitante, ao mesmo tempo em que foi assustador ver Okarin perdendo o controle e partir pra cima dela. Perturbador, mas não menos bonito, no sentido trágico, claro. Não vão me interpretar erroneamente. Isso é genial, personagens precisam ser falhos e imperfeitos numa trama onde as emoções são retratadas da forma mais intensa e verossímil possível.  Fascinante talvez seja a melhor maneira de retratar tudo que aconteceu nesse episódio. 


Uma crítica, somente á senhora, vizinha de Moeka, que ouve os gritos desesperados da garota e não se espanta. O que mais me espantou foi ver ela chegando na porta e ver um homem por cima dela, poucos momentos depois dela estar gritando desesperadamente, chegando a atirar um objeto para fora de casa e ela encarar aquilo tudo como uma pegação. WOW!  Em que mundo essa senhora vive? Ri ao me lembrar disso, mas... COMO ASSIM? Surreal manolos. Seria melhor nem aparecer ninguém.



Bem, já escrevi mais que o normal e desculpem, mas estou na pilha ainda, há! Moeka no finalzinho resolve revelar para Okarin a localização do IBN-5100 e como eu imaginava, esse deve ser um arco de no mínimo 03 episódios, pela sua importância para o desfecho final. Steins Gate ainda tem cartas suficientemente boas na manga e o final será recompensador. O próximo, acho que a identidade de FB enfim será revelada e vocês ficarão surpresos. O engraçado é o fato de estar tão na cara quanto a identidade de Jonh Titor e da Feiris. Quer dizer, Steins Gate adora pegar elementos reais e transformar em fantasia para o enredo. Até o momento, tem sido uma adaptação fantástica e estou adorando esse enredo em forma de loop. Até mais.



E contagem regressiva para o Prologo do inicio e fim. Preparem a pipoca.

Preview do episódio #20

20 comentários :

Panino Manino disse...

Como você consegue falar tanto de tão pouco. Bato palmas.

O Houin Punch! ficou bem estranho, aquele ângulo que animaram...
A censura que falei foi do alter-ego do Okabe que sumiu. Nessas horas bem que ele poderia aparecer para dar umas ideias bem "úteis".

Fabio Shibuya disse...

Fiquei tenso ao ver aquela moça quieta berrando e com olhos de Rena, lol.
A vizinha não estranhando aquilo foi muito surreal para mim, mas acho incrível que eu como moralista não achei aquilo estranho...
Existem especulações sobre a possibilidade de FB ser alguém muito amado(a) por todos, me sinto mal ao pensar nessa possibilidade.

junior disse...

roberta todos episodios de elfen lied são tensos não tem um ep la que e inutil

Anônimo disse...

Nusssss, episódio tenso pra caralho. Achei que serei o unico aqui a ficar contra o Okabe? Achei a atitude dele completamente estúpida e coitadinha da Moeka. Minha personagem favorita, já que eu amo yanderes.

Ikari387 disse...

Eu não faço ideia de quem seja FB, mas sempre bate aquele temorzinho "e se for a Kurisu?! O.O"
hehehe

Uma dúvida minha. Quando foi que Okarin teve aquela conversa com a Moeka, sobre o conteúdo do D-mail? Foi logo no começo do anime? =X Não lembro... /o/

Lih Sonozaki disse...

Os gritos da Moeka me assustou XP
Meu palpite é que o FB é o Okarin do futuro.

2DXD disse...

UUU, dia cheio de teorias da conspiração hehe.

E uma pergunta, alguém sabe se a visual novel do stein gate foi traduzida pro inglês? Eu lembro que ela tinha começado a ser traduzida antes do anime, e pensei que ia ganhar folego logo que o anime estava muito bom, mas acabei perdendo o pessoal gringo que tava fazendo de vista, se alguém puder me ajudar, eu curto muito esse tipo de jogo, 3 que eu queria ver são o stein, o chaos head e o school days, pq aquele maldito anime n me saiu da cabeça.

Ótimas criticas do blog como sempre sobre o anime, todo dia eu entro aqui pra ver se tem algo novo, vlw e continue assim.

Augusto Otavio disse...

@Lih Sonozaki
Acho essa teoria furada, desconfio do Braun e da Nae, alguma coisa eles tem ali. Espero que possa ser qualquer um, menos a Kurisu, tomara.

Gosto muito do Okarin, um dos melhores personagens desse genero shounen da temporada. Melhores? O melhor sem sombra de dúvida.

Engraçado que sou moralista também e não me choquei tanto com a cena em que ele dá umas bolachas na Moeka.

Unknown disse...

@PaninaManina
Empolgação faz isso XD
Também gostaria de ver essa faceta dele no anime =/

@Junior
Acho todos perfeitos #fangirl falando XD

@Ikari
Eles não tiveram essa conversa não, ao menos no anime. Eles não se preocuparam em mostrar que Okarin sabia qual seria o primeiro que ela enviaria. Mas também, ela acabou mudando depois né =)

.Martins disse...

Não quero que seja Kurisu-tina, mas nem mostrou porque ela tinha se unido a Sern, o que ela fazia lá e porque ela foi morta no primeiro episódio...
E como é o arco final fica mais próximo de ser ... Kurisu pode até ser outro personagem psicótico e ela mesma pode ter matado Mayuri quando ligou para Okabe o que faria ela ser pior por ter conseguido chorar daquele jeito.
O episódio inteiro passou quase no mesmo lugar mas conseguiu ser um dos melhores ( é...isso acontece sempre que eu assisto o próximo ). E o soco de Okarin e o suicídio de Moeka ...
Só foi estranho aquela velha mesmo. Para ela ter descido por causa dos gritos, seria mais lógico achar que estava estuprando Moeka oO

junior disse...

elfen lied diferente de higurashi,gantz e tensão do começo ao fim acho que o unico anime assin alem dele e kurozuka(não dismerecendo ganzt e higurashi)

Moranguinha disse...

Mnemosyne é mesmo um grande anime... merece um post ein Roberta?

E concordo com quem não gostou da atitude do Okarin, achei desprezivel, apesar de entender toda a situação. O Okabe Punch foi mesmo estranho, pelo angulo que foi mostrado, lol

Eu só não entendi direito essa relação da Moeka com o FB. Ela parecia uma garota senssivel e instavel que caiu nas direitinho no jogo de alguém que ela nunca nem viu e passou a ser uma garota fria e assassina. Pra mim ela é psicopata, isso sim. Repararam na ampulhieta? Toda vez que mostra ela, algo sinistro está pra acontecer, igual a borboleta. E que foda o Okarin perder a virgindade da boca logo com a Moeka kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

E o FB sem dúvida é a Makise Kurisu-tina. Se realmente FB é uma mulher, o mais sensato é que seja a Kurisu mesmo, infelizmente minha gente.

Anônimo disse...

"O próximo, acho que a identidade de FB enfim será revelada e vocês ficarão surpresos."

Ainda não descobriu? É ela. O casal mais maluco, e "ela". No futuro eles morrem, mas "ela" vê que a doidinha fará mal no futuro, ou melhor, ficará com ele, então "ela" arquiteta tudo para que o final venha a mudar e ficar com ele, o maluco.

"Uma dúvida minha. Quando foi que Okarin teve aquela conversa com a Moeka, sobre o conteúdo do D-mail? Foi logo no começo do anime? =X Não lembro... /o/ "


Você está com a síndrome do tempo, só pode ser hahahah

"Meu palpite é que o FB é o Okarin do futuro."

Alá, é mulher, não homem, amiga. hehehe

"tensão do começo ao fim acho que o unico anime assin alem dele e kurozuka(não dismerecendo ganzt e higurashi"

Não seja tão ignorante, amigo. Um dia vocÊ irá entender. Leia mais, ok para compreendweer.

junior disse...

quando a roberta for falar que Mnemosyne vai ser o post mais fangirl da historia do blog afinal ela gosta de yuri e gosta de animes sangrentos e o paraiso para ela

Gabriel disse...

Que episódio FODA.
Muita tensão, serious business....
Me surpreende um episódio que se passa quase que inteiro num quarto ser tão interessante auhehueuehaeu

Bom, quanto a toda a violencia... convenhamos, era necessária, até porque nos deu uma idéia do tamanho do fanatismo e o estado de loucura que a Moeka estava... ali à beira de um colapso.
Outra que nunca gostei dela =P
Agora, que que foi aquilo... Ela olhando pras marcas dedos do Okarin em seu pulso, e então resolve ajuda-lo... Sadomasóca feelings? XD

Mais do que ansioso pro proximo =O

Anônimo disse...

CARACA! Oque foram aqueles gritos da Moeka!?
Dei um pulo da cadeira quando ela começou a surtar LOL

Bem, semana que vem entramos no ultimo mês de Steins;Gate... Já começo a sentir saudades...

Moranguinha disse...

Verdade, foi sinistro aquela velha lá, vendo a Moeka ser praticamente estuprada e achar tudo normal kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu ri nesse parte ai, de verdade

Anônimo disse...

Até que enfim S;G voltou a ser o que era antes. Pessoal ai que fica com moralismo bobo por causa da atitude do Okabe, tem que ver que foi tudo conseguência de tudo que vinha acontecendo no anime. Em mulher não se bate, mas ele estava desesperado pra salvar a vida da Mayuri. Gostei da forma como retrataram essa natureza selvagem do ciêntista louco. Gostei dos comentários, até mais pra você também.

SR. IND disse...

eu não sei, o episódio em termos de enredo foi bom... mas com os buracos que alguns episódios inúteis deixaram no anime, além de vários pontos vazios que dão aquele ar na história, no minimo a-filosófico, inda da tempo da série melhorar e se justificar... porque para algo que tem foco em uma distopia está deixando a desejar. Me lembro de Eden of the East, mas pelo menos Steins Gate vem mantendo uma série de acontecimentos interessante... mas de fato, não me parece que será algo muito refletivo no final.

TiF-kun disse...

Alguem do site poderia fazer uma materia sobre o John Titor, explicar quem foi, e as repercusoes sobre suas declarações. Pra quem não sabe, John Titor é o suposto viajante do tempo, que deixou teorias unicas sobre viajem no tempo e algumas previsoes. Ele foi a inspiração da historia de Steins,Gate.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.