domingo, 12 de agosto de 2012

5 Luxos & 1 Lixo: Openings Da Summer 2012


Os anime dessa temporada não estão tão empolgantes. Nem suas aberturas. Mas as músicas se destacam.

Natsuyuki Rendezvous  - See You (Yuya Matsushita)



Uma balada de amor, calma e quase sonífera, daquelas que você coloca no play, encosta a cabeça no travesseiro e deixa as lágrimas escorrerem. É sim, algo meio emo. Me lembra as canções suaves de Suga Shikao (XXXHOLiC/Honey and Clover), num ritmo suave que casa perfeitamente com dramas românticos.

“Sempre perto, mas parece longe. Você quer que eles estejam ao seu lado, mas não é necessário. Com esses tipos de sentimentos tristes, dolorosos, eu cantei essa música. Estou feliz, com essa música, eu fui capaz de chegar perto da história comovente de Natsuki Rendezvous"Yuya Matsushita

Enquanto a melodia dá o tom, a abertura faz um passeio pelo belo cenário de Natsuyuki, num feeling poético e saudosista. Não é excepcional, mas consegue me prender a cada novo play.

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Sword Art Online - crossing field (LiSA)




Essa primeira abertura de SAO é basicamente uma miscelânea com quadros de episódios, apresentação dos protagonistas e mais alguns personagens em sequências clichês. O bacana é que há alguns efeitos exclusivos para a abertura, que servem de plano de fundo para algumas imagens previamente reutilizadas, que dá o tom perfeito para o feeling de realidade virtual.

Mas não seria tão legal ao ponto de te prender a cada novo episódio se não fosse e melodia "crossing field", com o tom de voz enérgico de LiSA, que ficou conhecida já na sua estreia profissional na voz da vocalista da banda fictícia Girls Dead Monster [que ganhou um artigo aqui no ELBR] do anime Angel Beats!, em 2010. "Oath Sign", single da primeira abertura de Fate/Zero é boa, mas convenhamos que "crossing field" traz a tona toda aquela impulsividade da LiSA que vimos em Angel Beats!, numa pegada mais rocker, cheia de atitude. A voz aguda da LiSA combina com essa postura energética, que em algumas partes da música consegue tornar seus agudos bem rasgados, aumentando e diminuindo com segurança o timbre de voz, respeitando as nuances da melodia, que é bem crua, ousando umas firulas muito bem vidas apenas no final da canção. A LiSA além de boa compositora, manja das técnicas vocais (o que é um ponto pra ela, já que sua voz não é potente. Técnica pra um músico é tudo), e ainda que "crossing field" não seja nada tão incrível assim, caiu como uma luva na abertura de SAO, tornando-a melhor do que realmente é.

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Muv-Luv Alternative:Total Eclipse - Go to the top (Koda Kumi)



Eu nem sou grande fã da Koda Kumi, mas aqui ela mostra mais uma vez sua faceta mutante do Jpop numa canção escrita por ela especialmente para este anime. E caiu muito bem. Kumi disse que se inspirou nos personagens e seus conflitos, o resultado é um casamento ritmo perfeito entre melodia, letra e imagens sequenciais da abertura. Aliás, a abertura parece ter sido feita com base na música já pronta, tamanha a precisão, e o resultado é bem style. Acho puro charme os personagens de costas, parando e olhando para o espectador. No momento em que a letra faz menção a ir para o alto, os mechas começam a subir, dando lugar ao logo do anime. Mas o destaque para mim é a partir dos 00:40 aos 00:44, com a câmera pegando dos pés a cabeça da personagem Tarisa. Ao menos para mim, foi um take de puro charme (declaração perigosa, certas pessoinhas aí já estão achando que sou uma lolion...).

Assim sendo, a grande quantidade de quadros reutilizados da animação, consegue até passar batido e se tornar algo que chame a atenção. "Go to the top" é música de pista, dançante e bem pulsante, com um toque de electro e house que é contagiante, sem abusar do vocal sintetizado.

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Chouyaku Isshu Hyakunin: Uta Koi - Love Letter from Nanika? (ecosystem)



Sim, eu sou uma otakinha que dança (!!), que vai até o chão e faz Headbanger. Até por isso, não poderia faltar “Love Letter from Nanika?” nessa lista, que é uma mistura insana de percussão desenfreada, pegada rocker e um vocal realmente poderoso. Quem tem sangue quente, não consegue ficar sem reagir a essa abertura.

Tecnicamente, não é apenas a melhor abertura da temporada, como também o melhor single. Os arranjos são de arrepiar, mesclados com um rock meio sujo, batidas de pratos, um teclado que só é possível notar toda a sua glória na versão FULL da música e uma batera atrevida que se destaca nos mini solos. Os remixes com toques eletrônicos logo no inicio fluem maravilhosamente bem, numa música que vive alternando entre o lento e o acelerado com a batuta da vocalista.

E claro a própria abertura é sensacional, apresentando num ritmo ágil diversos casais da história, novamente, com cenas reutilizadas, porém com fundos exóticos e uma montagem bem excitante. O vocal da Megumi Tsubosaka é doce, muito doce e suave, mas não fraqueja quando a música pede uma pegada mais forte. É como se fosse um grito silencioso e com todo esse lance de poemas rápidos, e outros longos, do anime, esse ritmo acelerado da melodia e do vocal da Megumi, combinou muito bem na curta abertura, mas não deixem de ouvir a versão FULL. Oh, sim, virei fã. O Ecosystem já havia feito uma abertura do anime Gintama, mas é a primeira vez que ouço. Um som meio exótico, mas bem pop, que casa muito bem com a proposta da série em questão.

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Jinrui wa Suitai Shimashita - Real World (nano.RIPE)



Beeeeem, se tratando especificamente de aberturas, não há outra mais original, mais criativa e mais irônica que a de Jinrui. Se há... me digam. Por isso, a meu ver, é a melhor da temporada. A música não é tão especial, nem envolvente quanto “Go to the top”, “crossing field” ou “Love Letter from Nanika?”, mas a animação da abertura é tão criativa, que não pode ser ignorada.

A banda nano.RIPE vêm ganhando destaque no mundo dos animes desde seu [bom] trabalho em Hanasaku Iroha. Desde então, eles também fizeram um single para a abertura de Sankarea. O que há em comum entre todas elas? Ambas são bem positivas, enérgicas, popzinhas – E casou bem com todas essas aberturas, mas sinceramente não é algo que se destaque ou que dê vontade de jogar no play e ficar ouvindo repetidas vezes. Porém, com o tom proposto em Jinrui, e a própria animação da abertura, ela acaba se destacando um pouco mais devida a [já minuciosamente pensada] incompatibilidade entre melodia/letra e a proposta da série.

Você olha para a Watashi com aquele sorriso plástico na face, para as fadinhas com aquele sorriso imutável e assustador, num ambiente doce e feliz, mesclado com uma música positiva/otimista, alto astral e tal, e é impossível não notar o sarcasmo ali, o tom de falsidade. Que no final das contas, é o que a história de Jinrui passa para o espectador. É como se fosse aquela história sci-fi [era uma webcomic, mas não me lembro do nome], que se passa num futuro diatópico, onde a humanidade é separada por imensos muros, onde a população que vive por trás destes muros, é obrigada a sorrirem sempre, e estarem sempre felizes. E a história de Jinrui é o inverso ao que a abertura apresenta, a humanidade está estagnada e num lento declínio. Que coisa, não? Qualquer referência a realidade, não é mera coincidência [hahaha me lembra o clima de carnaval no Brasil, em meio ao caos, com boa parte da população alienada, enquanto os políticos fazem a fiesta].Essa abertura é fabulous max, com todas essas cores, escondendo algo podre.

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1 Lixo: Tari Tari - Dreamer (AiRI)



"Dreamer" é o tipo de música que faz a cabeça do fã de música POP, mas não me prendeu de forma alguma e pra fechar, como abertura de um anime minimamente musical, deixa muito a desejar. O tom morno da melodia acaba não casando com o cenário de verão e em constante movimento da abertura, que nada mais faz do que dar uma amostra no que o anime tem de melhor: tomadas externas e fluidez na movimentação dos personagens. Mas, é como se você estivesse assistindo um filme dessincronizado.

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