terça-feira, 14 de agosto de 2012

Comentários: Sword Art Online #06


Fim de um arco, Kirito arregando, e a história de verdade?

O que eu posso dizer? Razoavelmente bom episódio, o recurso narrativo para justificar o mistério também foi bem sacado, mas a execução da premissa foi muito aquém e terminou de forma ainda mais aquém, onde temos um roteiro claramente simplificado, que acabou não sendo tão substancial como poderia ter sido.

Um ponto a se destacar é com relação à interação entre Kirito e Asuna, que está me deixando bem satisfeita e acredito ter feito esses dois episódios valerem a pena. SAO já está quase quase em sua metade e ainda não disse a que veio, sendo uma mera propaganda para as light novels, que estão “surfando” com as excelentes vendas, que já eram muito boas e agora são ainda melhores com a notoriedade da adaptação. SAO tem como "calcanhar de Aquiles" o planejamento, que vem se mostrando mal estruturado. Ora, se por um lado a staff do estúdio A1-Pictures busca o build up sacrificando o character driven, por outro tem se a impressão que é uma jogada inútil, uma vez que já passados 07 episódios, não houve nenhum marcante ou cena memorável.

O que nos leva a este episódio – Manipulativo, como qualquer outra premissa que tem como escopo o mistério –, que foi um tanto quanto mal orientado. O que leva Kirito e Asuna ao desfecho do caso foi uma boa sacada; A resposta vir totalmente ao caso foi a melhor jogada para que não soasse muito forçado a resolução. Mas toda a explicação foi demasiadamente mecânica e pouco divertida. E sim, com um conflito que favorece personagens esquecíveis [para o qual eu não dou uma foda] e mal explorados, deixando Kirito e Asuna em segundo plano. E pra fechar com chave de ouro, um corte narrativo logo no final quando tudo parecia estar se encerrando bem, com Asuna mostrando seu interesse [ela fez isso o episódio inteiro, só o Kirito não percebeu] em Kirito, e eu igual bobona sorrindo por causa dos dois. Sim, falo da aparição de Griselda como uma assombração.

OOOOLHA, eu entendo todo esse lance de querer parecer poético, niilista e tals, mas a cena toda pareceu completamente fora do lugar, um tanto quanto forçada. Primeiro que evidência nossa falta de afinidade com a personagem e todo aquele conflito, que rumou para um melodrama com direito a vilões canastrões, trilha sonora fazendo alusão às lágrimas e uma tentativa de leva o espectador a ter empatia com a situação [algo improvável de acontecer] – E segundo, que dão a entender que ambos, Kirito e Asuna, enxergaram o espirito da morta. Então, eu pergunto: O QUE A FODA? Totalmente fora do contexto, se é que você me entende.

Por essas e outras eu digo que foi um arco salvo por um casal que tem tudo para ser o mais bacana, desde Okarin e Kurisu. Porque sinceramente, não vejo logica em investirem em conteúdo extra se não vão desenvolvê-lo em prol do enredo. Seja como for, esse arco foi o mais legal de se acompanhar desde que a série estreou prometendo muito. Essas side story estão cansando...






Baseado em fatos reais. Um terço das brigas que acontecia entre eu e meu ex-namorado, era por causa desses RPG's estranhos aí.

Avaliação:

Siga o Elfen Lied Brasil no Twitter @ElfenLiedBR