O melhor episódio de ALO, até o momento?
Sem dúvidas. Embora deva se ressaltar que foi um tanto quanto piegas. Algumas decisões outrora bastante criticadas por mim e toda a torcida do Grêmio (Até a pé nós iremos. Para o que der e vier. Mas o certo e que nós estaremos. Com o Grêmio onde o Grêmio estiver), foram coroadas adequadamente neste episódio. Isso não é uma redenção, mas me soou bem envolvente todo o drama envolvendo a Sugu e o Jose Kirito Mayer. Talvez o choque maior para mim tenha sido a reação dele àquilo tudo. Em todos estes episódios, o Kirito tem sido um personagem muito plano (não confundir carisma com bom desenvolvimento) e a forma como ele sempre reagia a tudo o que acontecia a sua volta, sempre me pareceu muito falso.
Mas de repente veio este episódio e conseguiu sintetizar todos os conflitos anteriores do Kirito em uma explosão emocional única, onde ele não apenas é derrotado pela primeira vez, como ele também sucumbe a todo o peso que sente nos ombros. A reação dele ao ser encarado por Sugu, e a porta que se fecha na sua cara e tudo o que ele pode fazer é se deixar cair no chão como se não conseguisse mais aguentar todo o peso que carrega. Em senti toda essa emoção, não tanto pelo drama da Sugu, que é sim válido, mas pela perspectiva do Kirito mesmo.
Eu vi alguém comentando na minha timeline do twitter em como este episódio teria sido incrível se fosse SAO, e não ALO- Realmente, convenhamos que a sequência onde o Kirito se vê emboscado por todos aqueles cavaleiros teria sido excepcional se por ventura tivesse um senso de perigo real. Mas ainda assim, não tira nem o pouco o mérito da sequência, mesmo porque todo o contexto está sendo validado pela explosão emocional do Kirito e seu desespero em querer libertar sua mulher. Eu já tinha sentido isso no final do episódio passado, que me envolveu completamente, e felizmente fizeram um bom trabalho em dar sequência a este evento. Sinceramente, eu não poderia esperar outra reação dele. Despirocadamente pica das galáxias!
Particularmente, eu gostaria ainda mais se tivesse 1/3 do peso que teve, por exemplo, a cena onde a Asuka é atingida por todos aqueles Anjos em Evangelion – desculpe, foi isso que me veio à mente na hora –, mas foi o suficiente. Uma direção, até que eeeeeeeeenfim, lúcida o suficiente em tornar 24 minutos de Kirito batendo a cabeça contra a parede algo muito envolvente. As BGM’s estavam inspiradíssimas, eu adoro esse coral ao fundo do Kajiura, a animação estava ótima para os padrões de Sword Art Online, que é algo baixíssimo, e mesmo as coreografias das cenas de embate e perseguição também estavam num bom timing. Bom timing entre trilha sonora, enquadramentos de câmera e storyboard.
Agora, algumas observações; Lyfa – Achei que poderia ter tido o seu momento um pouco mais valorizado, apesar de ter ficado bom ela se esquivando de todas aquelas flechas. Também não entendi o porquê dela conseguir entrar na sala, sempre pensei que não fosse permitido. Outra; isso nunca ficou evidente, mas neste episódio ficou bem obvio que a Asuna poderia se esgueirar entre as grandes de sua jaula. Perdi algo? LOL
Esse momento da imagem abaixo ficou algo muito bonito, aposto que levou o coração dos shippers de Kirito e Asuna ao descontrole. Há! A cena com Lyfa abraçada às costas dele e então se dando conta de que aquele avatar pelo qual se apaixonara era seu irmão, também ficou bem digno. Vi algumas pessoas reclamando do fato de Sugu se apaixonar por avatar, mas fiquem sabendo que para alguém que é viciando e não sabe mais ficar desplugado, isso é algo bem comum de acontecer, principalmente envolvendo adolescentes. E por que raios o Kirito se afastaria da Sugu depois de ter descoberto que não são irmãos biologicos? Não fez sentido, uma vez que ele sempre pareceu ver ela como irmã. E pra fechar, realmente me surpreendi com o raid boss que defende a Arvore do Mundo, é desafio e tanto passar por ela, mas com um ataque estratégico me parece seria facilmente vencido. O que deve acontecer, porque sim, aposto que logo a Sugu se junta ao Kirito para libertar Asuna. Quer dizer, isso se não tiver mais algum EPIC TR0LL, como foi no último episódio de SAO, rs.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★