domingo, 10 de março de 2013

Comentários: Robotics;Notes #20 – Apertem os Cintos... O Piloto Sumiu


Mesmo agora, ela ainda amo robôs?"

Sério que só eu estou conseguindo me divertir com estes episódios de Robotics;Notes?

Quer dizer, pelo humor involuntário, fazia tempo que eu não ria tanto assistindo algum anime. Eu diria que este foi o melhor episódio de comédia do ano. Bem, pelo menos eu ri pra caralho!

E o dia foi salvo, graças à...


"Eu não gosto de arma!"

ASDLKDJFGKJHSFGKLDGSJFHGADFJGH;DGJKDSLFHAKFJGH SHOOOOOREI TANTO QUE UMA LÁGRIMA ESCORREU PELO MEU ROSTO! PLOT TWIST VÉI— E O BICHO AINDA FALA FLUENTEMENTE, MALUCO! EU TÔ FALANDO, EU TÔ DIZENDO, SÓ FALTA APARECER UM MACACO E-


Eu vejo muitos expressando sua revolta com os rumos tomados pela série, eu mesma me perguntei como que aquele anime de 10 episódios atrás se transformou nesta galhofagem; embora eu saiba muito bem a resposta. No entanto, já não me importo faz alguns episódios. Há uma certa linha em enredos que quando cruzadas, são irreversíveis, não importa o quão bom sejam os próximos episódios, e com o plot arruinado, a própria proposta já não faz muito sentido.

R;N se assemelha àquela típica história de filmes da Sessão da Tarde, onde o perigo real não é de fato importante, e sim as situações geradas por este conflito. O intuito é claro: Ainda que banal e ingênuo, soar divertido com suas frases e cenas de efeito, os laços de amizade e familiar reafirmado pela dinâmica do perigo e em meio a todo este frenesi, causar em nós uma identificação ou empatia. Este é o momento onde o herói reafirma e bate no peito todos aqueles valores que até podem ser piegas, mas que de alguma forma consegue te atingir. Acredito que todos tenha uma criança adormecida dentro de si, e coisas assim acabam por despertá-la, quem nunca se deixou levar pelo chuunibyou*? A partir desta conclusão, você percebe o quão fora do tom R;N está. Afinal, qual o segredo de Star Driver e HOTD darem certo? Talvez por se assumirem, ao colocarem o salto alto e saírem girando a bolsinha com um rebolado provocante.

Indo um pouco além, este episódio é uma replica similar à forma como o desfecho do enredo de Summer Wars (segundo filme autoral do sempre competente Mamoru Hosoda) se desenrola; com uma reunião familiar que se conecta com diversos personagens, alguns que até mesmo não se dão bem, mas naquele momento colocam as diferenças de lado para um bem maior. E eu sei lá se é inspiração ou não. Na verdade não importa muito. Só quero evidenciar ainda mais onde R;N acaba falhando. Eu não tenho grande afeição por Summer Wars, particularmente acho aquilo tão bobinho, mas é inegável o quanto aquela narrativa tem métrica e coesão, validando a mensagem do Hosoda; e ainda se mostrando um entretenimento pipoca de muita qualidade. Claro, agora se torna mais visível que desde o primeiro episódio, R;N já tentava situar o espectador à esta nova premissa, mas a execução e progressão de uma trama para outra, se mostrou algo dissonante.

parã parã parã pan pan paan

Em R;N algumas coisas são tão constrangedoras, e em meio a isso, tem toda essa masturbação para robôs e séries mecha. "O robô  que construímos! O robô que possui todos os nossos sonhos dentro dele! Ele vai derrotar o seu robô do mal! Ele vai derrotar você!" UHEHUEHUEHUEHUEHEUE Vou dizer para vocês, que mesmo Ben 10 consegue se sair melhor (e falo como fã da série) em frases de efeito envolto em heroísmo. A proposta de uma homenagem às séries de mecha, com uma personagem que ama robôs, é boa, e adoraria ver isto em mãos competentes, tipo o Hosoda, MÃS alguém achou que amarrar cachorro com linguiça era uma atitude sábia.

O trabalho de exposição e construção de personagens e universo é pífio. Entende-se que Misa está sendo controlada sei lá como (persuasão psíquica? Por que a porra do Kimija ficou coagindo a Misa se ele podia apenas controlar sua mente? Para torná-la mais instável e conseguir exercer este controle? Sim! E ainda assim não faz sentido com o que foi mostrado), que não é exatamente como a lavagem cerebral utilizada em Airi, nem em Chaos;Head.  Que Kimijima está com sua consciência presa na rede, mas como ele conseguiu este feito se foi morto sem qualquer conexão neural (lembrando que este é o mesmo mundo cientifico de Steins;Gate, onde há uma explicação lógica – dentro do contexto – pra tudo)? O roteiro tenta mostrar o que há por trás de cada personagem, o que move a trama, com um trabalho expositivo preguiçoso. Afinal, para Misa, é mais fácil obedecer a um maníaco e destruir dois terços da população mundial, do que ter seu segredo exposto. Não nos esqueçamos de que, sic, Misa mantém ainda certo controle de sua mente. Todos os avisos de perigo que emitiu para Kai foram por livre e espontânea vontade. Seria entendível se Misa realmente fosse uma má caráter que não se importa com ninguém, mas vemos que não é bem assim. Entendem como todo este argumento é extremamente incoerente?


O que eu quis dizer com trabalho expositivo ruim, além de uma construção de personagens e mundo, um tanto quanto risível, é como a narrativa despeja estes eventos, com uma tentativa de substanciá-los, chegando a ser imoral ao utilizar tortamente como muleta uma tecnologia de outro universo. Então, se eu fosse você, não esperaria por um detalhamento de todo este processo futuramente. TALVEZ, ainda detalhem o processo de como Misa se viu envolvida em todo o incidente da Anenome SS. A única certeza é a de que as habilidades de Kai e Aki serão usadas como Deus Ex Machina. Oh, eu até já posso ver, dois robôs num embate tosquíssimo. Oras, é mais fácil decidir o futuro da população num embate entre um robô construído de forma amadora, e um profissional. Só o que me deixa encucada, é como a JAXA pôde compactuar com algo tão absurdo, rs. Whatever.

Misa envia para Kai o Relatório Número 0, através da Gaji-nee, aguarde cenas do próximo capítulo.



No kokoro, a nota é 10/10

Agora, analisando friamente....

Avaliação: ★ ★ ★ ★

***

Como eu disse lá em cima, eu realmente não me importo, estou é me divertindo com isto tudo HAHAHAHAHAAH LOLOL VEM COMIGO, VAMOS VER O QUE DE MELHOR ROLOU EM ROBO;NOTES GALERO!!!!!!!!!!!!!!!!!

> Aki tá soltando um peido, é isso mesmo? Hahaha mas sério, nem os tokusatsus fazem poses e discursos tão piegas. Hmm... retiro o que eu disse!

>"Não deveríamos, tipo, correr?"  POSKDPAODKASD Eu quero um spin-off com a FRAAAAUUUUUU

Subaru "Quem está no avião?"
Frau: "Talvez algum herói que viajou no tempo! Só aceito caras bonitos!"

HAHAHAHAA IMAGINA QUE LOUCO, SE O OKARIN SALTA DO AVIÃO, FAZENDO O QUE MELHOR ELE SABER FAZER:



> HAHAHAHAHAAH MORRI TODA Subaru caiu como uma penca de banana no chão!

>LOOOOOOOOOLLLLL OMG MOMENT

>OOHH FRAU, POR QUE ÉS TÃO PODOFILA? Alguém entrega o Óscar para ela, por favor! Os melhores quotes são seeeus!

> Vamos salvar o mundo, yaaaay! RACHEI DE RIR HHUEHUEHUEHEUEHU