Prelúdio.
Dois episódios de introdução para o ato final, e como anunciado
por Shougo ao fim do episódio, o show vai começar.
Eu não sei se é um pedido particular do Urobuchi, ou algo do
tipo, mas é tão curioso como episódios chaves de Madoka Mágica e Fate/Zero,
suas séries animadas mais populares até aqui, caíram justamente em datas
comemorativas de clamor popular. São episódios irônicos e com elementos
metafísicos, que em Fate/Zero, por exemplo, beiravam à um certo sadismo. Dessa
vez, um episódio centrado em Akane no dia internacional das mulheres, que
simboliza uma data importante onde muitas saíram para protestar por seus
direitos. Também é propulsor da Revolução Russa de 1917. Não é interessante que
justamente neste dia, o Butcher tenha reservado para Akane o seu ápice? Não
apenas isso, este episódio marca o início dos questionamentos de Akane com
relação à validade do Sistema Síbila e tudo o que representa. Mais, ele marca o
início de uma revolução (que acredito
eu, não vai acontecer nesta temporada. Sim, eu acredito que PP vai terminar em
aberto) que deverá movimentar estes episódios finais.
Foi um episódio previsível, e é engraçado porque, ainda que
os acontecimentos sejam previsíveis, é difícil antever eles. Você pode apontar
ai 3 caminhos prováveis para o desfecho deste enredo, mas pode dar certeza de
como irá acabar, de qual será o caminho trilhado no próximo episódio, sem ter
pego spoilers? Isso torna as especulações ainda mais divertidas. Este episódio
conseguiu me deixar completamente absorvida pelos diálogos, que apesar de dessa
vez não ter feito uso de nenhuma referência literária (na verdade tem outras referências indiretas), numa análise da
camada externa, se mostram desinteressantes e pobres. Uma análise injusta, claro,
poucas vezes vi em um único episódio de PP, diálogos se conectarem tão bem,
tecendo uma teia de relações ao apresentar diferentes personagens que possuem
diferentes visões acerca do Síbila. Personagens que se conectaram à Akane em um
momento do seu percurso como agente do CID. Plantando sementes em seu subconsciente
questionamentos que só agora, ao comer a maçã e adquirir o verdadeiro
conhecimento, viria a germinar. Ao se tornar consciente, as palavras da
serpente Shougo, começam a fazer sentido para ela – O diálogo imaginário que travam
evidencia o choque e as verdades de Shougo, antes inofensivas, agindo como se
fosse um veneno... Ou antídoto. Também mostra o quanto Akane estava dividida,
se você levar em conta a ordem dos acontecimentos. O flashback com as amigas; a
tentativa inconsciente de encontrar algo que dê validade ao sistema, o encontro
imaginário com Kagari e Yuki; representam sua decisão final.
Vejamos a decisão ao qual Akane chega ao final do seu
conflito interno:
(tentativa do subconsciente
para reafirmar a validade do Síbila. Sua tentativa de se agarrar àquelas
verdades que lhe foram ensinadas durante toda uma vida)
-Amiga: "Se estivéssemos vivendo nos dias
antes do Síbila, era um jogada de sorte se seriamos felizes ou não. Então, pelo
menos isso é muito melhor se comparado com antigamente"
(A injustiça cometida
para com Kagari e sua indignação para com este ocorrido, à leva de volta na
primeira e única conversa longa que tiveram. Ao contrário do primeiro
flashback, o subconsciente dela altera o conteúdo da conversa, mas não sua
essência. Aqui, sua eu do presente interage com o Kagari do passado. Devo
frisar que me senti tocada ao ver o Kagari novamente tão cheio de vida, e Akane
fazendo aquilo que muitas outras pessoas que perderam alguém próximo, ou que
apenas lhes marcou de alguma forma, já o fizera: Dar voz à pessoa no seu
interior, como que tentando se encontrar. Destaque para o sorriso final quase imperceptível
nos lábios de Kagari ao ver que ela conseguiu encontrar a resposta. DOEU MEU
KOKORO!)
-Kagari: "Você é como os velhos que viveram
antes do Síbila."
-Akane: "Sim, é incrível, não é? Antes todos
podiam escolher o que fazer da vida. Não consigo acreditar que esse já foi o
nosso jeito natural de viver"
-Kagari: "Hoje em dia, o Sibila lê todo o seu
talento e diz o estilo de vida que lhe trará mais felicidade. E você está
falando de proposito na vida? O motivo pelo qual você nasceu? Eu nunca imaginei
que houvesse pessoas que se estressavam pensando nisso!"
-Akane: "É verdade, é difícil de lidar. Pesa
bastante em mim pensar nisso. Mas... Agora eu sinto...Que ser capaz de me
preocupar com essas coisas é o que me faz feliz."
(Essa conversa, eu
vejo como se fosse uma balança, onde Akane começa a raciocinar ordenadamente.
Ela compreende melhor o Shougo, entende que muito daquilo está errado, mas não
está de acordo com os seus métodos)
Shougo: "Eu Acho que as pessoas só têm valor de
verdade quando agem de acordo com suas próprias vontades. Então eu perguntei à
muitas pessoas sobre seus verdadeiros e reprimidos desejos, e observei suas
ações esse tempo todo."
-Akane: "Sim, agora posso entender um pouco
como você se sente"
Shougo: "Em primeiro lugar, como você define um
crime? Com a Dominator que está segurando? O Sistema Sibila que controla essa
arma é quem decide?"
-Akane: "Isso é errado, não é? Foi um erro
desde o começo"
(Nesta ultima visão,
Akane finalmente já está recomposta e com a decisão tomada: a justiça e
igualdade acima de tudo. Fiquei emocionada com a sutileza da carga emotiva desse
encontro dela com Yuki. Não, nnnnn-não chorei, só fiquei desfarelando aqui)
-Yuki: "Ei, Akane, mesmo assim você ainda acha
que eu fui feliz?"
-Akane: "Você poderia ter sido feliz. Poderia
ter procurado pela resposta a qualquer momento. Todos podem fazer isso, desde
que estejam vivos.”
Que testão e que carão em fia? |
Diálogos incríveis, que ao mesmo tempo trabalharam para o
desenvolvimento e florescer de Akane, levam o enredo adiante. Isso é o que eu
chamo de diálogos bem feitos. Butcher que geralmente possui uma visão tão cínica
do mundo, mais uma vez surpreende (o que
dizer daquele final tão emocionante e bonito de “A Canção de Saya”? Parecia improvável)
na gradativa construção de Akane. Neste episódio, ela não apenas mostrou sagacidade ao fingir ter entrado no
jogo do Síbila, e ainda manipulá-lo, como exibiu um senso de liderança que
deixou até o Ginoza desnorteado. Quando ele a vê como Kougami, agindo da mesma
forma e com a mesma segurança, é como se enfim conseguisse enxergá-la no mesmo
nível. Akane já não é mais uma simples novata. Neste caso, acredito que o
distanciamento de Kougami tenha a ajudado a despertar e amadurecer. Kou-chan
sempre se postou como seu porto seguro, vai ser divertido ver sua reação ao se
deparar com essa Akane que ele deixou para trás.
Será que Shougo conseguirá atingir seu objetivo? Está tudo
tão rebuscado. Só gostaria de fazer um adendo com relação às deduções precisas com
que se têm chegado ao desfecho de vários casos. Não podemos nos esquecer de que
PP também é um trama policial, e o Butcher, para agilizar o enredo e apenas se
focar na questão moral e social, e não na elucidativa, emprega o método da
ciência da dedução, de Sherlock Holmes. “Ao encontrar um semelhante, deve aprender a
distinguir imediatamente qual a história do homem e o mister ou profissão que
exerce. Por mais pueril que esse exercício possa parecer, aguça as faculdades
de observação e ensina para onde se deve olhar e o que procurar. Pelas unhas de
um homem, pela manga do seu casaco, pêlos seus sapatos, pelas joelheiras nas
calças, pelas calosidades de seu indicador e de seu polegar, pela sua
expressão, pêlos punhos da camisa... em cada uma dessas coisas a profissão de
um homem é claramente indicada. Que o conjunto delas deixe de esclarecer um
indagador competente, em qualquer caso, é virtualmente inconcebível.” –
Sherlock Holmes, 1892.
Aliás, Akane que já era inteligentíssima, dessa vez tem
à seu favor o aprendizado que reteu enquanto esteve na companhia de Kougami.
Veja como ela impressiona Ginoza não só pela astúcia e sendo de liderança, mas
por utilizar a mesma mecânica investigativa do ex-parceiro. Segundo estudiosos
com relação ao estudo da inteligência humana, que a inteligência intrapessoal é
a mais difícil de se obter, sendo constada como algo raríssimo no ser humano,
presente em apenas 2% da população mundial. Este é o caso de Holmes. Hyouka é
um anime que propõe um estudo interessante sobre essa questão de percepção e
estilos investigativos, e obras de ficção em geral empregam este elemento, quando
não querem se limitar apenas no fator investigativo. Isso é o que faz os
estilos narrativos das obras de Agatha Christie e Arthur Conan Doyle serem tão
distintos. Quando ao que eu acho sobre os próximos episódios: Imagino que Akane vai TENTAR dar um jeito de tirar o Síbila do controle absoluto e punir quem merece levar no rabo. Sinceramente não vejo meios de uma terceira via, sem que a população se veja envolvida.
Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
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>Que sorriso mais gostoso. Olha essas expressões faciais, ele parece uma criança se divertindo no parque de diversões huehuehuehuehuehue. Bem que eu queri- Não, não queria nada, eu não disse nada, esqueçam *apaga*
>UUUGUUUUHHHH
>Reparem no simbolismo no primeiro cérebro nesta imagem. Não alude à imagem de cristo, surgindo nos céus? E é assim que eles se veem.
> Que coisa tosca, cenografia de PP é ridícula.
>Uga-no-Mitama-no-kami (feminino) e Uka-no-Mitama (masculino)
são duas divindades da clássica mitologia japonesa, sendo associado à
agricultura. *google pesquisar*
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