quarta-feira, 10 de abril de 2013

Pocket #04: Exposição de Shoujo Kakumei Utena & Mawaru Penguindrum

Evento aconteceu entre 20 e 25 de março.



Dezesseis anos depois do termino da série, o último volume do Blu-Ray de Revolutionary Girl Utena chegou às lojas em 27 de Fevereiro, e para comemorar, o produtor da série Shinichi Ikeda (que também foi produtor em Mawaru Penguindrum), organizou uma exposição chamada “Revolutionary Girl Utena Photo Exhibit - Mawaru Penguindrum and the World of Kunihiko Ikuhara” com relíquias que sobrou das duas únicas produções autorais da diva fabulous KunihitoIkuhara. São produtos relacionados lançados na época, rascunhos, fixa técnica – tem até a replica do vestido original da Anthy Himemiya.

Enquanto animes como Madoka Magica ganham books exclusivos com diversos detalhes do processo de produção [e custando fortunas], Shinichi Ikeda diz que sobrou muito pouco do material original de Utena, sendo o suficiente para a exposição. E não é que é? Mas ainda assim eu iria. 

Realizado nas lojas de Ikebukuro e Fukuoda, Ikeda comenta que parte da popularidade do evento provavelmente é por causa de Mawaru Penguindrum. 


Utena originalmente era pra ter sido uma garota príncipe de cabelos amarelos
ao invés de rosa - eu simplesmente não consigo imaginar a Utena sem seu cabelo de tons rosa. Aliás, todo o vestuário original dele representa sua personalidade, até mesmo o contraste com a cor rosa, que tem conotações de fragilidade e delicadeza do ponto de vista social. E esse modelito da Anthy? LOL


A estrutura geométrica deste local da academia remete aos "Jardins Suspensos",  que acabou se tornando a base de todo mistério em torno do passado de Utena. Essa é uma ilustração da Chiho Saito.


Reprodução fiel do projeto original contido na animação, hoje é possível encontrar páginas de character de personagens de animes pós anos 2000 muito facilmente.


Essa é do filme malucão da série. Total LESBO, LESBO, LESBO!!!


Painel da Tomoko Kawakami-sensei, que morreu em 2011, mas que estará para sempre na memória dos fãs da série e em especial para aqueles que adoram a Utena, afinal, sua voz ficou marcada na personagem. 


Produzido em 1997 por Ikuhara, Utena segue o modelo multimídia de Evangelion, que na época estava se tornando mais usual, onde muitos projetos originais para tv ganhavam uma adaptação para as páginas dos mangás, às vezes até antes da série animada estrear – caso de Evangelion, por exemplo. A autora shoujo Chiho Saito ficou responsável pela adaptação, que diverge em diversos pontos do original. Em 2011 Ikuhara depois de ficar mais de 10 anos afastado da indústria retorna com Mawaru Penguindrum, mantendo a mesma assinatura surrealista e de comentários sociais. Atualmente se encontra envolvido na produção de um novo anime chamado Yuri Kuma Arashi (“Tempesta de Ursos Yuri”), parte do Projeto Penguinbear, que ninguém sabe o que é. O cara é louco hahahaah! Ikuhara fez parte do time principal de Sailor Moon, até abandonar a produção alegando não espaço para trabalhar suas ideias na série. É um autor bem autoral, e assim como Urobuchi, tem sua assinatura reconhecida facilmente e seus projetos sempre causam burburinhos no fandom. Ao lado do Shinbo, ele é um dos melhores alunos da velha escola de animação dos anos 70 e 80, e no caso dele, o mais curioso é o fato dele sempre manter o conceito visual artístico das animações shoujo, refletindo no character designer de suas produções.

Imagens do evento; getnews, Otaku Mode