quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Kill La Kill entre os programas mais gravados do Japão

E o que isso quer dizer?
Estava eu zapeando o ANN, como de costume, e vi a notícia de que a dona Sony havia feito um anuncio sobre os programas mais gravados no console PlayStation 3 em Tóquio entre 30 de setembro e 02 de novembro deste ano, segundo dados registrados. Kill la Kill lidera a lista, tendo começado com 11.600 mil gravações e subindo gradativamente, constando até o quinto episódio com 12.700 gravações.

1.       Kill la Kill
2.       Monogatari Series Second Season
3.       Kyokai no Kanata
4.       Outbreak Company
5.       Kyousogiga
6.       Galilei Donna
7.       Infinite Stratos 2
8.       Strike the Blood
9.       Nagi no Asukara
10.   Machine-Doll wa Kizutsukanai
11.   Yusha ni Narenakatta Ore wa Shibushibu Shushoku o Ketsui Shimashita
12.   Golden Time
13.   Yowamushi Pedal
14.   Sekai de Ichiban Tsuyoku Naritai!
15.   Yozakura Quartet ~Hana no Uta~
16.   Kakumeiki Valvravre
17.   Non Non Biyori
18.   Freezing Vibration
19.   Tokyo Ravens
20.   Aoki Hagane no Arpeggio

O que isso quer dizer? Não muita coisa, apenas atesta o que todos já sabiam. Que Kill la Kill é o anime mais popular da estação para os japoneses. Eu diria que ao menos o posto de anime mais popular, não diferente também do daqui. Não há dúvidas que se trata do mais discutido e popular da temporada. O interessante é porque aqui, Kill la Kill tem uma recepção bem polarizada com relação à criticas – o que já era de se esperar se tratando de Imaishi.

Segundo uma pesquisa do blog Hashihime (em inglês) no fórum mais popular entre os otakus japoneses, o 2channel, Kill la Kill ainda mantém a liderança em números de postagens com 35 threads, seguido de Non Non Biyori com 33 e Kyoukai no Kanata com 29. 
É sempre bom lembrar que popularidade representa números, mas que nem sempre serve como indicador de qualidade. Sendo assim, ainda que uma série seja amplamente discutida, com bastante repercussão no fandom, não significa que estejam todos contentes com os rumos tomados ou que considerem investir sua grana nas pequenas fortunas que são os BD’s. Um bom exemplo da temporada passada foi o simpático WataMote, bem aceito entre os japoneses que compram animes, mas não o suficiente para que eles gastassem comprando os BD’s da série. Kyokai no Kanata aparece bem em ambas as listagens, mas vai mal nas previsões de vendas. Naturalmente por ser um programa do KyoAni, o burburinho em torno da série é inevitável, afinal, se trata do estúdio mais popular entre os hardcores. Um estúdio que sempre agrega muitas discussões, para o bem ou para o mal.

Por fim, são sempre espantosos os números de Monogatari Series – ainda que não alcance os números exorbitantes de outrora, ainda mantém resultados incríveis para uma série de 2009 (!!) que já conta com diversas sequências. Suas vendas e receptividade estão acima da média para um restrito mercado consumista e competitivo. 

Temas Relacionados:
-KILL la KILL – Sexualidade Reprimida
-KILL la KILL: O Poder do Uniforme Escolar

***

  Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter