sábado, 4 de janeiro de 2014

Por que a Spring e Fall São as Melhores Temporadas de Animes?

Yeah! Mais um episódio do seu, do meu, do nosso, perguntas & respostas. Dessa vez com dois convidados especiais; Spring-san e Fall-kun. 

Oh, bem, pela data em que foi feita a pergunta, irão notar que eu sou um pouco enrolada para responder as perguntas que me fazem, mas, por favor, ignoremos este detalhe – além do quê, eu estive esperado para aproveitá-la em um post, para aumentar o alcance da questão.
Animes vinculados nas temporadas de Primavera (Spring) e Outono (Fall), realmente tendem a serem títulos mais ambiciosos; exemplos recentes é o que não falta, como Fate/Zero, Psycho-Pass, Hyouka, Little Busters!, Magi, Shingeki no Kyojin, Tiger&Bunny, Kill la Kill, Sword Art Online, AnoHana. Dois exemplos mais clássicos seriam do primeiro Gundam; Mobile Suit Gundam, que foi ao ar na primavera de 1979; o outro é Evangelion, que foi ao ar originalmente no outono de 1995. Além da maior diversidade dos títulos, que invariavelmente atingem um publico bem mais amplo que o padrão, essas temporadas geralmente impressionam pela quantidade de animes.

Mas nada disto é uma regra pré-definida e nem quer dizer que serão de fato as melhores, é apenas uma característica de diversidade e quantidade que tem lá suas razões em questões econômicas. Abril é o mês em que começam o ano escolar japonês, e também é o onde se inicia o ano fiscal deles. Se aqui no Brasil, costumam dizer que o país só volta a funcionar depois do Carnaval, pode se dizer que no Japão abril é onde o ano começa; quando as empresas e o governo fazem seus planejamentos e atividades para o ano todo. É o período ideal para se investir, e os empresários se sentem mais motivados a correrem riscos.

Isso é a temporada de Primavera (Abril-Junho), mas na de Outono (Outubro-Dezembro) a lógica é similar, pois corresponde à metade de um ano; é quando as escolas retornam das férias de Verão e ainda relativamente distante do fechamento do ano fiscal, também representa um momento propicio para maiores investimentos.   
E tudo isto não vale apenas para animes não, para doramas (conhecidos como novelas japonesas, mas pessoalmente, acho que estão mais para seriados) também, sendo que são exibidos por temporada, embora em quantidade beeeeem menor. Inclusive, nessas páginas de doramas, uma vez eu li que não existia melhor época para se assistir, como a temporada de Outono. Bom, como eu não sou uma telespectadora de doramas, para mim tudo parece muito igual (certamente quem não vê animes por temporada, tem a mesma perspectiva turva XD). Curiosamente, são nos períodos de férias escolares, que aparecem mais anime escolares e com temáticas centradas no moe. Curioso porque todos esses animes são exibidos na madrugada. Acho que ficar acordado de madrugada em período escolar não é bom em nenhum país. Vou deixar esta duvida no ar e desaparecer em meio às sombras. *efeitos de desaparecimento*   

P.S.: Peço perdão pelo uso da imagem de suas santidades, por favor, me perdoem, oh deuses! 


Temas Relacionados


***

  Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter