segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Pocket #30: Há beleza na Tragédia? Ou: Quando Uma Imagem Preconceituosa Despertam Reações

Um artista japonês andou causando revolta nas redes sociais devido a uma ilustração controversa, pra não dizer escrota (se pensarmos a que ela se destina). Não exatamente a ilustração em si, mas os comentários que ele sobrepõe à imagem. 
Pra você que não acompanha noticiários, uma luz: a Síria está em guerra civil e por conta desta violência, milhares de pessoas têm abandonado o seu país todos os dias. O quadro se agravou com as ameaças terroristas. E daí que os sírios estão fugindo para diversas partes do mundo, inclusive o Brasil, mas principalmente à Europa que tem enfrentando uma situação politica complicada com centenas de sírios abarcando em seus territórios. 

Cofcof essas coisas caem no vestibular e enems cofcof
Toshiko Hasumi, o artista de mangá por trás de toda a polêmica, usou como referência uma foto famosa na internet de uma garotinha síria aparentemente desnutrida e a transformou numa ilustração com os dizeres: “Eu quero viver em segurança. Eu quero levar uma vida limpa. Eu quero comer comida deliciosa. Eu quero brincar livremente. Eu quero estar na moda. Eu quero luxo. Eu quero viver de modo que não passarei qualquer dificuldade COM DINHEIRO DOS OUTROS. É ISSO–! Eu vou ser um refugiado.”

Caaara, quando eu comecei a ler, achei que seria algo comovente e tals, porque né, o desenho é LINDO! Mas é aquela coisa, a ITENÇÃO DO ARTISTA nem sempre está jogando na mesma direção da sua arte. Temos que conviver com isso ou nos jogarmos da roda gigante chamada LIFE. 

Publicado originalmente no perfil do Facebook do autor em 10 de Setembro, a ilustração têm ganhado o mundo e com ele, pessoas indignadas, comentários ofensivos e um abaixo-assinado, além de tentativas de exclusão do post. Segundo o Facebook, a ilustração não viola suas regras internas, apesar de denunciarem o autor de racista e xenofóbico. 

Segundo o autor, em declaração ao Japan Time, “É de meu entendimento que a maioria dos refugiados que fogem da Síria neste momento são falsos requerentes de asilo. Em vez de viajar ao redor furtivamente como antes, esses imigrantes ilegais estão agora inundando outros países através da porta da frente. Não tenho nenhum problema com os refugiados genuínos que são realmente infelizes. Esta ilustração deveria ser uma ironia com um desses ‘refugiados falsos’ que estão explorando a simpatia do mundo usando aqueles que verdadeiramente estão em apuros.”

Mas, um representante de uma organização sem fins lucrativos da Ásia, Jotaro Kato (não, ele não é um Jojo), pensa bem diferente; “A ilustração enfatiza que os refugiados estão vivendo com o dinheiro dos outros, mas, pelo contrário, muitos deles estão se esforçando e ansiosos para arcar com as despesas por si mesmos. Numa momento em que as pessoas no Japão ganham menos e menos em meio à estagnação da economia, eles estão cada vez mais intolerante com a ideia de que alguém de fora do seu país subsiste com o dinheiro dos impostos que você paga.” disse Kato. Não sei se isso esclarece alguma coisa, mas o Japão não demonstra interesse em dar guarida aos refugiados. 

Enfim, parece aquela história de que ‘até existem pessoas honestas nas favelas, mas se quem foi morto foi uma pessoa de tonalidade negra, é porque certamente era um bandido’. Ainda assim, só postei isso aqui por causa da ilustração. É realmente uma graça! A garotinha soa como um daquelas protagonistas meio “doentes” da cabeça, vejam só este sorriso completamente yandere e psicopático! O 2D é realmente magnifico.