segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A Restauração de Belladonna Of Sadness

Belladonna Of Sadness (Kanashimi no Belladonna) é uma das animações/obras de artes mais belas e imagéticas já criadas por mãos japonesas. É uma obra prima clássica. Animação de 1973, das grandes obras-primas do cinema de animação japonês, é um filme psicodélico, alucinógeno, inspirador, poético, insano, pervertido, trágico, dramático, intenso, alucinado, imersivo, catártico, transgressivo e lindo, maravilhoso!  
Ele havia sido considerado perdido, até que por meio de uma iniciativa da Cinelicious Pics utilizando uma câmera de 35mm ele foi restaurado através de elementos originais, como negativos.
O último filme da trilogia Animerama de temática adulta produzida pelo deus do anime e mangá, Osamu Tezuka, e dirigido por seu colaborador de longa data Eiichi Yamamoto (Astro Boy e "Jungle Taitei), Belladonna é art house, animação psicodélica cheia das estética que faria o Led Zeppelin viajar. A animação se desenrola através de uma série espetacular de animações onde o visual consiste basicamente de pinturas (fortemente influenciados pela arte ocidental, com influências claras de Aubrey Beardsley  e Gustav Klimt), aquarelas de sonhos e pesadelos sombrios. A restauração resgatou 8 minutos de cenas explicitas, do filme que foi inspirado no texto proto-feminista da Jules Michelet, diretamente da França do século 19. Dai os claros paralelos à Joana D’Arc, bruxas, revolução francesa e feminismo.
É um filme arrebator. É uma fabula trágica, amarga e melodramática de uma jovem inocente ardente em paixão, que está exultante de felicidade conjugal com seu marido, Jean. Mas quando o poderoso senhor local invoca o seu direito de noctis primae e cruelmente estupra Belladonna na noite de núpcias, um ciclo crescente de perseguição e abuso é posto em movimento, levando-a aos braços do diabo. 

Brutal, agonizante, gracioso, estonteante e delirante, e produzido no auge da revolução sexual, Belladonna presta homenagem às bruxas dos tempos medievais chamados como os antepassados ​​de revolucionárias feministas modernas.

Como dá pra notar, eu amo este filme. Na época que assisti foi uma experiência magnifica! Eu planeja escrever um texto antológico sobre, na época, no entanto, mais uma vez incidentes com o meu computador me levaram a perder mais um texto enorme, o que me desmotivou profundamente a escrever outro (isso está sempre acontecendo comigo). Mas sinto que é chegado a hora de rever essa peça magistral, o melhor da trilogia Animera – uma série de filmes adultos produzidos por Tezuka e seus asseclas. 

Temas Relacionados:
-Influências: Mamoru Kanbe & Elfen Lied - Parte 02
-Gustav Klimt e Elfen Lied - Parte 01
-Morre Tatsumi, mas seu legado fica
-Tatsumi - o escolhido de Cingapura ao Oscar 2012
-Barbara: O Lado Perverso e Doentio da Mente Humana