Sanzoku no Musume Ronja (Ronja, The Robber’s Daughter/ Ronja, A Filha do Ladrão), aquele anime em cel-shaded CGI do estúdio Polygon Pictures (Knights of Sidonia, The Sky Crawlers) que todo mundo pensa que é do estúdio Ghibli só porque foi dirigido pelo filho do Miyazaki – Goro Miyazaki (Tales from Earthsea, From Up On Poppy Hill) – e tem toda a ambientação clássica do estúdio do meu amiguinho Totoro.
Mas não é né gente (embora o Ghibli tenha colaborado no projeto, sim). Apesar de não ter recebido ampla distribuição fora do Japão, foi suficiente uma dublagem em inglês feita em 2015 para proporcionar à série o Prêmio Emmy Kids Internacional, onde participaram como jurados duzentos executivos da indústria de TV, produtores e criadores diversos.
O Emmy Kids é uma premiação americana concedida desde 2013 pela Academia Internacional das Artes & Ciências Televisivas a programas televisivos direcionado ao público infanto-juvenil, que tenham sido produzidos e transmitidos fora dos Estados Unidos. Sanzoku no Musume Ronja é um anime de 26 episódios de 2014, e conta a história de Ronja, filha única de um chefe de um bando de bandidos que cresce no meio de um clã de ladrões que vivem em um castelo medieval na Escandinávia. Quando Ronja alcança idade suficiente, ela se aventura pela floresta proibida para explorar e descobrir suas maravilhas, e também perigos já que ali é reduto de criaturas místicas fantásticas. Ela, no entanto, aprende a viver na floresta através da sua própria força. Quando é enfim resgatada por seus pais, sua vida muda radicalmente ao conhecer um menino da mesma idade chamado Birk, que por acaso do destino, é filho do chefe do clã rival.
A série, baseada em livro de fantasia infantil de Astrid Lindgren (Píppi Meialonga), chama atenção pela ambientação, temática e desenhos de personagens que remetem ao estilo clássico do Ghibli, onde Goro teve um passagem curta, com apenas 2 filmes bastante criticados negativamente (mas eu adoro From Up On Poppy Hill, que inclusive tem a mão pesada do velho Hayao Miyazaki no roteiro. Na época eu escrevi sobre, mas infelizmente meu HD deu pau e perdi o texto). Eu todo o anime de Ronja baixado aqui, só falta mesmo encontrar um momento para assistir tudo.