quarta-feira, 4 de maio de 2016

Falece Tomohiro Matsu, autor de Papa no Iukoto wo Kikinasai

Aposto que quase ninguém conhece de nome, mas certamente terá alguns que se recordarão do anime de Papa no Iukoto (Listen to Me, Girls. I Am Your Father!), adaptação de sua obra mais conhecida. Foi um dos animes mais comentados entre os fãs de moe e até mesmo na blogosfera otaku gringa. Para muitos, a adaptação em anime da light novel original foi uma grata surpresa, levando em conta a desconfiança inicial gerada pela temática suspeita. 
Eu mesma não assisti, porque... bem... enfim, sei lá. Águas passadas.  
Segundo o perfil oficial do selo editorial Dash X. da editora Shueisha, no Twitter , Tomohiro Matsu, autor de Papa no Iukoto wo Kikinasai! faleceu na Segunda-Feira (02/05/16) aos 43 anos no Japão, mas como quase sempre acontece quando se trata de japoneses e causa-mortis espinhosas/consideradas tabus socialmente, o motivo da morte não foi declarado. Na página oficial da Comiket no Facebook, há o informe de que autor foi vitima de uma doença – mas não especifica qual. 
Fica parecendo um enredo de visual novel da Key, onde personagens morrem de doenças misteriosas. 

Mas nada disso nos importa. Uma vida se foi e é isso.

A morte do autor pegou a todos de surpresa, e a equipe da Comiket lamentou oficialmente, via Twitter, o ocorrido. Matsu, a mais de vinte anos, fazia parte da equipe de organizadores do maior evento otaku do mundo, ingressando na equipe ainda estudante, e permanecendo durante sua vida profissional. Tanto que escreveu para o livro comemorativo do 40º aniversário do Comiket, em 2015.

Matsu deixa inacabada sua série de light novel Hatena Illusion, com 4 volumes. Ele cooperou para animes de TV, na composição do roteiro de Queen’s Blade: The Exiled Virgin na concepção da história de Ixion Saga DT. Mas ele ganhou notoriedade mesmo quando duas de suas obras ganharam adaptação em anime, se tornando seus trabalhos mais reconhecidos: Mayoi Neko Overrun! (Stray Cats Overrun!) e Papa no Iu Koto o Kikinasai!