Houve um tempo em que era muito difícil conseguir informações sobre seu anime preferido, pense então em informações técnicas, tais como o nome dos indivíduos da staff e sua função molecular que trabalharam para tornar possível que seu anime ganhasse movimentos reais.
O contato intímo do fã de animes (e cultura japonesa de um modo geral) com seu hobbie é bastante recente, levando-se em consideração que nos anos da década de 1990 ainda se trocava fitas entre fãs via correios e encontros em eventos de fundo de quintal. Foi só nos anos da década de 2000 que isso foi mudando com a popularização da internet e globalização. Portanto, é normal que mesmo no mais recente 2010 ainda fosse difícil encontrar muitas informações acerca de produção. De fato, quando comecei a blogar sobre animes aqui no ELBR, em meados de 2010, você pra conseguir algumas informações menos populares sobre animes, tais como vendas e como funcionava a indústria e como ele se vendia e se pagava, era preciso ser um ratinho de boieiro para procurar no underground da internet – quero dizer, nos fóruns de discussão.
Por sorte, o MAL sempre desempenhou um bom papel nisto e em seu fórum em meio a um e outro comentário bosta havia algo a agregar conhecimento. Pode-se dizer que foi de 2010 pra cá que surgiu essa onda maciça entre criadores e compartilhadores de conteúdo de difundir informações mais profundas acerca da produção de anime, embora sempre houvesse desbravadores.
Enciclopédia do ANN |
Realmente, de 2010 pra cá o cenário midiático de informações de anime do maistream mudou drasticamente, e isto é ótimo. Para quem está habituado a escrever sobre animes, o site ANN é um velho conhecido. É a melhor, seja como for, e mais abrangente fonte de informações sobre animes e tudo que gira em torno de animes no Japão que temos no ocidente. Sim, eles buscam suas fontes em sites blogs japoneses para a maior parte de seu conteúdo, já que não é todo mundo que sabe ler japonês. Mas algo ainda mais interessante no site é a sua enciclopédia sobre artistas, animadores, storyboarders, escritores, diretores diversos, produtoras, estúdios e muito mais sobre a staff de produção de uma animação (sem falar no prestigio que o site conquistou entre os próprios profissionais da indústria ao se profissionalizar).
Devo salientar que não é um fonte 100% confiável, eu mesma com todo meu pequeno conhecimento, já encontrei algumas informações técnicas imprecisas ou absolutamente equivocadas. Mas digamos que sua enciclopédia é 90% confiável, considerando que séries de animes menos conhecidas muitas vezes tem suas fichas incompletas e imprecisas.
Enciclopédia do anidb |
No entanto, isto tem mudado com o maior número de fãs e profissionais mais capacitados e com mais conhecimentos, sendo que a tendência é só melhorar. Outra grande enciclopédia de animes que é referência no meio é o aniBD, muito embora bem menos popular que a do ANN. A base de dados de ambas as plataformas são bem parecidas, então como a experiência visual do ANN é mais atrativa aos meus olhos, raramente vou no aniBD, mas fãs mais hardcores costumam preferir esta.
Já sites como MAL funcionam mais como uma rede social de catalogação e registro de séries assistidas ou que está nos planos, tais como o Filmow e o Letterboxd, só que focadas exclusivamente em animes e mangás. Não espere uma enciclopédia ampla, é apenas o básico e incompleto mapa da produção, seu foco é outro – apesar de que com sua venda e maior profissionalização, o site tem se tornado muito maior.
Enciclopédia do Animator's Corner |
Mas o que me motivou a escrever este post é que recentemente também surgiu o Animator's Corner, um site enciclopédico bem menor em comparação aos demais, com uma base de dados infinitamente inferior, mas com uma capacidade superior a qualquer outro e uma navegação limpa, leve e intuitiva, onde diferente da enciclopédia da ANN você pode acessar a equipe envolvida e seu papel em cada episódio do anime. A meu ver, ele transmite informações para um publico mais leigo com maior clareza e entendimento. Agora, o melhor: animes clássicos, antigos, ganharam enciclopédias completas. Se você procura por um Bleach ou Yu Yu Hakusho, você vai achar um perfil completo.
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E por que isto tudo? Considero importantíssimo que o redator que se dispõe a escrever sobre um anime, seja criticamente ou não, tenha o mínimo de conhecimento técnico sobre o que está falando pra não dizer bobagens e passar informações equivocadas à sua audiência (como diz o velho jargão: grandes poderes, grandes responsabilidades. Se você tem uma plataforma de emissão de conteúdo, você tem uma responsabilidade, não trate seu publico levianamente). Então, sempre que tiver uma dúvida quando for escrever um texto em relação a staff da produção, você tem ferramentas suficientes para tirar esta dúvida – se ela pode ser saciada. Além do mais, assim como ocorre com as produções ocidentais, é interessante e informativo que se divulgue o nome dos envolvidos, ou pelo menos, o mínimo deles – uma vez que é impossível você querer dar foco a todos os membros da produção sem perder a objetividade do texto se esta não for estritamente técnica (a não ser que você seja um sakugafag – um fã de cortes fluides de animação num anime que se foque mais na animação e performances técnicas individuais do que exatamente o texto).
É legal para o fã, porque ele começa a perceber um padrão e talvez se torne fã de um autor ou artista e através disto, consegue reconhecer e ir atrás de outras obras similares ou do mesmo criador, além de desmitificar muita coisa sem sentido que fora difundido nos anos mais negros da comunidade. Também pode ser um objeto de analise pessoal e curiosidade para o fã que visa escrever sobre. Com isso, quero dizer que atualmente há muitos blogs, muitos sites e enciclopédias que vão aumentar seu conhecimento sobre o que está assistindo e de como funciona a indústria, basta você querer. Vivemos um tempo excelente para quem quer adquirir conhecimento. Dizer que Toradora e Chobits são shoujos já é algo não tão perdoável quanto era na década de 2000.
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