Masao Maruyama é, ao lado de Toshio Suzuki do Ghibli, o produtor de animes mais conhecido entre fãs ocidentais, e isso muito se deve a sua simpatia e a despreocupação em não ser ecônomo nas palavras durante entrevistas e eventos – além de serem figuras relativamente super acessíveis (menos a você, que é um otaku POBRE marginalizado por sua cor, gênero e classe social que está trocando a janta pelo almoço). Enfim, aqui no ELBR tem uma entrevista com esse velhinho super simpático que vocês precisam conhecer mais, fundador do lendário estúdio Madhouse ao lado de outras figurinhas celebres da indústria e atual presidente e fundador do estúdio MAPPA (Sakamichi no Apollo).
Masao Maruyama estava nos planos para o Otakon – um evento de anime, cosplay e etc que acontece anualmente nos EUA – juntamente do produtor e roteirista de animes Jiro Ishii, devido a complicações médicas. O bom velhinho então fez um vídeo se desculpando pela ausência, e aproveita a deixa para brincar com a paraodiação que fizeram dele no anime Shirobako, ao retratá-lo como o produtor do estúdio da protagonista, um velho camarada que tá sempre fazendo refeições pros seus funcionários. Confira:
“O filme atual está levando algum tempo para produzir.
O prazo para [entregarmos] Kono Sekai no Katasumi ni (In This Corner of the World/Neste canto do mundo) é para este mês.
Mas, o produtor foi repentinamente hospitalizado.
Infelizmente tive que cancelar a minha aparição no Otakon no último minuto. Eu realmente sinto muito.
Eu sou o Marukawa Masashi de SHIROBAKO, ou seja, Masao Maruyama.
Eu realmente lamento não poder ir este ano, mas no próximo ano, como este jidaigeki (drama de época) Kono Sekai no Katasumi ni, estará completo e provavelmente eu serei capaz de leva-lo comigo.
Mais uma vez, estou realmente arrependido por não comparecer este ano.”
Ele não é um amor?
Maruyama é mentor de gente como o talentoso Tetsuro Araki (Shingeki no Kyojin) e o mestre Satoshi Kon e já produziu animes como Nina Scroll, Sakura Card Captor, Monster e Death Note, no estúdio Madhouse. Ele é mais conhecido por sua parceria com o falecido Satoshi Kon (Perfect Blue/Paprika) e desde então temos esperado por um sinal verde na produção de The Dream Machine, filme póstumo de Kon que estava em produção, mas foi posto em hiato após sua morte, e retomado depois por Maruyama, foi novamente colocado em hiato segundo ele por motivos de verba necessária para manter o nível de qualidade que uma obra do Kon exigia. A produção de The Dream Machine é uma herança que Kon encarregou em seu testamento à Maruyama, e segundo ele era uma questão de honra completa-lo da forma como o seu diretor o tinha idealizado – mas há muito não se fala sobre e parece um sonho cada vez mais distante.
Já Ishii, é roteirista do projeto Under the Dog, que foi patrocinado pela plataforma de arrecadação kickstarter, deu muito o que falar na comunidade e indústria de animes, se você estava vivo em 2015 e é antenado nos bastidores, certamente ouviu falar sobre. Ele também está envolvido na produção do drama histórico Kono Sekai no Katasumi ni, juntamente de Maruyama.
Kono no Sekai é dirigido e roteirizado por Sunao Katabuchi (Mai Mai Miracle, Princess Arete) com animação do estúdio MAPPA. O filme está em produção desde 2012, e enfrentou algumas dificuldades durante esse tempo todo (que foi o principal motivo do longo tempo), o que levou Marumaya chegar a recorrer ao crowdfunding em Março de 2015, no Japão, para finalizar o projeto.
Via ANN
Temas Relacionados
-Entrevista Com Masao Maruyama (MADHOUSE, Estúdio MAPPA)
Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook
e nos Siga no Twitter