quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Contos da Meia Noite: School Ningyo

Nos Estados Unidos existem as famosas lendas urbanas. Aqui no Brasil, para quem teve a chance de ter o mínimo de contato com a zona rural e seus habitantes mais antigos, tem a oportunidade de ouvir contos do nosso folclore, inclusive, muitos destes são assustadores. Me lembro com pavor das histórias assustadoras que me contavam quando pequena, sempre que ia para a “roça”. No Japão também há esse costume de contos de “boca a boca”, eles tem um fascínio em especial por fantasmas, espíritos, maldições. Isso por causa de sua cultura e religião, que moldaram seu modo de verem as coisas. Contos e lendas sobrenaturais são coisas bem comuns por lá, como por exemplo, o Yubikiri (Promessa do Dedo Mindinho) – cheguei até a comentar sobre o um oneshote que trata sobre o assunto, aqui – e suas diferentes formas de punição para quem quebra a promessa (a minha preferida é a da pessoa engolir mil agulhas).

Também tem todo um misticismo sobre as sereias, obras como Mermaid Forest da mangaká Rumiko Takahashi-sensei (já comentando aqui: Mermaid Saga: A lenda das Sereias) e Petshop of Horrors já falaram bem sobre esse tema. Mas não é sobre estes que comentarei e sim sobre School Ningyo (School Mermaid), um mangá de apenas dois volumes, do mangaká Akihito Yoshitomi, autor de Blue Drop. A história se desenvolve em cima da superstição de que ao comer carne de sereia, seu grande amor ser tornará realidade. Então Haruko e Yoshiko resolvem sair a caça de sereias para comprovar se realmente a lenda é verdadeira, afinal de contas, elas não têm nada a perder e de quebra, se fosse mesmo verdade ainda conseguiriam encontrar o grande amor de suas vidas. E é basicamente isso que você precisa saber sobre a história, são só três capítulos e a leitura é bem agradável.
É até meio gozado, pois algumas garotas (e não apenas garotas, mas qualquer ser humano) realmente são capazes de ir às ultimas consequências para encontrar um grande amor, se tornando algo bem obsessivo. Na história, vemos bem isso. School Mermaid (acho mais agradável chama-lo assim) é um mangá de terror bem incomum. Com 2 volumes, ele consegue convencer com uma trama bem amarrada, que está longe de ser genial, mas que contém um final muito legal mesmo repetindo o clichê do gênero. O terror não se dá de forma visual e sim narrativo, mais especificamente pela narrativa carregada de suspense. O traço é bonitinho e simples, faz lembrar o daquelas autoras de shoujo, apesar de se tratar de um autor masculino e o mangá fazer parte do demográfico shounen. Não há gore, nu ou qualquer coisa comum no gênero de horror. Não é marcante, mas diverte. Se tiver com tempo, vale a pena gastar alguns minutinhos do seu tempo lendo. 

Volumes: 2 (já finalizado)
Ano: 2006
Gênero: Horror, Sobrenatural
Demografico: Shounen
Autor: Akihito Yoshitomi  
Serialização:  Shounen Champion
Editora: Akita Shoten 

***

  Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter

9 comentários :

Augusto Otavio disse...

NICE :D

Gosto dessas postagens que fogem do obvio e o mangá parece ser interessante. Lerei.

Anônimo disse...

É, graficamente é bem limpo e super leve. O que prende mesmo é vc querer saber o qe vai acontecer na próxima página, o que são as sereias e quando vc vê já ta no final do mangá. O final é abrupto e denso da forma que tinha que ser. Conto muito bom mesmo, também recomendo.

junior disse...

agora so espero o post mermeid forest

julio pq disse...

Como todo dia, acessando o Elfen lied Brasil e tenho uma ótima surpresa. Esse mangá é muito bom, curtinho e com uma história muito boa. Eu gostei bastante.

Ricardo Eveton disse...

gostei da dica, vou procurar pra ler.

Kyohei disse...

Como sempre procurando algo assustador né? D:

Unknown disse...

@Kyohei
Sempre, sempre =)

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Valeu a indicação, vou ler. Estou começando enfim a ter um pouco mais de hábito em ler mangás graças a esse site sabia? Essas indicações de volumes únicos, one-shots...são ótimas para mim. Ainda não li nenhum mangá (desses com vários e vários volumes) até o fim, mas um dia chego lá o/.

P.S: No momento estou lendo "Fraken fran" indicação aqui do site também ;)

Unknown disse...

@O Mundo escuro de Morringhan

Olha só, muito bom poder ler isso =)
Fran Franken é muito bacana, espero que esteja gostando ^_^

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.