quarta-feira, 18 de março de 2015

The Dragon Dentist – Japan Animator Expo (2014)

O nacionalismo exposto em um curta bem elaborado. 


É desconcertante, é como pegar um filme pela metade – se ver apaixonado pelo enredo e personagens, mas se sentir um tanto desorientado, com a certeza de ter perdido uma informação vital daquele mundo que seria imprescindível para que ele se tornasse compreensível para você. Ainda assim, há coisas belas nesta vida que mesmo que não possamos compreendê-la, admiremo-las pela sua beleza e a forma como nos toca. The Dragon Dentist (Dentista de Dragão) é o primeiro curta-metragem do primoroso Japan Animator Expo, do qual já comentei aqui em outra oportunidade sobre o polêmico e igualmente desconcertante ME!ME!ME!.

Assim como a sátira crítica otaku, a narrativa de The Dragon Dentist é labiríntica e calculadamente desnorteante, onde a resposta para a sua compreensão, ou ao menos a mínima compreensão, está no contexto. Incialmente é confuso, mas se permitir se aprofundar em sua proposta, talvez a resposta seja mais simples do que fazia parecer. Essencialmente é uma história que se comunica através de metáforas, com referências obvias à Segunda Guerra Mundial, com a rivalidade entre americanos e japoneses – o que há de muito belo em como isto é passado para nós, é que por trás da indústria bélica e as obrigações patrióticas que levam aquelas pessoas a doarem suas vidas por uma causa, estão seres humanos.

Essa é a história de pessoas que se voluntariam para serem dentistas de dragões. Algumas caem pelo caminho, mas persistem no seu objetivo, outras desistem e se perdem para sempre. Uma das divindades da mitologia japonesa, os dragões são associados a cultura imperial e aos heróis, além de serem signos da sabedoria. Culturalmente, muitas histórias sobre o misticismo de seus dentes foram contatadas de geração a geração, inclusive com eles sendo utilizados para a criação de espadas. Como a protagonista (Megumi Hayashibara) que tem seu destino ligado às presas do dragão, disposta a morrer pelo papel que assumiu, os dentes do dragão são como uma alegoria a um Japão de Samurais dispostos a sacrificar sua própria vida pela causa assumida, sem questionarem. Representa um Japão antigo. Um Japão que não existia mais, mas que não no coração daqueles que ainda estavam de pé, pois fora tomado por forças externas. 
A jovem protagonista questiona se irá morrer pelas mãos do jovem soldado americano (Kôichi Yamadera), enquanto ambo se simpatizam. Talvez tudo pudesse ser diferente se não fosse as circunstâncias? O que há de curioso nisto, é o quanto de nacionalismo que há em cada um deles. Ambos. Americanos e japoneses. 

Ela questiona a morte que parece lhe sorrir. No entanto, decide não fugir. Não virar as costas para o papel que tomou para si. Faz parte da cultura coletivista do Japão, o de estar se doando para o grupo. Aquilo que encontra raízes na cultura do código Samurai, que em suma é a essência que molda The Dragon Dentist. A diferença entre ela e os demais é sutil, mas há um enaltecimento em como este papel é encarado por cada um. Essa diferença torna o seu sacrifício algo que parece mais heroico e genuinamente nacionalista que os demais.

O romancista Otaro Maijo é quem criou, escreveu e dirigiu este pequeno curta, com o storyboard e direção de animação com consistente Kazuya Tsurumaki, que não é tão comentado e ovacionado como seu colega Anno, mas é o segundo nome mais forte por trás de toda a franquia de Evangelion. O resultado disto, é que além da narrativa de The Dragon Dentist ter um tom atípico no circuito comercial, ainda lembra as clássicas produções do estúdio Gainax. O character design de Yasuyuki Kosaka tem ressonância magnética oldschool, mas sem soar datado, também é essencial para a criação desta atmosfera. É um curta bonito e simpático, não entrega paisagens arrebatadoras, mas faz um trabalho muito bom no uso de cores, tons, montagem e layouts. Cai bem para a história ao fundo.
Japan Animator Expo é uma colaboração entre o estúdio do Hideaki Anno, o Khara, com a empresa multimídia Dwango, para um total de 30 curtas metragens de aproximadamente 8 minutos exibidos semanalmente por streaming, e festivais mundo afora. Se você lê em inglês, é muito fácil assistir legalmente. Acesse o site http://animatorexpo.com/, no canto superior a direita selecione o idioma inglês e busque pelos curtas – neles aparecerão a opção de assistir com legenda em inglês ou sem. Para quem não lê em inglês, dê uma busca por ai que irá encontrar vários curtas do projeto legendado em português. 

Direção, roteiro: Otaro Maijo
Diretor de Animação: Kazuya Tsurumaki
Música: Yoshitaka Koyama
Diretor de Arte: Yuka Kawai
CGI Diretor: Hiroyasu Kobayashi
Diretor de Fotografia: Toyotoku Yamada
Estúdio: Khara
Páginas: MAL

Temas Relacionados
-ME!ME!ME! – Japan Animator Expo