terça-feira, 25 de agosto de 2015

Orange (2012)


O tão falado "Orange" de Takano Ichigo, não sei se os leitores do Elfen Lied já chegaram a ouvir falar desse mangá, por isso resolvi escrever sobre.

O Crunchyroll acabou de disponibilizar o capitulo final de Orange, (25/08/2015), já li, já chorei, e já estou bem xD. Além disso a JBC disse para nós no Anime Friends deste ano que iria publicá-lo aqui no Brasil, então provavelmente ainda irei chorar tudo de novo quando for reler.

Orange fez sua estreia em 2012, e se tornou um dos mangás bem sucedidos da Betsuma Margaret, atrás de Aoharairo e Kimi ni Todoke atualmente publicados pela Panini. Mas o que fez esse mangá se tornar famoso dentro das redes sociais, desconsiderando sua história com toque originais, foi o fato da série de ter renascido.


Após o capítulo 9 na Bessatsu Margaret em novembro de 2012, Orange entrou em hiatos, tendo apenas 2 volumes publicados, e a autora Takano Ichigo resolveu apagar todas as suas contas na internet, mas antes disto postou em seu blog pessoal uma nota comentando que não estava aguentando a pressão de ser mangaká. Alguns meses depois o site da Betsuma removeu todos os links para informações sobre o mangá, sem dar qualquer declaração, ou nota oficial de cancelamento, acredita-se que o desentendimento tenha ocorrido por conta de cumprimento de prazos, o que como muitos de vocês já devem saber pela experiencia que vemos nos próprios mangás, é uma profissão bastante desgastante e com prazos curtos. O dito cancelamento deixou muitos fãs (Inclusive eu) muito tristes por um ano, principalmente porque a história tinha muito potencial.

Capas da Betsuma Margaret com Orange em destaque.

Em 2013, a série mudou de editora, da Shueisha foi para Futabasha, recomeçando na revista Gekkan Action, uma revista seinen, a partir de fevereiro de 2014, partindo do capitulo 10, sendo intercalada com o novo mangá da mesma autora Re:Collection, que havia sido anunciado antes (outubro de 2013).

A própria Takano Ichigo voltou a ter um site pessoal e postou uma nota para os fãs que foi traduzida pelo pessoal do Dimichan (Blog indisponível), que pode ser lida no Shoujo Lovers, explicando que teve alguns problemas de saúde e como ela estava agradecida ao seu novo editor na Gekkan Action.

Capas da Gekkan Action com Orange em destaque.

A mudança de revista e de demografia não afetaram em nada na essência da história que desde o inicio se tratava de um drama adolescente com um pingo de ficção cientifica. 
Aos 16 anos, Takamiya Naho recebe uma carta estranha, escrita por ela mesma 10 anos no futuro. De inicio ela acha que era algum tipo de brincadeira, até que os acontecimentos narrados começam a acontecer de verdade, sendo o principal deles a chegada do estudante transferido, Naruse Kakeru. Ao continuar a ler a carta, Naho se vê diante da suplica da sua "eu" mais velha que diz que seu maior arrependimento é que Kakeru já não está mais com eles no futuro, e pede a ela para vigiá-lo de perto, seguindo as recomendações escritas na carta.
Orange é um romance escolar com diversos clichês do gênero, por isso se você não gosta de mangás assim talvez não seja de seu interesse, porém o que lhe faz ser um destaque é a forma em como a história foi instituída. Orange possui elementos de Sci-fi por considerar viagens no tempo e universos paralelos, e dentro da obra a autora faz questão de mostra um pouco dos dois, o presente onde a história está se desenvolvimento, onde Kakeru vive, e um mundo a 10 anos dali onde Kakeru já tem falecido. 


Kakeru é um garoto de 16 anos, filho de mãe solteira que se muda de Tókio para o interior para viver na casa de sua avó, pouco tempo depois da mudança e de conhecer Naho e seus amigos, sua mãe acaba vindo a falecer, e Kakeru se culpa totalmente por sua morte, entrando em uma depressão que o faz ter vontade de se suicidar. Naho do futuro comenta na carta que Kakeru se jogou na frente de um caminhão alguns meses após a morte da mãe graças uma grande sucessão de acontecimentos que só foram agravando cada vez mais seu estado psicológico. 

O papel da Naho do presente era tentar ao máximo evitar que Kakeru pudesse sentir qualquer tipo de desconforto com sua atual situação para evitar seu suicídio, por esse motivo a carta endereçada a ela parece um diário muito detalhado, contando os acontecimentos dos dias mais importantes e com dicas de como Naho deve se portar diante da situação.  

Capas dos volumes publicados pela Shueisha

Talvez para muitos a história tenha um drama um pouco exagerado considerando o numero de situações em que Naho e seus amigos tentam ajudar Kakeru para que ele pudesse mudar aos poucos. Mas depressão não é algo que possamos julgar, já que é algo próprio de cada pessoa e compreender esse estado é bastante complicado, por isso muitas vezes o que você pensa estar fazendo para ajudar, pode estar só piorando o caso, o que acontece dentro da história. Por sorte, Kakeru é um personagem amado por seus amigos, e várias vezes a amizade entre eles é provada graças ao grande esforço que todos os protagonistas fazem para evitar o pior. 

No mangá não existe uma explicação de como as cartas foram enviadas no passado, mas existe uma discussão dos personagens sobre universos paralelos, necessários para a história se desenvolver, sem ocorrer paradoxos temporais. Basicamente, se eles estivesse numa linha do tempo única, se as cartas são enviadas de um futuro de 10 anos a frente, e seguindo elas os acontecimentos passados seriam alterados, consequentemente o futuro adiante dali também seria alterado, e as cartas que causaram essa mudança provavelmente não seriam nem criadas, e isso causa um paradoxo. 

Os próprios personagens do futuro acreditam que eles nada podem fazer para adulterar a condição que em que estão, eles vão continuar vivendo sem Kakeru e com seus devidos arrependimentos. Mas mesmo assim, o desejo comum entre eles é pelo menos criar um mundo, onde Kakeru poderia sorrir, gerando assim uma linha de tempo alternativa, e essa sim, com um futuro diferente do deles. 

Capas dos volumes publicados pela Futabasha

Graças as a mudanças que Naho e seus amigos vão fazendo ao logo dos meses dentro da história, os acontecimentos narrados na carta começam a divergir do que realmente acontece, por um lado isso era um indicio de que suas ações estavam afetando aquele possível futuro já descrito, mas ao mesmo tempo o auxilio das cartas vai aos poucos se tornando inútil, a ponto deles terem que tomar decisões por si mesmos. E enquanto tudo isso acontece, eles tem a vida escolar normal deles para viver. 

Mesmo que eu tenha dito tudo isso para vocês, o mangá não tem esse pegada toda de ficção cientifica, o principal realmente são as relações interpessoais dos personagens com o Kakeru e o que acontece com o futuro de acordo com a decisão que cada personagem vai tomando ao logo do curso. Todos os 6 personagens principais possuem personalidades interessantes e ativas e são bastante divertidos (Principalmente o Hagita né, Panino?), e bom, eles são adolescentes não é? Mesmo com toda a responsabilidade que eles resolveram aceitar em mãos, eles cometem erros, se questionam, sofrem, e ajudam uns aos outros a seguirem em frente.   

Orange foi um mangá inesperado para mim, devo dizer que só comecei a ler por causa do character design que eu achei uma graça, e mesmo sendo uma história curta, eu acho que foi bem desenvolvida, e conseguiu ser finalizada sem demais problemas e rodeios. É um mangá com bastante drama, diálogos emotivos, e o desenvolvimento e envolvimento pessoal de todos os personagens dentro de uma causa em comum. Extremamente recomendado.




O volume #5 vai ser lançado dia 12 de novembro, um mês antes da estreia do filme live-action de Orange nos cinemas japoneses.

Nota: 09/10
Autor: Takano Ichigo
Ano: 2012
Volumes: 5 Volumes (Falta lançar o 5º, mas ele é o ultimo)
Demografia: Shoujo (2012) e Seinen (2014)
Gêneros: Drama, Romance, School Life, Slice of Life, Sobrenatural, Tragédia.
Revista: Betsuma - Shueisha(2012) e Gekkan Action - Futabasha (2014)
Página: MU

*-*-*
Ah! Eu queria deixar um beijo para o Suwa, melhor personagem, várias vezes me peguei pensando se a Naho não devia ficar com ele no final no lugar do Kakeru qqqq... Suwa melhor abdômen #corre, e fico triste que meus shipps não foram totalmente atendidos, mas eu gostei do final. Irei comprar os volumes pela JBC, pelo amor de deus que não seja 16,90 (mas provavelmente vai...#TodosChora).

JBC MANDA UM VOLUME PRA MIM QUE EU FAÇO REVIEW!!!! HAHAHAHAHAHA XD

*Obrigada ao Chuva de Nanquin e ao Shoujo Lovers pelas informações. 


Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook
@ElfenLiedBR

resenha, análise, mangá, Takano Ichigo, review, crítica, romance, shoujo, colegial