segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Railgun S - De oitenta a oito

Saudações do Crítico Nippon!


A primeira temporada de Toaru Kagaku no Railgun me deixou com uma sensação ambígua. Por um lado, possuía um interessante universo de pessoas com super poderes e lutas aparentemente simples, porém inteligentes e muito bem feitas, chegando a lembrar Darker Than Black. Do outro lado, quando as protagonistas não estavam lutando, parecia um longo e torturante Shoujo/Yuri. De qualquer modo, fui fisgado a explorar a segunda temporada (o que já quer dizer alguma coisa) e, para minha agradável surpresa, parecia que eu estava vendo outro anime. Com uma atmosfera incrivelmente sombria e uma animação muito mais competente, Railgun S pisa no acelerador e só melhora exponencialmente. As duas temporadas parecem ser feitas para públicos completamente distintos. E eu não vi necessidade nenhuma de ter assistido a primeira, portanto recomendo que comecem por essa segunda sem problema nenhum.

            Isto é, até chegar na reta final e a trama voltar ao Shoujo/Yuri, em uma das maiores decepções que já tive assistindo uma série. 


A trama se passa em uma Cidade Escola, onde a maioria de seus habitantes são estudantes. Alguns deles possuem habilidades bem específicas (teletransporte, eletricidade, manipulações) e alguns trabalham para uma agência chamada Judgment, que cuida da organização da cidade. O nível de poder dos alunos é medido de 0 a 5 e a protagonista Misaka (ou “Railgun”, devido sua habilidade com raios) é uma das pouquíssimas de Level 5.

Railgun S inicia com situações básicas que recapitulam o que eu acabei de citar, e nos situam a Misaka e suas amigas e habilidades. Aliás, definitivamente é um mau sinal para a primeira temporada não precisar assisti-la antes, demonstrando um tremendo desperdício de enredo. Mas divago, esta não demora a mover as peças, e já somos apresentados aos esforços de cientistas em clonarem a Railgun como parte do Projeto Sister para desenvolverem o primeiro Level 6. E no processo de Misaka tentar impedi-los, ainda somos apresentados às outras Level 5 que sequer deram sinal na anterior e que proporcionam conflitos extremamente empolgantes. 


Aliás, os clones de Misaka são abordados de forma extremamente séria pelo anime, proporcionando até divagações sobre essa questão no mundo real. Clones seriam tratados como uma sub raça? Tratados como algo que pode simplesmente ser fabricado como um produto e, portanto, sem seu valor individual? As próprias espécimes são ensinadas sobre sua inferioridade e quanto custou para que fossem fabricadas (algo que repetem constantemente) e quão fácil seria repô-las. Porém, devido ao roteiro inteligente, passamos a ver a interação delas e seus sentimentos, mesmo que através de suas falas mecânicas. Seja quando acolhem um gatinho, brincam com a Misaka original, agonizam de dor, questionam a própria morte. É impossível não se mobilizar nas cenas de sofrimento e sangue envolvendo as clones, provando que os realizadores atingiram seu objetivo ao nos envolver.


Com um roteiro extremamente inteligente, a trama avança de acordo com o desenrolar dos fatos, agregando elementos com naturalidade e eficácia. Assim, primeiro descobrimos sobre os clones, em seguida sobre o terrível Accelerator, e então os esforços de Misaka para impedir o experimento, que fará com que os cientistas contratem algumas agentes para impedi-la, e assim por diante, sucessivamente. Uma coisa leva a outra, gerando expectativa natural e desculpas plausíveis para as lutas. Aliás, as batalhas são incríveis e sentimos a exaustão dos personagens após tantos episódios. Créditos para a direção que soube prolongá-las sem perder a qualidade, além de nos situar no espaço com perfeição. A ambientação é tão clara que duas personagens conseguem manter uma briga acirrada mesmo estando extremamente distantes uma da outra. E as diversas utilidades para um único tipo de habilidade são muito criativas, desde usar o magnetismo em pó de ferro ou revertendo o fluxo de sangue (que cena!).


Beneficiado por uma animação de primeira e cores exuberantes, o anime conta com uma fotografia inspirada, sabendo aproveitar a trama constantemente na noite, ao pôr do sol, em becos escuros ou instalações de laboratórios. A trilha sonora doce deu lugar a sons graves e perturbadores, salientando o terror dos acontecimentos.  Os efeitos estão perfeitos, e a batalha final contra o vilão Accelerator é de tirar o fôlego devido à dimensão que alcança.

Os personagens têm a dosagem certa de humor e preocupação em seus semblantes. Tanto o boa praça e corajoso Kamijou Touma, passando pelas amigas de Misaka preocupadas e sempre dispostas a ajudar. A personagem título, aliás, embarca em uma sombria jornada, em que é difícil torcer totalmente por ela. Isso pode ser constado no episódio-chave em que cientistas acuados fogem dela entrando de forma ameaçadora por um buraco na parede. Não é um momento de glória do Bem contra o Mal, mas de ambiguidade nas ações de Misaka, que não sabe ao certo o que fazer (e nem nós, como espectador). Aliás, Railgun constantemente muda suas estratégias de como impedir o vilão de chegar ao Level 6: ora enfrentando-o, ora destruindo instalações ou dirigíveis, ora pensando em se sacrificar. Em suma, é fácil se identificar com sua confusão de pensamentos, é algo genuinamente humano.







Entretanto, quem se destaca mesmo, claro, é o Accelerator. Contando com um trabalho de voz excepcional por Nobuhiko Okamoto, ele é um vilão digno de ser temido (as garotas de Level 5 e 4 do início também eram todas ameaçadoras sem exceção, uma proeza digna). Com seu jeitão de tédio desinteressado que varia entre o mais puro psicopata, sua risada denota excitamento absoluto com as adversidades. O olhar vazio e aborrecido para todos que considera inferior, bem como seu andar devagar, complementa sua violência arrebatadora e selvagem. Aliás, o trabalho de animação e dublagem em sua disputada batalha final me lembrou imensamente o descontrole de Kira no último episódio de Death Note. Em suma, Railgun S consegue inúmeros desafios que jamais soam fáceis para a protagonista, e quando encontra uma maneira de combater, soa plausível e inteligente.


Infelizmente, chegamos aos sete (!!!) últimos episódios que parecem saídos direto da primeira temporada. Voltando aos dias ensolarados e ao clima Shoujo com força, eu sinceramente não tenho motivação nenhuma para comentá-los. Variando entre meninas comendo, cozinhando, comendo, brincando no parque, comendo, levantando saias uma da outra, comendo... até a vilã da primeira é resgatada. Prolongando o final muito mais do que deveria, é uma decepção arrasadora para quem julgava estar vendo um dos melhores animes dos últimos anos. E doeu muito (e ainda dói) o fabuloso potencial desperdiçado de Toaru Kagaku no Railgun S. Que horror. Isso não se faz.


(Para mais dos meus textos, é só ir no menu 'Crítico Nippon'.)

Twitter: @PedroSEkman 

resenha, review, análise, crítica, estudo, anime, Railgun, J.C. Staff, ação, Toaru Kagaku no Railgun

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.