Oi minna! O ano está chegando ao seu fim e sempre quando isso acontece, muitas pessoas começam a fazer um balanço da sua vida. Bem, como gosta muito de anime, vamos falar sobre eles. Não exatamente animes, mas algo que eu considero importante, que é a opening. Openings são como as capas de DVD's, posters de filmes, as capas do nosso mangá de cada dia e digo ainda que elas são até mais importantes. Afinal você vai assistir um anime em que a opening é um lixo, aguentar um minuto e meio parece ser uma eternidade. Isso se você não adiantar o play logo para o inicio do episódio. Eu gosto de assistir as aberturas, não importa se um anime tem 20 episódios, se a opening for no minimo assistivel, não adianto o play. Sem falar que elas já nos preparam para o que vamos ver em seguida, fazendo uma apresentação rápida e nos deixando no clima. Como posso dizer....é como uma comida, se ela tem um cheiro magnífico, sua vontade de devora-la só aumenta.
Desde Elfen Lied, que tenho prestado mais atenção nas openings e muitas vezes, o que me leva á assistir determinado anime, é exatamente elas. Há também casos em que o anime é uma bela porcaria, mas você incrivelmente ama a opening dele. Mas chega de mimimi, certo? Então, vamos la, dêem uma pausa ai no download e let's go apreciar as mais belas e originais openings de 2010.
#01-KurageHime
O nivel de perfeição entre a opening de Kuragehime e Arakawa está no limite e a diferença entre as duas praticamente não existe. Fizeram uma verdadeira obra de arte na animação das duas. Uma opening recheada de referencias cinematográficas, que incluem Sexy and the City, Kill Bill, Cantando na chuva, 007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No), Guerra nas Estrelas (Star Wars) e outros que me são desconhecidos. Cada episódio também leva uma referência cinematográfica. É bem legal, quando recheiam um anime de referencias, porque se torna muito divertido, para você testar seu nível de conhecimento. A última vez que tinha visto algo do tipo, foi no anime REC. Com uma animação de primeira e uma trilha sonora que, se pra mim não é extraordinária, encaixa perfeitamente. Animes que ousam contar uma históriazinha na abertura, é sinonimo de muita criatividade por parte da direção e do designer (ou talvez um belo investimento, quem sabe).
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Quando eu assisti essa essa opening, eu tive certeza absoluta que teria um problema sério para encaixa-la no meu playlist. Sim, porque essa opening não poderia ficar de fora de forma alguma. O diretor deste anime, foi mega criativo em produzir algo assim, tanto a trilha sonora, quanto a animação estão perfeitos e bem sincronizados. Se a trilha sonora de uma abertura for ótima, você já se sente na obrigação de procurar saber mais sobre a série, e se a animação for perfeita, sem aquele jogo repetitivo de imagens e o uso de cenas dos episódios que te esfregam na cara um monte de spoilers, então...quer dizer vale a pena baixar pelo menos o primeiro episódio. Digo isso para pessoas normais, pois eu não consigo dropar facilmente uma série, por pior que seja (sim seus lindos, eu assisti School Days do inicio ao fim e ainda estou batalhando com os fillers de Bleach. Sentiram a perseverança?).
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#03-Durarara!!
A música dessa abertura é altamente viciante. Se você gosta de J-pop, vai se sentir muito, mas muito tentado á ir atrás dessas mp3 (caso seja a primeira vez que ouçam). A opening começa com uma pegada rocker, enguanto no vídeo podemos ver os personagens sendo apresentados e fizeram isso de uma forma muito interessante, com uma animação continua e a câmera se movimentando rapidamente entre os personagens. E mesmo mostrando quadros dos episódios, fizeram isso de forma muito original. É o tipo de abertura que já mostra de cara que tipo de anime você está prestes á assistir. Eu tenho que dizer que, o que me chamou atenção para assistir esse anime, foi concerteza a opening vibrante que ele tem. E não há dúvidas que essa opening seja praticamente uma unanimidade, ceerto?
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#04-Soredemo Machi wa Mawatteiru
Se o anime de Soredemo, está longe de ser uma unanimidade, é inegável que a sua opening além de muito bem produzida, tem uma arte incrivel e trilha sonora que me faz lembrar das músicas brasucas da decada de 70, onde as radios brilhavam e as cantoras se destacavam por sua voz. O tema de abertura é Down Town, cantado por Maaya Sakamoto e tem também um balanço contagiante, que lembra musicais e a character designer comprova isso.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#05- SoRa No WoTo
Eu ja andei falando da opening desse anime aqui, que foi brilhantemente produzida por Mamoru Kanbe. O anime em si recebeu muitas criticas, não digo nada pois ainda não assisti nada dele além da opening. E a beleza dela é inegável. Inspirada em uma famosa obra de Gustav Klimt (Friso Beethoven) e em mudras indianos, não posso dizer se a opening dá o tom ao anime ou é apenas uma exceção, mas que da gosto assisti-la, isso dá. Ao som de uma música alemã; Hikari no Senritsu, a opening de Sora no Woto foi feita pra se apreciar o talento e a arte em forma de frames.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#06-Highschool of the dead
Essa opening de HOTD foi uma das mais esperadas por mim nesse ano. Quando surgiu, eu gostei muito, mas demorei a me acostumar com o super colorido na imagem. Na epoca do lançamento, eu até comparei com a abertura de malhação (sou herege, me queimem minna 66~). Eu ainda preferia uma abertura mais sombria ou menos colorida, mas não nego que gostei do resultado final e que combina muito com o "espirito" que o anime passa. Nada de muito dramático, são apenas jovens correndo não se sabe para onde, ficou bem ao estilo de um filme thriller. A trilha sonora deste anime é excelente e a opening é apenas um aperitivo.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#07-Working!!
Abertura super alto astral, eu que não cheguei a assistir esse anime, me senti tentada á baixar os episódios logo após assistir o video. Ao som de Someone-ONE-ONE!, a abertura tem a típica trilha sonora contagiante e que nos faz ter vontade de cantar juntos. Só tome cuidado pra sua mão não te flagrar fazendo a coreografia na frente do pc, ela pode achar que você tem sérios problemas mentais...
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#08-Seikimatsu Occult Gakuin
Eu estou em dúvida, mas acham que é injustiça da minha parte deixar essa opening logo abaixo de HOTD? Afinal, ela é bem mais produzida, ou melhor, original. Ela é um super cartão de visitas para o anime, tão convidativa quanto um delicioso prato de curry (será que alguém ai gosta?). Além de mostrar logo de cara qual a proposta do anime, assim como é o caso da opening de HOTD. Eu adoro essa pegada forte dessa trilha sonora e a voz da cantora é sublime.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#09-Star Driver
E o que falar da opening do anime do lindo garoto galáctico? Com cores super vibrantes e com o protagonista correndo em direção á não se sabe onde. Esse tipo de recurso é bem comum e recentemente, até fizeram um video, onde mostravam pontos comuns entre vários animes. Mas o mundo do entretenimento hoje em dia está bem clichê e não importa muito se é uma formula já utilizada trocentas vezes e sim a maneira como resolvem faze-la e nisso a opening de Star Driver se sobressai, pois não se torna chato ou monótono assisti-la. Com uma música tema recheada de riffs de guitarra e a voz do vocalista da banda J-pop Aqua Timez, á torna ainda mais agradável de se assistir enquanto se espera o inicio do episódio.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
#10-Angel Beats
Waahh...gente, eu sempre fico muito na dúvida quando faço listas e acabo deixando muitas coisas interessantes de fora. Não seria diferente aqui, acabou ficando de fora openings muito interessantes, mas não quis de forma alguma, que a opening de Angel Beats fosse uma dessas. independente da trilha sonora da opening ser ótima ou não, levei em consideração a originalidade e o jogo de imagens utilizadas em cada uma. E se tratando de Angel Beats, um fato interessante é que todas as openings produzidas de obras da key, são absurdamente parecidas, e aqui nem é muito diferente. Nota se pelo ritmo lento da música tema (cantada brilhantemente pela Lia) e a forma como os personagens são apresentados. Começa com a Kanade ao piano com pequenas bolhinhas de luz caindo sobre ela e o piano (estou olhando para Clannad;After History), ao fundo aparece uma cidade, penas se soltam pelo ar e logo começa a aprentação dos personagens. Parece bem simplório (e realmente é), mas o resultado final ficou muito interessante. Com varios quadros de cenas que poderiam ou não fazer parte dos episódios, embalados pela ótima trilha sonora que dá o tom certo ao anime. Pode ser impressão minha, mas toda vez que assisto á essa opening, tenho a impressão de que ela passa muito mais rápido que a outras.
-----------------------------------------------------------------------------------------------
Bem, esse foi um post para quem realmente curte openings e anime songs. Particularmente eu gosto bastante e mesmo quem não tem grande apreço, não pode negar que algumas vezes foram fisgados para determinado anime por conta da opening maravilhosa que ele possui (estou olhando para Elfen Lied) e se apaixonou por completo. E isso já aconteceu comigo duas vezes, uma como já disse, com Elfen Lied e outra com a opening de Higurashi no Nako Koro ni, que são absurdamente apaixonantes. Faço menção á opening de Ookami-san to Shinchini no Nakama-tachi que é muito fofinha, mas que infelizmente não conseguiu se manter entre as dez.