quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

As melhores Openings de 2010


Oi minna! O ano está chegando ao seu fim e sempre quando isso acontece, muitas pessoas começam a fazer um balanço da sua vida. Bem, como gosta muito de anime, vamos falar sobre eles. Não exatamente animes, mas algo que eu considero importante, que é a opening. Openings são como as capas de DVD's, posters de filmes, as capas do nosso mangá de cada dia e digo ainda que elas são até mais importantes. Afinal você vai assistir um anime em que a opening é um lixo, aguentar um minuto e meio parece ser uma eternidade. Isso se você não adiantar o play logo para o inicio do episódio. Eu gosto de assistir as aberturas, não importa se um anime tem 20 episódios, se a opening for no minimo assistivel, não adianto o play. Sem falar que elas já nos preparam para o que vamos ver em seguida, fazendo uma apresentação rápida e nos deixando no clima. Como posso dizer....é como uma comida, se ela tem um cheiro magnífico, sua vontade de devora-la só aumenta.

Desde Elfen Lied, que tenho prestado mais atenção nas openings e muitas vezes, o que me leva á assistir determinado anime, é exatamente elas. Há também casos em que o anime é uma bela porcaria, mas você incrivelmente ama a opening dele. Mas chega de mimimi, certo? Então, vamos la, dêem uma pausa ai no download e let's go apreciar as mais belas e originais openings de 2010.


#01-KurageHime


O nivel de perfeição entre a opening de Kuragehime e Arakawa está no limite e a diferença entre as duas praticamente não existe. Fizeram uma verdadeira obra de arte na animação das duas. Uma opening recheada de referencias cinematográficas, que incluem Sexy and the City, Kill Bill, Cantando na chuva, 007 Contra o Satânico Dr. No (Dr. No), Guerra nas Estrelas (Star Wars) e outros que me são desconhecidos. Cada episódio também leva uma referência cinematográfica. É bem legal, quando recheiam um anime de referencias, porque se torna muito divertido, para você testar seu nível de conhecimento. A última vez que tinha visto algo do tipo, foi no anime REC. Com uma animação de primeira e uma trilha sonora que, se pra mim não é extraordinária, encaixa perfeitamente. Animes que ousam contar uma históriazinha na abertura, é sinonimo de muita criatividade por parte da direção e do designer (ou talvez um belo investimento, quem sabe).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

#02-Arakawa Under the Bridge x Bridge


Quando eu assisti essa essa opening, eu tive certeza absoluta que teria um problema sério para encaixa-la no meu playlist. Sim, porque essa opening não poderia ficar de fora de forma alguma. O diretor deste anime, foi mega criativo em produzir algo assim, tanto a trilha sonora, quanto a animação estão perfeitos e bem sincronizados. Se a trilha sonora de uma abertura for ótima, você já se sente na obrigação de procurar saber mais sobre a série, e se a animação for perfeita, sem aquele jogo repetitivo de imagens e o uso de cenas dos episódios que te esfregam na cara um monte de spoilers, então...quer dizer vale a pena baixar pelo menos o primeiro episódio. Digo isso para pessoas normais, pois eu não consigo dropar facilmente uma série, por pior que seja (sim seus lindos, eu assisti School Days do inicio ao fim e ainda estou batalhando com os fillers de Bleach. Sentiram a perseverança?).

-----------------------------------------------------------------------------------------------

#03-Durarara!!



A música dessa abertura é altamente viciante. Se você gosta de J-pop, vai se sentir muito, mas muito tentado á ir atrás dessas mp3 (caso seja a primeira vez que ouçam). A opening começa com uma pegada rocker, enguanto no vídeo podemos ver os personagens sendo apresentados e fizeram isso de uma forma muito interessante, com uma animação continua e a câmera se movimentando rapidamente entre os personagens. E mesmo mostrando quadros dos episódios, fizeram isso de forma muito original. É o tipo de abertura que já mostra de cara que tipo de anime você está prestes á assistir. Eu tenho que dizer que, o que me chamou atenção para assistir esse anime, foi concerteza a opening vibrante que ele tem.  E não há dúvidas que essa opening seja praticamente uma unanimidade, ceerto?

-----------------------------------------------------------------------------------------------

#04-Soredemo Machi wa Mawatteiru


Se o anime de Soredemo, está longe de ser uma unanimidade, é inegável que a sua opening além de muito bem produzida, tem uma arte incrivel e trilha sonora que me faz lembrar das músicas brasucas da decada de 70, onde as radios brilhavam e as cantoras se destacavam por sua voz. O tema de abertura é Down Town, cantado por Maaya Sakamoto e tem também um balanço contagiante, que lembra musicais e a character designer comprova isso.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

#05- SoRa No WoTo 



Eu ja andei falando da opening desse anime aqui, que foi brilhantemente produzida por Mamoru Kanbe. O anime em si recebeu muitas criticas, não digo nada pois ainda não assisti nada dele além da opening. E a beleza dela é inegável. Inspirada em uma famosa obra de Gustav Klimt (Friso Beethoven) e em mudras indianos, não posso dizer se a opening dá o tom ao anime ou é apenas uma exceção, mas que da gosto assisti-la, isso dá. Ao som de uma música alemã; Hikari no Senritsu, a opening de Sora no Woto foi feita pra se apreciar o talento e a arte em forma de frames.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

#06-Highschool of the dead



Essa opening de HOTD foi uma das mais esperadas por mim nesse ano. Quando surgiu, eu gostei muito, mas demorei a me acostumar com o super colorido na imagem. Na epoca do lançamento, eu até comparei com a abertura de malhação (sou herege, me queimem minna 66~). Eu ainda preferia uma abertura mais sombria ou menos colorida, mas não nego que gostei do resultado final e que combina muito com o "espirito" que o anime passa. Nada de muito dramático, são apenas jovens correndo não se sabe para onde, ficou bem ao estilo de um filme thriller. A trilha sonora deste anime é excelente e a opening é apenas um aperitivo. 


-----------------------------------------------------------------------------------------------



#07-Working!!



Abertura super alto astral, eu que não cheguei a assistir esse anime, me senti tentada á baixar os episódios logo após assistir o video. Ao som de Someone-ONE-ONE!, a abertura tem a típica trilha sonora contagiante e que nos faz ter vontade de cantar juntos. Só tome cuidado pra sua mão não te flagrar fazendo a coreografia na frente do pc, ela pode achar que você tem sérios problemas mentais...

-----------------------------------------------------------------------------------------------

#08-Seikimatsu Occult Gakuin



Eu estou em dúvida, mas acham que é injustiça da minha parte deixar essa opening logo abaixo de HOTD? Afinal, ela é bem mais produzida, ou melhor, original. Ela é um super cartão de visitas para o anime, tão convidativa quanto um delicioso prato de curry (será que alguém ai gosta?). Além de mostrar logo de cara qual a proposta do anime, assim como é o caso da opening de HOTD. Eu adoro essa pegada forte dessa trilha sonora e a voz da cantora é sublime. 

-----------------------------------------------------------------------------------------------

#09-Star Driver


E o que falar da opening do anime do lindo garoto galáctico? Com cores super vibrantes e com o protagonista correndo em direção á não se sabe onde. Esse tipo de recurso é bem comum e recentemente, até fizeram um video, onde mostravam pontos comuns entre vários animes. Mas o mundo do entretenimento hoje em dia está bem clichê e não importa muito se é uma formula já utilizada trocentas vezes e sim a maneira como resolvem faze-la e nisso a opening de Star Driver se sobressai, pois não se torna chato ou monótono assisti-la. Com uma música tema recheada de riffs de guitarra  e a voz do vocalista da banda J-pop Aqua Timez, á torna ainda mais agradável de se assistir enquanto se espera o inicio do episódio. 


-----------------------------------------------------------------------------------------------


#10-Angel Beats



Waahh...gente, eu sempre fico muito na dúvida quando faço listas e acabo deixando muitas coisas interessantes de fora. Não seria diferente aqui, acabou ficando de fora openings muito interessantes, mas não quis de forma alguma, que a opening de Angel Beats fosse uma dessas. independente da trilha sonora da opening ser ótima ou não, levei em consideração a originalidade e o jogo de imagens utilizadas em cada uma. E se tratando de Angel Beats, um fato interessante é que todas as openings produzidas de obras da key, são absurdamente parecidas, e aqui nem é muito diferente. Nota se pelo ritmo lento da música tema (cantada brilhantemente pela Lia) e a forma como os personagens são apresentados. Começa com a Kanade ao piano  com pequenas bolhinhas de luz caindo sobre ela e o piano (estou olhando para Clannad;After History), ao fundo aparece uma cidade, penas se soltam pelo ar e logo começa a aprentação dos personagens. Parece bem simplório (e realmente é), mas o resultado final ficou muito interessante. Com varios quadros  de cenas que poderiam ou não fazer parte dos episódios, embalados pela ótima trilha sonora que dá o tom certo ao anime. Pode ser impressão minha, mas toda vez que assisto á essa opening, tenho a impressão de que ela passa muito mais rápido que a outras.


-----------------------------------------------------------------------------------------------



Bem, esse foi um post para quem realmente curte openings e anime songs. Particularmente eu gosto bastante e mesmo quem não tem grande apreço, não pode negar que algumas vezes foram fisgados para determinado anime por conta da opening maravilhosa que ele possui (estou olhando para Elfen Lied) e se apaixonou por completo. E isso já aconteceu comigo duas vezes, uma como já disse, com Elfen Lied e outra com a opening de Higurashi no Nako Koro ni, que são absurdamente apaixonantes. Faço menção á opening de Ookami-san to Shinchini no Nakama-tachi que é muito fofinha, mas que infelizmente não conseguiu se manter entre as dez. 

12 comentários :

Gabriel disse...

Po, mto boa a abertura do primeiro lugar, muito criativa!

Acho que as abertura mais chicletes e viciantes q eu ja vi foram a de Azumanga Daioh e Evangelion... old porem gold XD

Mei Linwau disse...

tia, tá um ótimo post *o*
Esse ano o pessoal caprichou mesmo nas aberturas, fazia tempo que eu não via tantas músicas boas e uma bela animação com cores perfeitas juntas... *-*
mas tipo...
aquilo lá em sora no woto é fandub, a música original é em japonês ^^"

borbs (twiiter @Andresama) disse...

mt bgoa as abertuas desses animes, acho que a de seikimatsu merecia um posição melhor.
Feliz ano novo pra todos

cham disse...

amoamoamoamoAMO kuragehime, um dos melhores animes do ano sem dúvidas. demorei pra me acostumar com o ritmo da música de abertura, mas hoje em dia me pego direto cantarolando ela na minha cabeça <3

Jhon Almeida disse...

Ahh, um post sobre um vício que eu tenho que são as openings de animes Aeeeeeeee. \o/
Eu particularmente gosto de aberturas que sejam visualmente bonitas como é o caso de Kuragehime (eu lembro que vc tinha me mostrado essa OP), de aberturas em que a letra da música combina com o que tá sendo mostrado, e também aberturas que como vc disse que não te esfreguem spoilers na cara, mas que coloquem um certo elemento que vc fica pensando "o que vem por aí?", tipo, não entrega mas te atiça a curiosidade hehe..então meu gosto pode ser bem variado pra openings. No caso desse ano os que se destacaram pra mim foram a Op de Kuragehime (que chega a ser uma obra de arte), Arakawa x Bridge pelo aspecto visual. E Seikimatsu, Angel Beats (a introdução no piano humilha), H.O.T.D, Durarara!!, e no aspecto letra combinado com a imagem, a OP 6 do Shippuden http://www.youtube.com/watch?v=8qOW3JAmADg (sei sei, to sendo clichê mas dane-se huahuahuahua), apesar dela só ter pegado uma parte de 2010 e apesar também do baita spoiler lá pro final que pra quem for esperto vai perceber. E a atual de Bleach a OP 13 (sendo clichê de novo rsrs) http://www.youtube.com/watch?v=j97sxxiKAUM (não tem um video decente dele no Youtube por causa dos direitos autorais, só espelhado ou assim, então mals aew) que lá pelo 1:08-1:22 tem o lance que ficou bem bacana do flashback e depois os "longos" cabelos ao vento que te deixa curioso pra saber o que "raios" vem aí (pra quem não lê o mangá). Ah e outra que digam o que quiser mas eu dava risada toda vez que via a OP, era a de Seitokai huahuahuahuahua (ia botar o link aqui mas deixa quieto kkkkkkk).
Enfim cada um tem o seu gosto, e esse foi o meu nesse ano. o/

Anônimo disse...

Kuragehime é mt show, assisti a pouco o ultimo episodio e foi demais, apesar de meio corrido. Tanto a op quando ed são excelentes, eu sou apaixonada pela letra da musica da ed :P
Gostei da seleção viu roberta =)

IyukaI disse...

Bem legal, apesar de não gosta de nenhuma das OP.
Gostei tbm muito do seu blog, apesar de que ele não me ajudou muito, pois todos os post de animes que vc fez são de anime que eu ja vi....mas e legal sabe das opiniões dos outro..
continue assim....
Kisu, Kisu :*

Unknown disse...

as OP de Bleach realmente são muito boas, pelo menos a maioria e também gosto das j-songs.
Particularmente, essa que você postou o link é lindona.
Quanto á Naruto, eu nem sei a quantas anda :/

EURI uhahuahauahuah, ia botar o link de Seitokai e mudou de ideia ne? euri muito aqui porque eu fui procurar ela no youtube e morri de rir aqui quando dei play. Muito boa sim xDDDD

Unknown disse...

E obrigada minna-san ^__^

Eu prefiro mais o tema da ED de Kuragehime, tanto a letra quanto a musica, são apaixonantes e sei la, tudo a ver ela ser o encerramento do anime.

Jhon Almeida disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk

Pois é, não coloquei porque vai que alguém aqui se ofende com "certas coisas", ou "brinquedos" balançando na mesa né..kkkkkkkkkkkk

Eu dou muita risada quando vejo essa OP.Hehe

Kesley Santos disse...

Grande colocação das aberturas de 2010 embora tenha ficado triste com a posição do Angel Beats. Para quem não assistiu não perca tempo pois é um ótimo anime.
Working! como vc mesma disse tem uma abertura muito legal e vale a pena assistir tbm, eu baixei do Meikai Animes e a qualidade está perfeita como sempre. Vale a pena conferir.

Anônimo disse...

a abertura de elfen lied é muito profunda e bem ao estilo japonês e apresenta temas muito interessantes no anime. mas o que não da pra negar é que só tem mulher gostosa pra um personagem! dá uma inveja pra quem assiste isso aí é phoda

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.