sábado, 19 de março de 2011

GOSICK #10 - Victorique é uma Cinderella! seria Kujo o príncipe encantado?


Olá minna-san! Enfim, hoje pude conferir o desfecho da saga particular do jovem Kazuya Kujo, mas eu não esperava que o fim desse arco se daria neste episódio, estava esperando um desenvolvimento maior e reviravoltas na trama. Mas mais uma vez Gosick me surpreendeu.


Esse arco foi bem agradável e serviu para que pudessemos ver Kujo fora das sombras da Victorique, não que ele tenha se mostrado um personagem completamente diferente e mais esperto do que o costume. Respeitar a personalidade do personagem é muito importante e mesmo ele participando diretamente do caso, foi preciso pedir uma ajudinha a brilhante Victorique. Kujo e Grevil são os típicos personagens com uma inteligência mediana, desses que povoam as séries de investigação. Mas são ótimos personagens e que cumprem bem o seu papel dentro da trama. E nesse episódios pudemos comprovar o bom entrosamento entre esses dois personagens.


O mistério da vez foi bem simplório, mas muito bem executado e tudo se encaixou perfeitamente, sem ficar forçado. Resumidamente, aquela loja onde Kujo acidentalmente ficou frente a frente com o verdadeiro Diamente Azul, servia de fachada para o tráfico de crianças/garotas orfãs de varias nações. Dentro da loja, havia uma sala onde acontecia o leilão das garotas estrangeiras, com a grande burguesia de Saubure. Este fato me lembrou um livro que li a muito tempo, “Tráfico de Anjos”, um ótimo livro da saudosa coleção Vaga-Lume. E também o recente caso onde muitas crianças brasileiras estavam sendo raptadas e vendidas para o exterior.

Vocês nunca se perguntaram qual seria o conteúdo no cachimbo da Victorique?

Kujo e Grevil foram realmente muito uteis nesse episódio e com uma pequena ajuda de Victorique, que uniu para eles todos os flagmentos do caos, e assim puderam desvendar o caso. O fato deles usarem o Diamente Azul para desviar a anteção do expectador, foi bem sagaz, pois basicamente Garnier o roubou da familia real de Saubure e assim pode comprar a loja, que servia de fachada para seus leilões de obras de artes roubadas e...das garotas estrangeiras que foram raptadas. E a menina russa, Anastásia, estar naquele local escuro no episódio anterior, só deixaram as coisas ainda mais confusas. Mas assim é Gosick, foi feito pra entreter e não deixar pistas pelo caminho, para que nós pudessemos desvendar, afinal, pra que vamos gastar maça cinzenta se podemos simplesmente admirar toda sagacidade e graciosidade da Victorique?

A russa Anastásia (com S mesmo)

Também tivemos algumas referências interessantes nesse arco, como a garota russa Anastásia, que é de uma familia real e depois da revolução, tiveram que fugir (e de alguma forma ela foi parar em Saubure). Os mais ligados em história ai...perceberam? Foi uma referência clara e direta a Anastásia Nikolaevna Romanova e outra referência foi a menção de Kujo á águia de duas cabeças, simbolo da Dinastia Romanov, ao qual Anastácia faz parte.

Eu adoro esse tipo de referência - O Brasão e a Coroal com o símbolo da familia real Russa

Outra referência, mas não tão direta assim, foi feita ao game de lutas 2D BLAZBLUE, quando mostra Victorique encolhida num local escuro, eu seu pre-suposto pesadelo (imagens abaixo). Mais alguns detalhes que eu gostaria de acrescentar, é como o Kujo não se lembrou de Brian Roscoe, que terá um papel importantissimo mais adiante e que já apareceu anteriormente em Gosick. E será que teremos nova personagem a seguir? Gostei da Jacqueline e Grevil caindo de amores por ela, seria bem interessante e serviria para dar um desenvolvimento mais profundo neste personagem, que parece ter muito o que acrescentar ao roteiro. Jacqueline que inclusive teve seu nome citado no episódio anterior, não vou revelar mais detalhes, evitando assim spoilers pra vocês. Também esperamos anciosos para ver o dia que irão abordar a relação entre esses dois irmãos que não se falam diretamente. 



Eu estava achando que o penteado de Grevil, com aquele penteado tosco pudesse ser uma referência ao Timtim (foi um momento de insanidade), mas foi o preço que ele teve que pegar por pedir ajuda a Victorique. Também tivemos um sapatinho de cristal, que Kujo da á Victorique, mais referência, dessa vez a Cinderella. E isso tudo ter antecedido o sonho que ela estava tendo, presa naquela torre e com Grevil fazendo o papel de vilão, ajuda ainda mais a evidenciar o fato de ser uma referência, além claro, do único sapatinho de cristal que Kujo leva para ela, e que acabou servindo de suporte para seu cachimbo..rs. Kujo, o príncipe que irá salvar a bela princesa Victorique e então ela não está mais só. Tecnicamente, não deixou a desejar, o enredo desse arco se mostrou bem satisfatório. Os cortes abruptos nas cenas e a agilidade narrativa do episódio deixaram alguns fatos confusos e que foi preciso pensar e voltar um pouco o play para que não restasse alguma dúvida, mas ainda assim não ofuscou o brilho do episódio. Até mais minna-san!


4 comentários :

julio pq disse...

Foi um epi bem legal mesmo. A única referência que eu saquei assim que assisti foi dessa sandalhinha de cristal ai da tal Cinderella. Mas ainda assim fiquei encucado, achando que era mesmo um acessório para o cachimbo. kkkk

Roberta, sempre me salvando com esses posts. Confesso que devo ter faltado ou dormido na aula de história, nunca ouvi falar dessa tal de Anastasia ai :P

O caso foi bem simples, mas sério, eu esperava que não fosse durar tanto já que não tinha a presença da maravilhosa e moe moe Victorikaaaaaaa Esse Kujo parece um franguinho quando grita o nome dela kkkkkkkkkk
Epi muito agradável mesmo e continue assim, não nos passando spoilers. Obrigada .-. rs

borbs disse...

Bom episódio, o próximo deve ser centrado no detetive topetudo. Gosick cresce mais a cada semana.

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Esse episódio foi muito bom. Eu saquei as referências sobre Cinderela e Anastasia... Sempre me pergunto o porquê da Victorique usar o cachimbo que convenhamos, não tem nada!Já viu algumas fumacinha? kkk Ahhhh a série vaga-lume...Bons tempos (viiiii senti-me velha agora rs). Gostei muito do episódio por isso aí que você disse sobre o Kujo sair um pouco de debaixo das asas da Victorique, ri da história do penteado do Grevil, gostei da Jacke e gostei do menino de rua lá (esqueci o nome)...Super memória a dele, deveria conhecer a Vic...
Victorique ficou muito fofa doente como estava, e como ela fica quando ganha presentes? Kawaiiiiiiii ^_^
Também quero saber mais sobre essa família doida da Vic, sobre Grevil. Confesso que apesar de trágica, foi bem cômica e acabei rindo dela lá naquela torre de pedra implorando por um livro para não morrer de tédio kkkk

Amo esse anime ^_^

borbs disse...

Bom episódio, o próximo deve ser centrado no detetive topetudo. Gosick cresce mais a cada semana.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.