segunda-feira, 18 de abril de 2011

Deadman Wonderland #01: Primeiras impressões


Deadman Wonderland era um dos animes mais aguardados por muitos e particularmente por mim que ansiava para ver como ficaria a adaptação pra anime de um mangá com alto potencial como este. Já de inicio houveram muitas mudanças, posso dizer que talvez tenham sido inevitáveis devido a catástrofe que abalou o Japão recentemente. Houve uma mudança na premissa da história, que até momento não houve quaisquer menção ao terremoto que acontece no mangá. Dificilmente vão tocar nesse assunto, mas seria interessante já que é um fato importante, afinal eles não precisam animar as cenas, apenas um comentário referente ao acontecimento para mim já seria de bom tamanho. E a alta suavização na violência gráfica na sala de aula de forma exponencial, mas isso já era esperado e ao meu ver, as cenas iniciais foram bem feitas.


A história começa com Ganta, em mais um dia comum com seus amigos na sala de aula, com eles comentando sobre uma excursão para a prisão de Deadman Wonderland. Parecia ser mais um dia tranqüilo quando aparece um estranho homem flutuando do lado de fora da sala de aula, ai começa o pesadelo de Ganta que ao ser alvejado acaba ficando desacordado. Quando acorda, vê ao seu redor um terrível massacre com todos os seus amigos e colegas de classe mortos barbaramente e na mão do assassino - ao qual Ganta chama de “homem vermelho” – a cabeça de sua amiga, Mimi. É meio irônico presenciarmos uma cena que mesmo não tento sido retratada de forma mais insana e violenta, não é menos chocante e que nos remete a uma bárbara tragédia que aconteceu aqui no Brasil muito recentemente. Além do massacre na sala de aula, outra ironia é quando um personagem começa a intimidar Ganta na prisão, com diálogos formado por fases como “Se vingando dos valentões? Ou era despeito por não ser popular?” Bem, é apenas uma referência involuntária que surgiu em minha mente...Todo esse backe logo no inicio e como a trama principal é introduzida, foi bem ao estilo de Ga-Rei-Zero e eu gostei da forma como tudo isso aconteceu, sem muitos rodeios e já mostrando requintes de horror – que vai agradar tanto quem curte histórias assim, como aqueles que tem uma certa aversão ao gore – e todo lado emocional proveniente do personagem que é acusado injustamente.

Censura xxx - mas foi bem feita

Minha preocupação fica no sentido de que, a história pode soar ou ficar muito no superficial, já que o numero de episódios previstos são apenas 12, o que é muito pouco para a história de Deadman Wonderland, que tem tanto a oferecer pelo seu lado psicológico, como na ação. O ideal para esse tipo de anime seria 24 episódios, assim como foi com Gantz ou atualmente como será com Steins Gate, mas veremos como conseguirão contar uma boa história para as pessoas que não lêem o mangá – e verdade seja dito, o anime foi feito pra elas, para que se interessem pela história e passem a comprar o mangá, devido a isso pontos importantes talvez não sejam respondidos – e mudanças drásticas são previsíveis.


Ganta é condenado injustamente e de forma bem rápida, ficou bem explicito que por trás das cortinas há uma terrível conspiração para que ele morra na prisão de Deadman Wonderland o mais rápido possível. As peças dos tabuleiros estão se movendo rapidamente e os olhos de quem ainda não leram o mangá ainda não podem ver qual será a próxima jogada e que sairá vencedor dessa partida inicial, mas toda a jogada já está traçada e será espetacular assistir isso.  Ganta que tem uma pedra vermelha no peito, terá nesse poder sua chance de se vingar daqueles que armaram pra ele e mataram seus amigos e de quebra, ter sua inocência provada. Com isso, ele vai poder contar com a ajuda de Shiro, uma misteriosa garota albina com logos cabelos brancos que a destacam dos demais por ter um comportamento incomum, chegando as vezes ao bizarro. Já se percebe nesse primeiro encontro que os dois tem algum laço que os une, ainda que Ganta não se lembre de garota. Tudo isso ajuda a atiçar um pouco a curiosidade, além dessa nebulosa trama que envolve Ganta no violento mundo de Deadman Wonderland.


O foco foi praticamente em torno de Ganta, com pouco destaque para os outros personagens, mas os poucos que apareceram, já da uma mostra que são excelentes e contribuirão bastante com a trama. Tecnicamente Deadman está impecável, com uma animação acima da média e trilha sonora de peso que aparenta que se fará bastante presente. E muito disso se deve á ótima direção de Koichi Hatsumi e ao roteiro de Yasuyuki Muto, que trabalhou no denso anime de Basilisk, alias, ele também esteve por trás de Bible Black (um hentai que sempre ouço comentarem por ai) e no discutível  Persona  trinity soul. Não há o que reclamar da Manglobe até o momento, além das mimimi dos fanboys do mangá (e eu me incluo nessa), particularmente acho que ficaria um anime daqueles que marcam se seguissem a risca tudo que está no mangá e houvesse episódios suficientes para tal, isso e mais um ou outro detalhe. Principalmente se levarmos em conta que no mangá as emoções e conflitos vão ao extremo e isso se perdeu um pouquinho. Mas isso é tudo chatice, esse primeiro episódio foi ótimo e tem tudo pra ser um dos melhores animes do ano. O próximo episódio promete bastante, explorando o jogo macabro de sobrevivência num ambiente completamente hostil. Deadman Wonderland é mais um dos ótimos animes do tipo mais "sério" que estreou nessa ótima temporada de primavera. Agora é esperar anciosamente pelo próximo e que a produção continua fazendo uma ótima adaptação.


A voz de Kana Hanazawa não caiu muito bem para a Shiro e talvez possa passar uma imagem errônea da garota, que no mangá é bem hábil e inteligente e no anime fiquei com a impressão dela ser ingênua demais. Ela tem uma grande variação de movimentos e imagino que talvez isso se perca um pouco na adaptação, uma vez que sairia bem caro animar tantos detalhes. Takako Honda ficou muito bem dando voz a Makina, conseguindo transmitir a imagem do que realmente a oficial chefe de Deadman Wonderland é, uma dominatrix daquelas com "sangue no zoio", hã! Com a dublagem de Romi Park, não há muito o que comentar sobre Ganta, que ficou com uma voz que é bem a cara do personagem. Não há o que reclamar sobre a censura, pois isso faz parte de um padrão de transmissão e a forma como usaram pra suavisar algumas partes  foi interessante. Que venha o próximo!!!

Shiny Shiny de NIRGILIS - que eu penso não ter combinado com a atmofesra do anime, mas é uma canção agradável

6 comentários :

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Nossa preciso de tempo para assistir, mas tá difícil. Terminando a facul está muito corrido,pode ser inclusive que só consiga ver nas férias T . T

P.s: Eu sou umas das pessoas que se alimenta de animes, raramente leio mangá ¬¬"

Moranguinha disse...

Eu odiei a dublagem e achei algumas situações bem forçadas, como a cena do tribunal. Mas da pra engolar, ta bonzinho.

julio pq disse...

eu achei que ficou uma boa adaptação no geral. Como bem destacado no texto, em 12 ep muitas coisas terão que ser revistas e muito provavelmente nem entrarão de fato no plot da estória. Kana Hanazawa ta uma tristeza ú.u

Jones disse...

Adaptação fodastica do ano, alias o que tem de anime bom nesta temporada nuss da vontade de só ficar vendu anime 24h por dia rs.
Fora a personagem mais fofa de todos os tempos com certeza é Touwa Erio de Denpa Onna to Seishun Otoko, quandu ela fala dentro do futon da vontade de pular na tela pra abraçar ela de tão fofa que é rs.
Ha terminei hj de ver Ga Rei Zero, muito bom aliás ja to lendo fervorosamente o manga. Por issu ja digo novamente Valew Carol.

Bjocas

Jones disse...

Adaptação fodastica do ano, alias o que tem de anime bom nesta temporada nuss da vontade de só ficar vendu anime 24h por dia rs.
Fora a personagem mais fofa de todos os tempos com certeza é Touwa Erio de Denpa Onna to Seishun Otoko, quandu ela fala dentro do futon da vontade de pular na tela pra abraçar ela de tão fofa que é rs.
Ha terminei hj de ver Ga Rei Zero, muito bom aliás ja to lendo fervorosamente o manga. Por issu ja digo novamente Valew Carol.

Bjocas

O Mundo escuro de Morringhan disse...

Nossa preciso de tempo para assistir, mas tá difícil. Terminando a facul está muito corrido,pode ser inclusive que só consiga ver nas férias T . T

P.s: Eu sou umas das pessoas que se alimenta de animes, raramente leio mangá ¬¬"

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.