Belo episódio este de Deadman Wonderland, que já na metade do anime entra no sistema “battle” e o jogo de sobrevivência ganha de fato evidência. Claro que tudo de uma forma muito clichê (a luta toda num aspecto geral) e até mesmo quem não é familiarizado com shounens “porrada” já percebe a velha formula batida da superação após uma acachapante derrota, sendo que Ganta derrotar Crow no último segundo não convence – e nem emociona – ninguém mas é um recurso que faz parte e é importante na narrativa – é importante lembrar os poucos episódios que a adaptação recebeu e minutos são preciosos para serem perdidos numa luta de estréia – e dessa forma todo o episódio pôde se desenvolver de uma forma ágil.
O gore se mostrou bem presente e mesmo com a “maravilhosa” censura, essas cenas ainda conseguiram ser bem intensas e talvez no BD se mostre até mais chocante. Que Tamaki é um sádico completamente lunático já sabíamos, mas agora sua assistente também revela todo seu lado pervertidamente sádico. Outros médicos no mundo dos animes também já foram pegos no “pulão” (em especial os que lidam com gore), como Toshio Ozaki em Shiki e Miyo Takano em Higurashi no Naku Koro ni. Não tenho nervos de aço e nenhum prazer mórbido nisso, mas farei questão de rever esse episódio sem censura rs.
Um fato legal é que o anime mostra um pouco que até então os personagens possuem uma história – que talvez não seja contada – e mesmo que sejam miseráveis, há diversos fatores ali que os levaram a ser como são. A ED cumpre bem esse papel, mostrando uma fotografia dos personagens mais importantes e sua vida pré - Deadman Wonderland mas acredito que a personagem que mais deixa a todos “encucados” seja a Shiro. Ela que neste episódio mostrou bem em um flashback que nem sempre teve essa personalidade infantil e sua ligação com Ganta agora se torna bem publico, com ele tendo uma recordação de um momento da infância em que a garota se fazia presente.
Está tudo indo muito bem e mesmo que Deadman Wonderland não venha sendo apontado como melhor da temporada por muitas pessoas (até o momento não vi ninguém), com certeza tem seu lugar garantidos na lista dos melhoras de todos, sendo classificado como “bom” ou “excelente”. Não é aquela explosão contagiante, mas tem tudo pra fechar muito bem.