O anime da temporada, do estúdio GAINAX e que particularmente eu estava bem ansiosa para conferir. Primeiro por se tratar da Gainax e segundo por englobar o universo dos livros. Ultimamente ando vendo GOSICK em muitos animes por ai (ou será uma viagem minha? Acredito que não), começando por Ikoku no Croisée, onde o que lembra é o mesmo character designer e se passar no período histórico. Passando por Kamisama no Memo-chou, onde o fator característico é o fato da protagonista ser uma detetive loli e a trama se emaranhar pelo caminho da investigação. E por fim Dantalian no Shoka, onde as características que assemelham ambas as obras são menos evidente, mas percetiveis. A história de ambas se passa numa Europa de 1920, ambas as protagonistas tem uma afeição aos livros, tendo como característica básica, o conhecimento. E se levarmos em conta que o fator mistério e investigação por conta própria estão presentes em ambas as obras, temos ai mais um ponto em comum. Isso não levando em conta que Dalian, é dublada por Miyuki Sawashiro, a mesma que fez Cordelia Gallo, mãe de Victorique em GOSICK e o character designer de ambas as séries ficaram ao cuidado da mesma pessoa; Sumie Kinoshita.
Mas indo ao que interessa, as primeiras impressões de Dantalian no Shoka são as melhores possíveis. A execução foi excelente, somando ai os ótimos recursos visuais e a boa dinâmica inicial, centrando e ligando ao expectador na trama. Me parece que em Dantalian, vimos tudo que queríamos ver no primeiro episódio de Blood-C. Os personagens, que inicialmente são apenas Dalian, Huey e uma garota misteriosa (mas outros vão aparecer e prometem ser tão interessantes, quanto), são genéricos, mas se mostraram bem promissores. Gostei do fato de Huey não ser o típico adolescente em fase escolar. Pelo contrário, ele é maduro e aparenta ter atitudes sensatas (MAAAAAS, é cedo pra falar qualquer coisa, já que não sei praticamente nada do original), sendo ele um ex-piloto combatente, tendo servido na Primeira Guerra Mundial. Ele tem um objetivo claro, reencontrar a garota com quem ele esteve na Biblioteca Mística, quando ainda era criança. Aliás, os primeiros minutos do anime mostram bem isso e já deixa claro que veremos um anime de fantasia, calcado nos mistérios.
Ele fica mais perto de encontrar o que tanto procura quando seu avô é assassinado e lhe deixa como herança, uma velha mansão e a misteriosa Biblioteca Mística de Dantalian. Adentrando no interior do casarão, Huey avista o que lhe parecia ser uma boneca, mas na verdade era uma delicada garota, que tem a pele tão branca que eu sinceramente não imagino como ele pode encará-la com tanta naturalidade. Essa é Dalian, a bibliotecária de Dantalian no Shoka, o tipo de personagem perfeita para causar empatia com os otakus, mas que espero ter um mínimo de background e que vá além do seu gênio tsundere. Ao menos, potencial tem e seu estilo gothic Lolita combina bem com o fato de a personagem ser um demônio, ou mais especificamente falando, ela é uma Yomihime e tem como responsabilidade guardar a “Biblioteca”. Huey se torna a chave, quando faz um contrato com ela. Se já constava no testamento que ele deveria tomar conta de Dantalian, ao fazer um contrato com a garota e se tornar a chave da Biblioteca Mística, ambos agora possuem a missão de guardar essa “biblioteca”, que são salões trancafiados com selos que guardam os chamados livros fantasmas.
E ao que tudo indicou neste episódio, com o roubo do livro "pop-up" , teremos ai a formula de um caso episódico, seguindo tramas paralelas de desenvolvendo focado em Huey, com o clímax estourando no episódio final. Dantalian no Shoka me lembra bastante a história de Yami to Boushi to Hon no Tabihito ("Escuridão, o Chapéu e o Viajante dos Livros"), onde há duas irmãs que nutrem uma paixão secreta e são responsáveis por cuidar de uma imensa biblioteca tão mística quanto a de Dantalian. Mas uma das irmãos, com muito tédio resolveu adentrar em um dos mundos, representados por cada livro ali presente. A aventura começa quando hazuki resolve procurar a irmã em vários mundos.
Ainda há mais duas Yomihimes em Datalian no Shoka, além de Dalian; Flamberge, a Yomihime de prata e Rasiel, a Yomihime vermelha. Cada qual tem sua característica e seu guardião. Flamberge tem como guardião, Hal, um homem que se autonomeia como “Queimador de livros” e que detesta a existência dos livros fantasmas. O mais interessante aqui é o fato da Flamberge usar uma camisa de força que restringe seus movimentos. Espero uma certa queimada de gordura aqui, envolvendo estes personagens. Além de Rasiel que é bibliotecária da “Bibliotheca Razielis Archangeli” e que deve ser o fator mistério do anime e responsável por adentrar ainda mais no enredo fantasioso.
A animação é okay, nada tão espantoso como em Mawaru Penguindrum, mas há criatividade em se criar um visual fantástico. Em algumas cenas, algumas cenas se pareciam com fotografias reais, o estilo gótico é bem realçado pela arte e cenário mais escuro que o normal. As seqüências de ação se mostraram bem satisfatórias, principalmente o embate contra um Dragão mágico. Não teve OP no primeiro episódio, mas a ED foi fantástica, com atores reais que tem uma vibe meio assustadora e carregada de mistérios, mas claramente enfocando o fantasioso mundo circense. A canção título é “yes, prisoner" do grupo Marionnette e é uma melodia bem agradável. Esperemos que seja uma aventura épica e mitológica e daqui a 12 episódios a resposta.
12 comentários :
na terceira foto e o vento o o cabelo da menina e bizarro daquele geito?
ta quase tçao bizzarro quanto os cabelos de shiki
Boiei um pouco em algumas cenas, mas acho que isso se resolve com uma reassistida básica.
Legal o post, vai acompanhar a série inteira pelo blog?
Eu acabei gostando disso ai mais do que eu esperava.
A animação é bem estranha, com uma arte as vezes parece mal feita (uso de fotografias) mas que acabou dando do clima da série.
Se o Huey continuar safo e esperto e a Dalian não ficar de criancice, será uma ótima série.
Yo! minaa-sam!
Gokuro! ficou interessante o artigo, e realmente a tendencia dos animes é ter mais história e eles vem bebendo na boa e velha fonte da sabedoria (bibliotecas).
Isso esta ocorrendo devido aos novos termos de lei da censura para conteúdo audio-visual do japão atendendo aos pedidos da ONU e ao mesmo tempo adaptando-se para as novas gerações.
Bom a história é longa, MAS.... com o final anunciado dos generos ecchi, hentai é obvil que eles vão buscar obras classicas para manter a cultura otaku viva!
Voces podem conferir esses título e outros animes da temorada pelo meu fansite/fansub:
http://zaynemillano.blogspot.com
Aproveitem e confiram os nossos amvs:
http://www.youtube.com/user/zmillano
Abraços! e continuem gerando bom conteúdo Otaku sempre pois nós criadores de material nunca podemos parar :D
Sério Panina? Achou que a arte pareceu mau feita? Acho que foi feito de uma forma que realmente ficasse no clima da ambientação ali.
Oi @Kico7, infelizmente não, essa temporada o blog vai (continuar) acompanhar somente Steins Gate.
@Junior, não fale assim dos cabelos de Shiki, menino. Eram styles demais HUEHUEHUEHUEHUEHU. Mas sim, demorei pra me acostumar com aquilo.
@Zayne Millano
Olha, tenho minhas dúvidas se isso já é o efeito "Lei anti-otaku", tendo em vista que mais da metade dos animes da temporada, são ecchis.
Mal feita é impressão inicial.
As fotografias retocadas parecem mal retocadas, ficaram com uma aparência meio borrada, meio indefinida, só que depois, isso ajuda a dar o clima da série.
Certamente é um uso meio "mal feito", mas se essa foi a intenção, então tudo bem.
@Zayne Millano, eu até gosto de animes ecchi, mas ecchi com conteúdo, infelizmente a grande maioria dos ecchi que tem atualmente, não tem nenhum conteúdo e eu simplesmente ignoro.
Sobre Dantalian, gostei bastante do primeiro epi, gostei da animação e principalmente do character design.
Tem tudo para ser uma boa série.
@Roberta Caroline - já ouvio falar em efeito colateral de medicamentos fortes? então...
Claro os animes ecchi semre foram os carros chefes das temporada e como o colega (Fábio[portuga]) comentou realmente está faltando conteúdo de uns tempos para cá.
Quem viu e não amou To Love Ru, Dears, Elfen Lied, dentre tantos outros ecchis sim! más de bom conteudo é claro!
Podem perceber que os ecchi sem conteúdo estão tão censurados que chegam á ter 20segundos de tela totalmente branca (impossivel de se entender algo) e isso é efeito direto da "lei IMPERIAL de censura ao conteudo audio-visual" válida para todo japão e provincias;
Deixe-me lembra-los que a "lei ant-otaku" só é valida em Tokio e lá não se produzio mais nada nos ultimos 5 meses (as impresas do ramo se mudaram para poder sobreviver), bom....
O efeito colateral da lei é evidente quando vemos animes "que tendem a ocidentais" ou que trazem boas histórias (ex: Gosik) o que força a censura ver as poucas senas "eroticas" como contexto geral e não apelo sexual.
Eu sinceramente vejo vantagens no efeito direto e indireto (já que a ONU ficou mais calma com isto) e os animes tiveram um nivel mais elevado.
O outro efeito colateral "leve" foi a grande volta dos animes infantis (de 8 a 12 anos) que somando são 70% dos lançamentos dessa temporada.
Más...
Isso já é outra história :D
Não gosto muito desses traços arredondados tipo o que usaram no cabelo dele tanto que exitei um pouco ao saber do anime mas ainda bem que arrisquei assitir,adorei o primeiro episodi.E o Huey e Dalian são personagens interessantes,gostei da mania da Dalian de responder com um yes,da um toque especial na personagem.
Estranho esse anime ser da Gainax, não tem nada haver o estilo mew. Mas ainda assim gostei do primeiro episódio e é uma das minhas apostas pra anime da temporada.
vi o 1º episodio,e axei bom ^^ , parecido com gosick mesmo
O melhor da série são as caras que a Dalian faz quando o Huey penetra ela.
Postar um comentário
Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.