domingo, 10 de julho de 2011

Mawaru Penguindrum: Se renda você também!



Adão comeu a maçã proibida! AAAHH!!! Meu Deus! Desde a criação da raça humana o pecado se fez presente. O presente de um ser sobrenatural. Mas indo um pouco mais a fundo, na parábola mais conhecida do livro de Genesis, o que você pensa quando alguém lhe fala; “Adão comeu a maçã”?

Se há realmente uma existência digna de ser chamada de Deus, eu quero perguntar á ele uma coisa: Esse realmente é o destino no universo? Se um homem ignora o destino, e ignorou seus instintos e o DNA para amar alguém... Querido Deus. Ele é realmente humano? Basta saber. Eu odeio a palavra "destino".


Na trama, que até pouco tempo, nada se sabia a respeito, há três irmãos; os gêmeos Shouma, Kanba, a meiga e hiperativa Himari Takakura. Acontece que a garota tem pouco tempo de vida, já que possui uma doença terminal. No dia do seu aniversário, que foi denominado de “Himari Day” (o dia de Himari), a garota simplesmente cai a morre! CARALHO!!! @_@ Fudeo tudo, vai começar o chororó e o anime vai virar uma tragédia grega. Uma verdadeira sacarina.


HAHAHA! Não vai, não! Vai virar é uma “dramédia grega”. Uma entidade sobrenatural. Seu nome? Ringo Oginome (que em japonês quer dizer maçã, o fruto proibido).Sim, ela é Deus. E um Deus que aparentemente reside em um chapéu em forma de pingüim, e que devolve e prolonga a vida de Himari. Mas ações geram conseqüências e se Deus faz um milagre, ele espera algo em troca.


O “misterioso” anime dirigido, concebido e escrito por Kunihiko Ikuhara, brinca com o misticismo e a fantasia de uma forma contagiante e curiosa. O surrealismo adotado como forma de linguagem visual, sempre foi uma maneira genial de contar histórias. Claro, há os que são simplesmente “cascas vazias”, como Denpa Onna ou 30-sai no Hoken Taiiku, mas há aqueles que agregam algo á mais, como Furi Kuri (FLCL) e as anjinhas pervertidas, Panty e Stoking. Se Mawaru Penguindrum também terá um subtexto interessante? Só continuando assistindo pra descobrir. A marca Kunihiko se faz bem presente, assim como os delicados e espinhosos temas que ele já abordou em sua carreira, como por exemplo em sua obra máxima, Shoujo Kakumei Utena.


Mas aqui, visualmente é tudo mais “clean”, limpo de toda a obscuridade visual. Não se trata de um “Alice no Pais das Maravilhas”, mas visualmente é tão mágico e colorido, quanto. Com seu lado surreal e um roteiro bem trabalhado e disfarçado por como algo descompromissado com o surrealismo. Mas eu posso estar enganada. Afinal, esse texto é em cima apenas do primeiro dos 24 episódios previstos para o anime. Mas aguardo por algo tão louco quanto as “viagens” de Nanami, rival da Utena Tenjou em Shoujo Kakumei Utena. Posso estar exagerando no hype, sei lá. Só sei que assim como aconteceu com o Panina, em sua análise no Subete Animes, meu cérebro também saiu correndo (mas já encontrei ele, não se preocupem).


Por algum motivo, fiquei muito relutante em assistir a este anime. Mas graças ao hype formado inicialmente pelo @qwerty e depois toda onda de bons comentários da estréia no twitter, fiquei bem curiosa. Mas definitivamente, foi depois de ver os comentários completamente apaixonados da Rah em seu post no blog Special Days, que não pude mais evitar e acabei indo conferir o anime. Se alguém escreve com tanta paixão sobre alguma coisa, ao menos vale o mínimo da minha atenção.


Agora que todos viram Deus, Shouma e Kanba terão que descobrir o que é "Penguim Drum". Aliás, eu faço questão e anseio por saber as conseqüências n o roteiro depois que um dos gêmeos sucumbe á tentação e morde a maçã proibida. Polêmico? Corajoso? Honesto? Vamos conferir isso tudo no próximo episódio. E os delírios de Shouma, serão mesmo delírios ou será uma conspiração? Em Welcome to NHK! Satou Tatsuhiro cheira o pozinho mágico do capeta e a geladeira e vários seres inanimados começam a falar com ele, mas Shouma nem fumou e nem cheirou nada e começou a ver um pingüim, que o perseguia a todo lugar. WTF? Ele chega em casa e seus irmãos estão com mais 2 pingüins dentro de casa e agindo normalmente como se fosse a coisa mais natural do mundo. O QUEEEEE ESTÁ ACONTECENDO? Então, esse é o intrigante e surreal Mawaru Penguindrum. Assista e tire suas próprias conclusões.



Tecnicamente é absoluto e a animação é considerada por aqueles que vêem tudo que sai na temporada, como a melhor. E de fato é muito boa e fluida, Brains Base investiu mesmo no projeto. A arte é encantadora. Os personagens são incrivelmente charmosos e tendem a ter um blackground muito bacana. A trilha sonora também marca forte presença e apesar de não ter me impressionado, já mandou bem com a inserção de "ROCK OVER JAPAN" do Triple H. E aguardo pra ver se terá uma boa variação de OST e temas. A OP e a ED? Uma na vibe surtante de mahou shoujos e a outra é “Moulin Rouge” na veia. Bem animadas e conceitualmente, criativas. Este foi sem dúvidas uma das melhores estréias e ao meu ver, fica lado á lado com Usagi Drop. Muito bem dirigido e executado. Esperemos ser surpreendidos mais uma vez por Kunihiko Ikuhara. 

Update: Na verdade Ringo Oginome é a estudante que aparece olhando para Shouma.

Primeira OP é "Nornir", de Ruetsuko Yakushima Metropolitan Orchestra. A voz da vocalista é bem doce e gostosa de se ouvir *_*