segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Comentários: Mirai Nikki #02 e Fate/Zero #03



Eu penso que o bom de um blog, é a liberdade que você tem para poder fazer a abordagem que bem entender, sobre qualquer assunto. Mas claro que é preciso manter antes de tudo um respeito pelo seu público. Pessoal que me acompanha aqui e no twitter, sabem que eu não ando muito empolgada com esse anime de Mirai Nikki, ao contrario de muitos. Logo, ficar martelando na mesma tecla durante semanas além de chato é repetitivo. Então vou comentar abertamente, sem garantia de acompanhar todos os episódios aqui no blog, como fiz com Steins;Gate e outros. Então, o que eu achar que é interessante comentar, o farei. Assim como também, não pretendo me limitar apenas a Mirai Nikki, valendo para qualquer anime que eu esteja acompanhando. Pra começar, alguns breves comentários sobre o episódio #02 de Mirai Nikki e o #03 de Fate/Zero.


Mirai Nikki #02

Mesmo que eu tenha minhas reservas quanto ao anime até o momento, eu entendo perfeitamente o fato dele ter funcionado com tantas pessoas mesmo com uma qualidade técnica tão bizarra quanto ao apresentado no primeiro episódio. Nesse segundo episódio não incomoda tanto pelo fato de não ter sido tão requisitado nesse aspecto, mas ainda assim foi um episódio muito artificial e faltou a emoção dos thrillers de tirar o fôlego – prometo para vocês o mínimo de comparação possível com o mangá.

Nesse episódio, a direção do Naoto Hosoda está bem menos confusa e “broxante” do que no anterior, já que dessa vez ele não tentou inovar na dinâmica e na forma como os eventos acontecem originalmente. Penso que, se você tem talento, ousar e meter a mão descaradamente para imprimir a sua marca naquela obra, é algo mais do que bem vindo. Muitos criticam o Shinbo, do estúdio SHAFT por isso, mas por mais que ele cometa diversos equívocos, eles é simplesmente um dos melhores diretores atualmente – e particularmente o considero genial por sua abordagem. Mas aqui Ó pra você, Naoto Hosoda.

Falando do episódio em si, tivemos a introdução do primeiro dono de diário, a “FODALISTICA” da Minene Uryu, que está atrás do seu alvo, o insonso Yuki.

Primeiro ponto. Sim, faltou emoção e sobrou superficialidade. Segundo ponto: Não, eu não dormi nesse episódio, como quase aconteceu no anterior. Terceiro ponto: Essa é uma das sequências mais loucas da obra original e por mais que tenha faltado muito para a versão animada alcançar o que eu chamo de “PUTAQUEPARIU, QUE FODA”, foi legal pela ação. As bombas explodindo, o raciocínio logico da Yuno, formando com Yuki uma das duplas mais improváveis da história do entretenimento japonês. Eles são literalmente e logo vocês vão entender isso, a representação do Yin e Yang. Minene que é detentora do diário da fuga, tirando aquela moto sabe-se lá de onde, já é algo botar toda a verossimilhança que por um acaso você possa estar esperando no anime. Sério, não espere que nada ali faça algum sentido. E divirta-se, caso consiga.



Ok. Eu consegui assistir o episódio dois e não foi tão sofrível assim. Mas foi terrivelmente perturbador a desempenho de Tomosa Murata como Yuno Gasai. Me desculpem o caps look, maaas: QUE HORROOOOR, foi extremamente broxante!!! Alguém demita essa mulher, por favor, e no lugar coloquem a Yukari Tamura, seiyuu experiente e muito talentosa. Ela é expert em interpretar personagens mais complexos ou que exijam certo jogo de cintura. Para quem não se liga muito em fixa técnica, foi ela que dublou a Rika Furude em Higurashi no Naku Koro ni e eu digo, aquilo é um interpretação. Ela me dava calafrios sempre que mudava o tom de voz, de algo completamente doce e meigo, para uma entonação mais adulta, distanciando do lado infantil da personagem – simplesmente me dava calafrios. Agora, se tem algo que se destacar nesse episódio, foi à abertura. SENSACIONAL e concorre diretamente como a melhor da temporada. Ela é cantada por Yousei Teikoku e se chama Kuso Mesorogiwi. Tanto harmonia, quanto animação se casam perfeitamente, inclusive com certa criatividade e apresentando spoilers discretos, só completamente perceptíveis para quem leu o mangá. Adorei o tom lúdico e a pegada rocker presente na música tema. O encerramento é apenas ok, agradável.












Fate/Zero #03

Olha bem, não vou me alongar muito no que diz respeito a esse episódio, para tristeza de alguns. Mas claramente a série vem conseguindo manter o bom nível do primeiro episódio, então não há como eu não ter curtido pra CARAMBA o terceiro.  Os personagens estão se mostrando cada vez mais com substancia, aquele algo que tem estado em falta em 90% de todos os animes que venho acompanhando.


O desenvolvimento da trama segue em um ritmo simplesmente delicioso, sem pressa, trabalhando em várias pontas: a trama central, o desenvolvimento pessoal de cada personagem e a misteriosa intriga que vem crescendo paralelamente a tudo isso. Esse episódio confirma tudo isso que eu disse e eu mal posso esperar para assistir o primeiro estrondo que promete ser bem barulhento. Para os frágeis de coração, se preparem para o jogo sujo e para as altas doses de “EPIC AWESOMES”.

Os diálogos continuam pesados e a tensão crescente, assim como todos, já não vejo a hora de ver uma luta realmente daquelas de soltar um “WOOOW” mega hiper empolgado. Sobre Fate/Zero, há muito que se comentar, mas por hoje o principal motivo de eu falar sobre a série aqui é a cena da Saber com a Irisviel, que teve diálogos magníficos, pra fazer fanboy derramar lágrimas de felicidade. Acredito que vá funcionar melhor com quem já tem um envolvimento á mais tempo com as personagens. Para quem curte Yuri, toda aquela intimidade entre as duas, não quer dizer nada, mas certamente devem ter fantasiado bastante, não? É a Saber caramba, e de terninho e tudo! Delirem fanboys. E era só isso mesmo, por enquanto. 













16 comentários :

deiwid disse...

O anime ta bonzinho até. s:

A animação tá show demais. 10/10
A voz do yukiteru retrata bem ele. 10/10
Ele é muito zoado. 0/10
Diretor fanfarrão. -10/10

O fracassado do diretor faz umas cagadas mais isso até agora é o de menos, tá bom (sou otimista). Mais ainda tá faltando aqueles épicos thrillers (como tu mencionou) de tirar o fôlego, característicos do manga. Se esses momentos em que você para em uma página para ficar observando - admirando - um fato ocorrido fossem adaptados para o anime, ficaria melhor ainda. *-*

Você pode pensar que não é nada, mas porr, são esses thrillers que me alucinavam e faziam pensar uma semana toda sobre um capítulo, bolando teorias (teorias certeiras, aliás, rs), esperando ansioso pelo lançamento do próximo capítulo (espera essa mensal. --')

Well, é isso ai.
Abraçossss~

Kyohei disse...

Fate/Zero não? Ha, eu previ isso. Agora o Zero, está tratando a história com bastante delicadeza, e isso me agrada muito, estou louco para ver o pau pegando fogo.
Mirai Nikki, mesmo a história sendo boa, não me causou nenhum calafrio, deixando esse eps entediante...
Previsões: Mirai Nikki, vai ser um anime "fanta uva" (o que é uma pena), e Zero um Dr.Pepper. É mais ou menos isso.

julio pq disse...

A OP de Mirai Nikki realmente é muito fodona Roberta, mas o anime decepciona demais. Já está decidido, chega de Mirai Nikki e continue falando de Fate/Zero, o melhor da temporada.

E Roberta, não fui que mandei aquela declaração de amor lá no + 8 Mil não viu? Só pra evitar mal entendidos já que o nome do sujeito é Juliano ehehehe

Matheus Aguiar disse...

Não li Mirai Nikki, mas achei esse episódio muito bom. Talvez não por causa do diretor, os deslizes e a quebra da tensão em alguns momentos ficou bem óbvia, mas os eventos me foram totalmente imprevistos. Se pudesse ser menos corrido, talvez ficasse no ponto. Talvez eu deva largar o anime e ler o mangá mesmo.

Mas sem chances com a Yukari, ela tá ocupada com C³ e fazendo um ótimo trabalho como personificação do capeta que ela é. Só falta o anime decidir em que rumo ele vai engrenar.

Enquanto isso, Fate tá bem o contrário. Não precisa ser fanboy da Type-Moon pra perceber a dedicação e o tempo dado pra desenvolver os personagens e a ótima direção. Mesmo sabendo o que vai acontecer, estou achando ótimo ver a animação. E se os rumores se confirmarem e a segunda temporada se concretizar, talvez seja possível fazer jus à novel (como até agora vem fazendo ao meu ver).

Btw, estou visitando pela primeira e devo voltar mais vezes. Por favor continue com os ótimos posts :D

Anônimo disse...

muito loka a OP de Mirai Nikki O_O

Saber <3 Isso ai já resumo o quanto gosto de Fate/Zero.

deiwid disse...

Se tu nunca leu o mangá, é claro que vai achar legal, afinal, é algo novo para você. Mas para quem leu, sabe o nível excelente do mangá e que o anime poderia estar melhor. Bah, a abertura ficou boa mesmo, haha.

Ah, no meu post anterior eu estava comentando sobre Mirai Nikki, ok. xD

Otaku Extreme *Lucas* disse...

Eu como um fa de Mirai Nikki mangá, continuo a bater na mesma tecla que o anime está uma adaptacao boa. Nao fodastica, a melhor do ano, entre outras coisas. Mesmo assim ficar criticando Seyuu é o mesmo que ficar falando que o anime está uma merda. Eu particularmente goste da Seyuu da Yuno, sim ela é meio broxante? Claro que é... Mas näo 'por esse motivo que o anime vai ser o Fanta uVA DA TEMPORADA!!!!!!

E Roberta, sei que o blog tem liberdade de expressáo e tudo mais... Mas lembresse que isso pode afetar o interesse de algumas pessoas. Colegas meus nao assistiram Mirai nikki pelo seu comentario no primeiro episodio. Lembre-se que vc pode fazer com que as pessoas parem de assistir o anime e come;em a critica-lo por conta da sua materia.;D
E até a proxima

Anônimo disse...

Qual é a melhor abertura da temporada? Quero ver ela, pois até agora, para mim, a melhor abertura é a de Kamisama Dolls.
Por mais que eu goste de Madoka, a abertura é perfeita para a série, mas para mim ficou a desejar a música.
Outra pergunta: Higurashi tem Gore? Estou querendo ver esse anime, mas odeio qualquer coisa que tenha Gore ou mortes muito brutais.

Sobre Mirai Nikki: dá licensa! Que episódio ruim! Até Ben-to ficou melhor que Mirai Nikki, e olha que esse Ben-to tá concorrendo como pior anime da temporada para mim -_-

Sobre Fate/Zero: quando eu vi a Saber indo em direção ao combate, e logo em seguida aparece o Rider eu falei: FUDEU!
Ainda bem que não era Saber contra o Rider ainda. Se tem uma luta que eu não quero ver tão cedo é entre o Rider, a Saber e o Gilgamesh.

Anônimo disse...

malz, eu confundi as temporadas. Isso acontece quando se tenta ver 44 animes ao mesmo tempo. Pelo menos eu não falei do Cowboy Bebop.

Malus disse...

Muito boa a critica, assisti os 2 animes, até os respectivos episodios, o que eu posso dizer?

mirai nikki fizeram muita propaganda pra mim, mas não achei essas coisas, pra começar pela moto saindo do meio da fumaça onde só tinha uma quadra VAZIA, sacanagem mesmo. Segundo é a menininha irritante que aparece no fim do episodio falando que não apareceu no episodio. Me lembrou he- Man que tinha um jogo inutil de encontrar um carinha escondido no meio do cenario durante o episodio. E a irritancia da menina me lembrou os fins de Ghost in the SHell, e os infelizes dos Tachikomas. Ghost é uma otima serie, mas eu passo os "tachikoma days"

Fate, bom, pelos seus comentarios eu imagino que vc tenha lido o livro, e já sabe o que vai acontecer. Estou gostando muito de como as coisas estão caminhando, eles estão sendo fieis nos minimos detalhes, e ao mesmo tempo modificando pequenas coisas para criar um efeito diferente no publico. como a parte dos Assasins, que no livro é diferente. Adoro os dialogos da historia, todos são muito bem bolados, muito bem escritos.

eu entendi que voce não tem intensão de continuar comentando os episodios de mirai nikki, uma vez que vc não gostou da serie, mas eu gostaria de ler o que vc tem a dizer sobre fate, se não for pedir demais

otimo blog, muitas informações boas, leio as materias aqui desde que assisti elfen lied a uns anos atraz. parabens.

Unknown disse...

@Soneca

Ao meu ver, Mirai Nikki tem a melhor OP entre os animes que acompanho na temporada. Tem Mawaru Penguindrum, mas esse é da temporada passada.

E Higurashi tem pouco gore XD - Mas torturas insanas, de fazer ter pesadelos mesmo :D

E não ligue não, isso acontece (mas acabei rindo aqui hehehe).

@Malus

Vou tentar comentar os de Fate toda semana =) Muito obrigado.

Anônimo disse...

Uma open tão fantástica, uma historia tão promissora... e uma direção tão sofrível. Triste.

Anônimo disse...

Eu ainda não vi esse episódio, mas acabei de ver o open e não gostei muito. Eu achei que iria ser um pouco melhor. Bom, mas também iria ser meio difícil com um anime em um caminho só de ida e sem muitas esperanças para melhorar.

Hio disse...

Comentando atrasado, mas estava procurando um blog que falasse sobre Fate \ó
Eu estou empolgado com a série, ela se mostrou melhor do que eu esperava. O que é aquele traço/animação sensacional e história intrigante? Estou apostando no melhor anime da temporada, com aqueles episódios de tirar o folego. Espero que não diminua o ritmo e quebre minhas expectativas.
Li no comentário do Malus sobre o livro de Fate, sabe onde posso encontra-lo?

Agora, sobre Mirai, até mesmo eu que não li o mangá, tenho certeza que o mangá é melhor que o anime. A animação não é ruim, mas estou prevendo uma série corrida e de pouca explicação, em animes desse estilo eu prefiro o mangá.É legal ouvir as efeitos sonoros, vozes, a ação em si mas o mangá é melhor para apreciar a história.

Malus disse...

Hio

Fate/Zero é baseado numa light novel, em 4 volumes
não deixa de ser um livro :D

olha, no http://www.baka-tsuki.org/project/index.php?title=Fate/Zero eles tem todos os volumes em ingles, traduzido. Os brasileiros só traduziram o volume 1 até mais ou menos a metade do primeiro ato, ou seja, não passa nem do primeiro capitulo do manga.

vc vai ter que ter um ingles mediano pra poder ler. O anime está no ato 3 do primeiro volume , pagina 160~170. Boa leitura, ou espera pelo anime (eu faria isso).

Hio disse...

Obrigado Malus ^^
Meu inglês é mediano/ruim, será bom porque posso treina-lo, mas acho que esperarei o anime mesmo, na verdade, eu queria ler o light novel para notar as diferença e a história original, nem quero perder um anime com aquela qualidade de animação. Quando acabar esse anime, aí finalmente verei fate\stay night que apesar de recomendações até hoje eu não o vi, mas depois desse espetaculo que está sendo Fate/Zero deu vontade de ver.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.