O último episódio de Mirai Nikki que assisti foi o 17,
aquele de longas sequências de flash backs e que ainda fazia parte do arco do orfanato
Kamado e a distribuição de diários de futuro através de um servidor, para
várias pessoas, a fim de encobrir o verdadeiro dono original. Creio eu que seja
jogar palavras ao vento dizer o quão essa adaptação de Mirai Nikki é
cretinamente tosca. Mas nesse episódio 17, que conta a história de Marco e Ai,
eu derramei funcking lágrimas. Por
quê? Porque eu me emocionei, oras. Particularmente, por mais piegas que seja,
achei tocando a história daquelas duas crianças abandonas em um orfanato e que
só tinham um ao outro. Fora, a sensibilidade de Marco, em sempre apoiar Ai,
mesmo depois desta ter sido estuprada. Imagino, que do jeito que homens são
orgulhosos, deve doer ter que olhar pra sua mulher, depois dela ter sido
abusada por outros (Por mais que ache
isso uma grande bobagem, quem tem a dor maior ali é a mulher e nenhum homem nunca
saberá como é sentir isso).
Que Mirai Nikki é ruim, não se discute. Mas sim, é capaz de
divertir quem assiste, principalmente, se você ainda não conhece o quão melhor
é o original. Mas bem, se gostamos tanto de novelas mexicanas, Mirai Nikki e
sua Yuno com voz de taquara rachada, não é nada perto disso.
“OH, YUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU – KIIIIIIIIIII”
Uma coisa interessante sobre a seiyuu da Yuno, Tomosa Murata
(gravem o nome dessa bandida), é que
ela consegue dar o tom certo para a personagem quando quer. Eu já tinha
percebido em alguns momentos, que ela se sai muito bem quando não está atuando
com aquela voz caricata, como ocorreu nesse episódio 18, por volta dos 2 minutos
e 36 segundos. Então temos ai uma escolha duvidosa da seiyuu, que escolheu atuar
como Yuno, de uma forma toscamente caricata. Mas bem, combina com o anime de
Mirai Nikki. E essa série é especialmente para as pessoas que querem se
desligar das amarras da realidade e de tudo que faça sentido, lhes dando asas
para a imaginação e muita diversão. A Yuno vestida naquela fantasia estranha,
perseguindo o Yuki para impedir sua declaração de amor, soa insanamente
divertido. Lembro perfeitamente ri feito louca, quando li isso no mangá. Porque
é completamente inusitado e Sakae Esuno fez isso muito bem feito. Aliás, ele
sempre faz ao cortar o clima sério e jogar o nonsense para aliviar a tensão. Particularmente,
acho que faltou um pouco de feeling nessa parte no anime e o tema musical
pensadamente cômico naquele momento, meio que força um pouco o clima.
E bem, eu comentei sobre Flash
Back do episódio 17, mas Mirai Nikki é repleto desse recurso o tempo
inteiro. E não apenas esse, mas outros como Distant
Finale e Time Skip, que compõe a
narrativa da série. Com isso, Mirai Nikki se parece mais com um mosaico, com o
espectador/leitor tendo que juntar cada pecinha durante o percurso pra
conseguir decifrar o enigma. E é isso que faz Mirai Nikki sensacional, a
imprevisibilidade. Novamente temos aqui uma Yuno, que vai cada vez mais se expondo
para o público. Apesar da Minene ser DEOS
em Mirai Nikki, a Yuno e o Yuki são a alma disso tudo. Os dois são Yin e Yang. A Yuno não é desiquilibrada
atoa, não é mero fanservice em uma personagem vazia. O Yuki por mais covarde
que seja, é um personagem super sincero, você goste ou não. Ele é fraco e
covarde. Ponto. Aquela cena final, dele com a Yuno, mostra bem o fato de como
um, compõe perfeitamente o outro. Se a Yuno é instável psicologicamente, o
mesmo não se pode dizer de seu amor por Yuki. Aliás, quem seria capaz de amar
ao ponto de morrer, por um personagem como o Yuki? Claro que se formos analisar
tecnicamente, não é atoa que o “yanderismo” é um fetiche otaku. E bem, mais a
frente, poderemos ter a certeza que ambos os personagens são essencialmente
bons o suficiente, para nos fazer esquecer isso.
Já a cena de luta que envolveu Yuno e os algozes do pai de
Yuki, ficou tão méh. Faltou um jogo de câmera esperto, enfoque nos golpes e o
delicioso tempero chamado sazón. Mas esquecemos disso e falemos de um dos
melhores momentos de Mirai Nikki: Yuno e Yuki como um perfeito casal Sr. & Sra. Smith. E aqui, a coisa
toda se mistura e mais um dono do diário entra na festa. E o John Balks, é o
que podemos chamar de BOSS SUPREMO de Mirai Nikki. O último dono e o mais
complicado de se abater. Com isso, temos uma parceria explosiva entre a oitava
dona do diário, que tem a capacidade de multiplicar – Quase um Naruto e aquele
poder dele lá (eu não sei o nome,
assistia um episódio ou outro quando passava no SBT). NHÁ, ver o Yuki dando
ordens e tão cheio de si... quase me fez ficar louca aqui. Enganou bem, né?
Mas infelizmente aqui, perdeu parte da tensão original. Mas
ainda assim, soa cretinamente legal. O quê? Flechas/Dardos atingindo carro em
movimento, fumaça, sangue voando. UHUL!!! Quem é que liga para o que é crível ou
não em Mirai Nikki? É divertido, isso sim é importante. E PORRA!!!! O Yuki
mostrando que não é tão bonzinho assim, se revelando um traidor.... me permitam
esse momento: HAHAHAHAHAHAAH!!!!1111 – Claro que tudo mais um engenhoso plano
da mente brilhante por trás de tudo aquilo, a Yuno. Ela que inclusive estava lindíssima
e deliciosamente sexy naquele vestido preto, olhar e sorriso doentio CORRENTO À
TODA MORRO ABAIXO!!!! DETALHE. E WOW! Maldita censura!!!
E a Yuno dá um tapa nos dardos e os manda para longe. OUTRO
DETALHE. Mas é como eu disse. Se você se importa com algo tão trivial,
definitivamente, Mirai Nikki não é pra você. E é “bão” justamente por ser completamente descabido. Claro que ainda estávamos
pra chegar na melhor parte do episódio: A perseguição de carros. FUFUFUFUFU É
SUBIR NA CADEIRA E SURTAR. Infelizmente, a ação dura pouco, muito pouco. E
aqui, temos o uso de um ORDINARIO E COVARDE Deus Ex-Machina que impede Yuno de
dar game over no jogo. Sim, mesmo no original, eu odiei esse recurso de roteiro.
Mas bem, não é por ter odiado, que não soa conveniente o suficiente para render
mais um plot twist enlouquecedor. Mas bem, os mais espertinhos e que assistem FRINGE, certamente já sabem do que se
trata Mirai Nikki.
No episódio 20, temos o que pra mim, foi uma das surpresas
mais agradáveis de Mirai Nikki: A sempre muito maravilhosa, terrorista que não
faz mal nem pra uma barata, sendo pedida em casamento pelo Nishijima.
Simplesmente hilário a reação dela: “V-VOCÊ TÁ QUERENDO QUE EU ABRA AS PERNAS
PRA VOCÊ E DEPOIS FIQUE GRÁVIDA?” SHOOOOREY MÃÃÃE!!!111!!!
Simplesmente, uma das melhores tsunderes que já vi. E bem, Balks conecta o diário
do servidor Kamado da Oitava ao Holon, um supercomputador que detém as contas
de usuário de todos os cidadãos da cidade, tornando-os seus aprendizes.
Logicamente, isso se torna desastroso e leva a cidade ao caos. Transformar
vários personagens em portadores do diário e amenizar os efeitos negativos que
isso teria sobre aquele mundo, sem dúvidas foi bem ousado. Mas em uma história
onde motos saem de dentro da fumaça e com um personagem de character designer
extremamente caricato como a Oitava, isso é o de menos. É como se o autor
gritassem, não é pra levar essa merda a sério.
Mas uma coisa precisa ser dita: Sakae Esuno é “genial” (percebem as aspas?). PONTO. Podem
dizer que Mirai Nikki não faz sentido, mas não que é previsível. Ele não poupa
seus personagens e nem mesmo uma das mais carismáticas, a Minene. E muitos que
leram o mangá, devem estar achando que voltei a comentar e assistir só por
causa de certa cena emblemática do mangá (hohoho)
que logo vai acontecer, mas não foi só por isso. Tá que foi TAMBÉM. Mas
também porque a reta final de Mirai Nikki é simplesmente orgástica e insana. E
eu quero rever isso, pela ótica de seu [tosco]
anime. O prefeito tem uma mente brilhante e que está sempre a dois passos à
frente dos outros. Mas a Yuno também é um gênio e ao que tudo indica, tem um
plano com Yuki. E bem, agora é um verdadeiro jogo de Uno, quer dizer, de
Xadrez. É puro mindfuk e está só começando. E bem, Muru Muru é uma danadinha e
está manipulando o jogo, mas Deus é esperto já tramou algo com Minene. Enfim,
depois de muita tortura, que venha o fim de Mirai Nikki e que todos vocês que
acompanham, se divirtam muito. Não chega perto da ótima produção e tosco
roteiro que é Guilty Crown, mas bem...
Aqui temos uma tosca produção e um ótimo [e
peculiar] roteiro!