quarta-feira, 11 de julho de 2012

Primeiras Impressões: Muv-Luv Alternative: Total Eclipse


No ano de 1967 a humanidade faz seu primeiro contado com uma forma de vida extra-terrestre. Eles conseguem aplacar a ameaça. Mas os BETA's invadem a terra em 1997 e uma Guerra brutal têm início.

O primeiro episódio de Total Eclipse foi bem positivo, eu gostei daquele universo e a forma como a série o apresenta para o espectador. É bem objetivo, e embora pouco inovador, consegue se destacar positivamente do que temos normalmente em produções que envolvem essa esquemática de escola/agencia militar com garotas que precisam salvar o mundo da destruição (Symphogear? Oi?) enquanto exibem o corpinho cheio de curvas. O primeiro episódio é potente em se desvencilhar do ambiente escolar clichê e se ambientar no drama militar, ao mesmo tempo em que cria uma atmosfera de tensão com relação aos invasores, denominados BETA (vou evitar fazer piadinhas escrotas envolvendo o meu apelido hehe) e cria um feeling de tensão dramática ao se focar na cidade destruída, seus cidadãos evacuando-a, familiares das personagens da escola militar diretamente envolvidos na frente de batalha, dando destaque ao alto comando do exercito japonês – Tudo isso ajuda a construir um sentimento de apreensão do que está por vir, afinal, tudo o que vemos são os efeitos que a invasão alienígena causou, mas ainda não conhecemos a natureza desses invasores. Além de claro, tornar crível o uso das garotas ainda em formação, na frente de batalha.

Muito se critica os filmes catástrofes do Steven Spielberg, mas o cara é mestre em fazer o espectador vibrar com o que acontece no vídeo, seja numa cena onde pouco acontece ou numa sequência de evacuação em massa, como vemos em Guerra Dos Mundos. Total Eclipse falha nisso. O character designer geral é bom por não ser genérico, mas por falta de refinamento no seu traçado, acaba soando desnecessariamente ultrapassado. Tem se a impressão de que se trata de uma produção mediana dos primórdios dos anos 2000. A fetichização descarada das personagens acaba sendo algo que também destoa de uma série que quer se levar a sério e perde um pouco da credibilidade ao apelar pra situações clichês e ângulos de câmera atrevidos que nada beneficiam a narrativa. Digo, é um fanservice inútil e bobo, pois além de falharem no objetivo, descaracteriza o cenário (nem achei exagerado, mas contraditório com o tom mais maduro). Temos exemplos melhores sucedidos de fanservice bem aplicados e que se misturam à natureza da série, como em Cowboy Bebop, Ghost in the Shell e Evangelion. A fotografia também é péssima e não te traz algo obvio em toda série de catástrofe pré-apocalíptica: Soar divertido, mesmo que num clima de tragédia e seriedade.
  


Embora a boa narrativa – que se esforça de forma competente em ambientar o espectador naquele cenário, com explicações dinâmicas e juntamente das personagens na escola, onde ficamos por dentro do funcionamento daquele mundo e a situação trágica que vivem. As angulações de câmera que desde o primeiro minuto, já passar uma ar de grande produção que o enredo pede. As personagens que acompanhamos em seu cotidiano e a crescente tensão que vai dando lugar ao clima tedioso do ambiente seguro ao qual elas se encontram – o baixo orçamento e a falta de uma cinética visual poderosa, acaba prejudicando bastante e dando uma sensação de “nhééé” pra série. Eu sei que é injusto, mas quanto maior a ambição do roteiro, maiores são as exigências. Felizmente, o segundo episódio consegue se mostrar superior e não deixar que estes detalhes atrapalhem sua percepção da história.

Conseguiu ser intenso e sério, mas sem tirar o senso de diversão do que estávamos vendo no vídeo. A ação empolga. A violência gráfica te coloca no feeling onde uma violenta guerra está acontecendo. Personagens que você não imaginava que cairiam, morrem. A estupidez na frente de batalha é punida com a morte. Há desespero e uma câmera que se movimenta instintivamente com foco múltiplo. Ora estamos acompanhando a resistência das garotas que não estavam ainda preparadas, mas que foram obrigadas a irem pra linha de frente. Ora personagens adultos tomando a responsabilidade. Soldados tombando. Decisões cruéis. A cidade em chamas. A direção estava realmente incrível ao ambientar a trama num horror social pungente.


Os BETA’s lembram o sapo de Blood-C e são tão violentos, quanto. Claro que em Blood-C tudo é propositalmente exagerado e trash, então as coisas aqui acontecem de forma mais criveis, madura e até o sangue derramado é mais contido, mas na medida certa pra impactar. O único porém é o sangue ser um pouco artificial. Os BETA’s apesar de uma aparência frágil e da fácil eliminação, agem instintivamente em bando. Possuem um Laser que se mostra eficaz na eliminação dos mechas, quando estes partem em fuga. São mais potentes num combate corpo a corpo, o que faz com que os operadores dos mechas utilizem de um limitado armamento militar, que apesar de sua precisão, também o tornam vulneráveis quando esse armamento chega ao fim ou se veem cercados. Há toda uma precisão técnica e estratégica, que o anime não para pra explicar, mas que estão ali, expostos através das ações dos personagens.

Pra derrotar os BETA’s, é preciso de estratégia, o que acaba tornando os mais inexperientes, presas fáceis. A fraqueza inerente das forças humanas é mostrada de forma contundente através desse massacre. BETA’s são criaturas desprovidas de sentimento, seres humanos são emocionais e perdem rapidamente o controle ao serem cercados por uma orla de inimigos. Como podemos ver com uma das personagens no episódio 02. Ou perdem o foco ao comemorarem uma vitória sobre um BETA abatido e acabam se tornando comida. A execução é primordial ao passar aquele feeling de perigo, de indefinição e urgência. Sacrifícios, combatentes experientes morrendo um após o outro e a equipe liderada pela protagonista Yui, completamente desorientada. A tecnologia humana parece inexpressiva diante dos BETA’s. Dificilmente alguém não se empolgará com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo.
Destaque para as situações de desespero quando a equipe de Yui se separa e ela começa a procurar pelas companheiras. As cenas dos BETA’s comendo as garotas só não são ainda mais maravilhosas, porque censuraram com um enorme borrão preto na tela. Uma pena. Mas as cenas ainda conseguem ter todo um sentido de horror ao vermos personagens tão fofas servindo de alimento para os BETA’s. É brutal. A sequência onde Yui se desespera diante sua colega, que pede para ser morta por ela antes de ser devorada, é dramática, intensa, nervosa e inquietante. Mas confesso que fiquei rindo.

Mas se eu ri ou não, o importante é que o enredo fez um excelente trabalho ao demonstrar o iminente fracasso humano naquela guerra e suas fragilidades. Mostra de forma extrema e quase sádica, o ideal militarista. Até aqui, Total Eclipse têm mostrado não uma história de resistência heroica contra alienígenas, mas, uma guerra trágica pela sobrevivência. Logo temos o recurso de timeskip na história e pra quem não conhece o origina, fica difícil prever o que acontecerá a seguir, mas pelo que podemos ver através de Yui, o enredo parece seguir de forma desesperançosa. Já era esperado o salto no tempo para se chegar ao ponto de narrativa do enredo onde Yui já é uma graduada. Espera-se que Total Eclipse mantenha a boa pegada.
           

Aqui nos temos morte que não nos dizem nada, mas uma boa história militar que se preze, constrói de forma eficaz seus personagens, para que suas perdas possam ser sentidas pelo espectador. O choque causado nesse episódio foi contundente e a ação de tirar o fôlego, mas são nos episódios a seguir, que o enredo deverá mostrar se Total Eclipse tem o potencial de virar uma franquia, ou se logo será esquecido, apesar do sucesso do original. E OLOKO MEU, mas, mais do nunca, levando em conta as boas críticas sobre Muv-Luv, o estúdio Satelight tem uma grande responsabilidade ai. Que não é uma história de fácil adaptação, já se mostra aparente na necessidade de um inicio filler, mas veremos se Takayuki Inagaki consegue ser um diretor melhor, do que foi em Rosario + Vampire. Ao menos, o enredo aparenta ser infinitamente superior.

Direção: Takayuki Inagaki
Roteiro: Takayuki Inagaki
Estúdio: Satelight
Episódios: 02/12

Siga o Elfen Lied Brasil no twitter @ElfenLiedBR