quinta-feira, 23 de agosto de 2012

5 Luxos & 1 Lixo: Endings Da Summer 2012


Voltando com os encerramentos, ao gosto do cliente.
Essa seção aqui não é muito justa, vocês sabem. Eu não ouço todas as aberturas e encerramentos da temporada pra poder julgar melhor e normalmente premio as daqueles animes que eu acompanho (XDDDDDDDDD). Mas, a intenção nem é ser justa, mas comentar um pouco sobre o que me chamou a atenção, positiva ou negativamente, sobre as que aqui se fazem listadas. E bem, os comentários estão sempre abertos e estou gostando bastante da participação de vocês!


Uchuu KyoudaiKokuhaku (Angela Aki)

Kokuhaku é um popzinho bem gostoso de ouvir e que acabou caindo como uma luva no encerramento de Uchuu Kyoudai – Ao menos eu, fico vidrada naquela animação em estilo SD (super deformed), com o foguetezinho todo artesanal subindo e no fim, saem de dentro dele Mutta e Hibino. Uma ótima representação sobre os sonhos de infância dos irmãos. Acho que muitos garotos aí já sonharam em subir ao espaço em foguetes de papelão! A canção fala sobre o amor e não combina muito com o tom do encerramento, mas Angela é afiadíssima e tem uma voz muito gostosa.

Começando com uma instrumentação bem calma, para então dar lugar aos ecos vocais, com violão e sintetizadores. A voz parece se misturar aos arranjos sem muito esforço e é um convite para se fazer presente no seu play quando estiver andando por aí. 



Sword Art OnlineYume Sekai (Haruka Tomatsu)

Sabe aquelas baladinhas embaladas por uma voz doce ao fundo, com versos fáceis, que te fazem fechar os olhos e se sentir flutuando enquanto murmura a letra baixinho? Então! O desempenho da cantora e atriz Haruka é fabuloso, com um timbre de voz bastante sólido. Ela já é uma figurinha famosa no meio idol, já tendo participado inclusive de HanaSaku Iroha, e aqui ela repete sua performance de dubladora e cantora. Pra quem não ligou ainda, ela faz a heroína Asuna em Sword Art Online.

Não importa se este mundo que se abriu na minha frente é apenas um sonho/Mesmo se eu continuar a vaguear vai ecoar forte no fundo do meu coração, para sempre e sempre/Eu apenas continuei procurando asas, procurando um lugar onde eu não seria ferido, mas seria bom se eu tivesse apenas alguém para proteger minhas costas. – Letras banais, simplórias, meio piegas, mas que se sobrepõe às imagens de fundo do encerramento com Kirito e Asuna harmoniosamente. Como música, o ideal é não deixar no repeat infinito, pois causa o mesmo efeito quando você come doce demais (XDDDD)!




"Qual é o problema?", disse o esquilo bebê em meu colo/ O bebê esquilo partiu da floresta, buscando o que há dentro da castanha/ Quando você faz tanto barulho na cidade, mesmo a humanidade, ocupada com sua vida diária, é capaz de notar você/estou sempre focada no que está além do futuro/ As sementes irão eventualmente florescer em flores, a festa da colheita! – As letras da vocalista e compositora Masumi Ito me lembram as clássicas do Nirvana, onde provavelmente só devem fazer sentido na cabeça de quem compôs (no caso do Kurt, muitas nem ele mesmo sabia o significado, já que as escreveu completamente intoxicado de drogas).

O arranjo musical dessa música é incrível, com uma percussão maravilhosa e a voz infantilzada da Masumi Itou (que também trabalha com o pseudônimo de Hikaru Nanase) casa perfeitamente com a melodia. Itou já é velha conhecida, tendo embalado trilhas sonoras maravilhosas como em Bungaku Shojo, Koi Kaze, e Haibane Renmei. Mas, particularmente essa música de encerramento de Jinrui tem uma sonoridade muito parecida com a de Raspberry Heave. Se você assistiu Azumanga Daioh, certamente assimilou rapidinho.

A rigor, a tradução de Yume no Naka no Watashi no Yume seria “Meus sonhos dentro de meus sonhos” e eu acredito ter pegado perfeitamente o feeling da proposta de Jinrui, da melodia, à letra. Jinrui que tem ficado cada vez mais incompreensível ao primeiro olhar e totalmente viajado. A animação do encerramento é muito bem pensada e também acredito fazer um paralelo muito foda com a letra, onde um bebê esquilo sai vagando pela cidade, ou seria dentro de seus sonhos? Uma história onde o sonho de alguém poderia preencher o sonho de outro alguém/ Isso não deve ser problema, certo?/ O desejo de esquecer é também parte de um coração verdadeiro/ Fugindo para a floresta, uma floresta de alívio. A animação mostra a Watashi despertando num universo completamente embaçado, num estado sombrio de sonho onde a partir dos seus passos adiante, várias coisas vão se formando e desintegrando logo em seguida – Um encerramento magistral que conta a história da humanidade até que esta, enfim ter chegado ao seu estado de declínio apresentado no anime – com ela derramando uma lágrima com tudo o que presenciou, pra então, se cansar e adormecer novamente.

Note que, partindo da floresta citada na letra, onde o “esquilo” que aqui é representada pela Watashi, vai descobrindo a cidade e com isso, a floresta se desintegra, a cidade se forma, pra em seguida, também se desintegrar. Em meio a tantas imagens aleatórias, temos algumas das supostas causas, como o campo de flores com crianças brincando dando lugar alegremente dando lugar a arquiteturas incríveis e grandiosas, pra logo em seguida vermos algumas capsulas de comprimidos (pra remediar a dor que sentem... dor que eles mesmos causaram?) inseridos depois de uma variedade de guloseimas. Ainda tem alguns spoilers bem significativos, que só quem já assistiu os episódios recentes (entre o 7 e o 8) e leu as impressões do blog Subete, irão enfim compreender, onde no meio de sua caminhada, Watashi simplesmente escorrega em uma casca de banana (!), então vemos o fim do mundo e ela desperta do que seria um sonho dentro de um outro sonho e adormece. GENIAL!



Joshiraku – Nippon Egao Hyakkei (Momoiro Clover Z)

Ah!!! Adoro essas meninas e atualmente estou completamente viciada no som que elas fazem. A melodia é cativante, em uma percussão ritma fabulosa. O ritmo é super positivo a performance vocal dessas gurias é fantástico e se encaixa perfeitamente no tema proposto pelo anime em questão. E olha essa animação, MEU DEUS, é uma graça! E as garotas do Momoiro conseguem ser tão maluquinhas quanto às menininhas do encerramento. O grupo havia me chamado a atenção na abertura do Piratinhas de Minissaia, e depois de ouvir o tema interpretado por elas para a nova versão de Sailor Moon, não consegui mais ficar com os pés no chão. E bem, Nippon Egao Hyakkei é viciante, conviva com isso!!! A porra toda é que ainda não lançaram a versão FULL...



Hyouka – Kimi niMatsuwaru Mystery (Satomi Satou e Ai Kayano)

VÉÉÉÉÉÉÉIIIIII, ESSE ENCERRAMENTO É FODÃN!!!!! Tem a Chitandinha, o Oreki, a Ibara e o Satoshi brincando de policia e ladrão!!! CA.RA.LHOS~! Tá,não...pera! TÔ EMPOLGADA, mas cara, quem é que teve e ideia de travestir a Chitandinha de Sherlock Holmes? E com a Ibara Dr. Watson. E os garotos como procurados da policia. Olha, esse encerramento é excelente, toda a animação que conta uma historiazinha, com os personagens em um look sensacional caminhando entre letras dá bem o tom do anime. Fora que...LOL, Chitadinha como Sherlock, a ficha não caiu até hoje, mas ficaram todos os personagens além de fofíssimos, extremamente mordíveis. A Chitanda com seus caraterísticos olhos arregalados... SHOREI!

A música conta ainda com a participação da Ai Kayano, que dubla a Ibara. Kimi ni Matsuwaru Mystery é daquelas musicas facialmente esquecíveis, e como tantas outras anisongs, eu não acho que funcione tanto fora do contexto do anime. É boa mesmo só pra quem assistiu ao anime e quer recordar.



1 Lixo

Choyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – Singin My Lu (SOUL'd OUT)

Eu acho esta música adorável, tem um ritmo gostoso e é daquelas em que você se esforça pra acompanhar o vocalista, mas enrola a língua no processo.

I'm just singin' lus, singin' las, set it loose, every la

É a única parte que eu sei cantar!

O SOUL'd OUT é um grupo de hip-hop japonês e eles misturam muito japonês com inglês, sem se enrolar como muitos músicas japas o fazem.  A versão estúdio da música repleta de remixes, teclado e sintetizadores, mas é bem calminha. Uma autêntica baladinha, mas não acho que se encaixa bem num anime como Uta-Koi e o encerramento é beeeeem padrão, com quadro negro, créditos e uma janela com alguns quadros da animação.