Voltando com os encerramentos, ao gosto do cliente.
Essa seção aqui não é muito justa, vocês sabem. Eu não ouço todas as aberturas e encerramentos da temporada pra poder julgar melhor e normalmente premio as daqueles animes que eu acompanho (XDDDDDDDDD). Mas, a intenção nem é ser justa, mas comentar um pouco sobre o que me chamou a atenção, positiva ou negativamente, sobre as que aqui se fazem listadas. E bem, os comentários estão sempre abertos e estou gostando bastante da participação de vocês!
Uchuu Kyoudai – Kokuhaku
(Angela Aki)
Kokuhaku é um popzinho bem gostoso de ouvir e que acabou
caindo como uma luva no encerramento de Uchuu Kyoudai – Ao menos eu, fico
vidrada naquela animação em estilo SD (super
deformed), com o foguetezinho todo artesanal subindo e no fim, saem de
dentro dele Mutta e Hibino. Uma ótima representação sobre os sonhos de infância
dos irmãos. Acho que muitos garotos aí já sonharam em subir ao espaço em
foguetes de papelão! A canção fala sobre o amor e não combina muito com o tom
do encerramento, mas Angela é afiadíssima e tem uma voz muito gostosa.
Começando com uma instrumentação bem calma, para então dar
lugar aos ecos vocais, com violão e sintetizadores. A voz parece se misturar
aos arranjos sem muito esforço e é um convite para se fazer presente no seu
play quando estiver andando por aí.
Sabe aquelas baladinhas embaladas por uma voz doce ao fundo,
com versos fáceis, que te fazem fechar os olhos e se sentir flutuando enquanto
murmura a letra baixinho? Então! O desempenho da cantora e atriz Haruka é fabuloso,
com um timbre de voz bastante sólido. Ela já é uma figurinha famosa no meio
idol, já tendo participado inclusive de HanaSaku
Iroha, e aqui ela repete sua performance de dubladora e cantora. Pra quem
não ligou ainda, ela faz a heroína Asuna em Sword Art Online.
Não importa se este
mundo que se abriu na minha frente é apenas um sonho/Mesmo se eu continuar a
vaguear vai ecoar forte no fundo do meu coração, para sempre e sempre/Eu apenas
continuei procurando asas, procurando um lugar onde eu não seria ferido, mas
seria bom se eu tivesse apenas alguém para proteger minhas costas. – Letras
banais, simplórias, meio piegas, mas que se sobrepõe às imagens de fundo do
encerramento com Kirito e Asuna harmoniosamente. Como música, o ideal é não deixar no repeat infinito, pois causa o mesmo efeito quando você come doce demais (XDDDD)!
Jinrui wa SuitaiShimashita – Yume no Naka no Watashi no Yume (Masumi Itou)
"Qual é o
problema?", disse o esquilo bebê em meu colo/ O bebê esquilo partiu da
floresta, buscando o que há dentro da castanha/ Quando você faz tanto barulho
na cidade, mesmo a humanidade, ocupada com sua vida diária, é capaz de notar
você/estou sempre focada no que está além do futuro/ As sementes irão eventualmente
florescer em flores, a festa da colheita! – As letras da vocalista e
compositora Masumi Ito me lembram as clássicas do Nirvana, onde provavelmente
só devem fazer sentido na cabeça de quem compôs (no caso do Kurt, muitas nem ele mesmo sabia o significado, já que as
escreveu completamente intoxicado de drogas).
O arranjo musical dessa música é incrível, com uma percussão
maravilhosa e a voz infantilzada da Masumi Itou (que também trabalha com o pseudônimo de Hikaru Nanase) casa
perfeitamente com a melodia. Itou já é velha conhecida, tendo embalado trilhas
sonoras maravilhosas como em Bungaku Shojo,
Koi Kaze, e Haibane Renmei. Mas, particularmente essa música de encerramento de
Jinrui tem uma sonoridade muito parecida com a de Raspberry Heave. Se você assistiu Azumanga Daioh, certamente assimilou rapidinho.
A rigor, a tradução de Yume no Naka no Watashi no Yume seria
“Meus sonhos dentro de meus sonhos” e eu acredito ter pegado perfeitamente o
feeling da proposta de Jinrui, da melodia, à letra. Jinrui que tem ficado cada
vez mais incompreensível ao primeiro olhar e totalmente viajado. A animação do
encerramento é muito bem pensada e também acredito fazer um paralelo muito foda
com a letra, onde um bebê esquilo sai vagando pela cidade, ou seria dentro de
seus sonhos? Uma história onde o sonho de
alguém poderia preencher o sonho de outro alguém/ Isso não deve ser problema,
certo?/ O desejo de esquecer é também parte de um coração verdadeiro/ Fugindo
para a floresta, uma floresta de alívio. A animação mostra a Watashi despertando
num universo completamente embaçado, num estado sombrio de sonho onde a partir
dos seus passos adiante, várias coisas vão se formando e desintegrando logo em
seguida – Um encerramento magistral que conta a história da humanidade até que
esta, enfim ter chegado ao seu estado de declínio apresentado no anime – com ela
derramando uma lágrima com tudo o que presenciou, pra então, se cansar e
adormecer novamente.
Note que, partindo da floresta citada na letra, onde o “esquilo”
que aqui é representada pela Watashi, vai descobrindo a cidade e com isso, a
floresta se desintegra, a cidade se forma, pra em seguida, também se desintegrar.
Em meio a tantas imagens aleatórias, temos algumas das supostas causas, como o
campo de flores com crianças brincando dando lugar alegremente dando lugar a
arquiteturas incríveis e grandiosas, pra logo em seguida vermos algumas
capsulas de comprimidos (pra remediar a
dor que sentem... dor que eles mesmos causaram?) inseridos depois de uma
variedade de guloseimas. Ainda tem alguns spoilers bem significativos, que só
quem já assistiu os episódios recentes (entre
o 7 e o 8) e leu as impressões do blog Subete,
irão enfim compreender, onde no meio de sua caminhada, Watashi simplesmente
escorrega em uma casca de banana (!),
então vemos o fim do mundo e ela desperta do que seria um sonho dentro de um
outro sonho e adormece. GENIAL!
Joshiraku – Nippon
Egao Hyakkei (Momoiro Clover Z)
Ah!!! Adoro essas meninas e atualmente estou completamente
viciada no som que elas fazem. A melodia é cativante, em uma percussão ritma
fabulosa. O ritmo é super positivo a performance vocal dessas gurias é fantástico
e se encaixa perfeitamente no tema proposto pelo anime em questão. E olha essa
animação, MEU DEUS, é uma graça! E as garotas do Momoiro conseguem ser tão
maluquinhas quanto às menininhas do encerramento. O grupo havia me chamado a
atenção na abertura do Piratinhas de Minissaia,
e depois de ouvir o tema interpretado por elas para a nova versão de Sailor Moon, não consegui mais ficar
com os pés no chão. E bem, Nippon Egao Hyakkei é viciante, conviva com isso!!!
A porra toda é que ainda não lançaram a versão FULL...
Hyouka – Kimi niMatsuwaru Mystery (Satomi Satou e Ai Kayano)
VÉÉÉÉÉÉÉIIIIII, ESSE ENCERRAMENTO É FODÃN!!!!! Tem a Chitandinha,
o Oreki, a Ibara e o Satoshi brincando de policia e ladrão!!! CA.RA.LHOS~! Tá,não...pera!
TÔ EMPOLGADA, mas cara, quem é que teve e ideia de travestir a Chitandinha de Sherlock
Holmes? E com a Ibara Dr. Watson. E os garotos como procurados da policia.
Olha, esse encerramento é excelente, toda a animação que conta uma historiazinha,
com os personagens em um look sensacional caminhando entre letras dá bem o tom
do anime. Fora que...LOL, Chitadinha como Sherlock, a ficha não caiu até hoje,
mas ficaram todos os personagens além de fofíssimos, extremamente mordíveis. A
Chitanda com seus caraterísticos olhos arregalados... SHOREI!
A música conta ainda com a participação da Ai Kayano, que
dubla a Ibara. Kimi ni Matsuwaru Mystery é daquelas musicas facialmente esquecíveis,
e como tantas outras anisongs, eu não acho que funcione tanto fora do contexto
do anime. É boa mesmo só pra quem assistiu ao anime e quer recordar.
1 Lixo
Choyaku Hyakunin Isshu: Uta Koi – Singin My Lu (SOUL'd OUT)
Eu acho esta música adorável, tem um ritmo gostoso e é
daquelas em que você se esforça pra acompanhar o vocalista, mas enrola a língua
no processo.
I'm just singin' lus, singin' las, set it loose, every la
É a única parte que eu sei cantar!
O SOUL'd OUT é um grupo de hip-hop japonês e eles misturam muito
japonês com inglês, sem se enrolar como muitos músicas japas o fazem. A versão estúdio da música repleta de remixes,
teclado e sintetizadores, mas é bem calminha. Uma autêntica baladinha, mas não
acho que se encaixa bem num anime como Uta-Koi e o encerramento é beeeeem
padrão, com quadro negro, créditos e uma janela com alguns quadros da animação.