segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Comentários: Sword Art Online #10


O episódio mais galhofa que eu assisti desde Black Rock Shooter! NÃO, PERA...

...tem aquele lá do episódio da ilha de Muv Luv: Total Eclipse.

Eu não quero voltar a repetir tudo que já comentei em posts anteriores. SAO pode ser muito inconsistente, fraco, aquele que estoura a cota de conveniências de roteiro por episódio, mas sempre teve um feeling muito bom, o que justifica bastante o seu hype. Mas, este episódio além de repetir todos os problemas já manjados, não possui feeling algum, com um amontoado de situações galhofas e muita canastrice junta.

TÁ DUVIDANDO? POSSO PROVAR! ¯\_()_/¯

- ATO 01: Jesus VS Noé

Imagina a situação, Kirito é Jesus que está peregrinando pela terra santa [SAO], encontrando pelo caminho jovens cocotin-, digo, jovens ovelhinhas e lhes livrando de todo mal. Elas, claro, começam a lhe adorar. Então, Jesus encontra Maria Madalena, a nossa Asuna [rola aquela teoria da conspiração que o vaticano escondeu que Jesus teve um caso a Madalena], que está presa na barca de Heathcliff, digo, Noé, que propõe um trato com Jesus, onde caso seja derrotado, também fará parte da barca dos selecionados, se vencer, ele pode partir para deserto com a Madalena.

BEEEELEEEEZA! Visualizem um embate entre Jesus e Noé, onde justamente Noé leva a melhor. Faz sentido? Não faz. O que eu assisti e aprendi ao longo de 10 episódios, é que Kirito é AWESOMENESSS BADASSS DO CARALHO. Aí vem um episódio, mostra que há um outro que é mais fodão que ele, mas não se preocupa em exemplificar O PORQUÊ ELE É MAIS FODA. Sei da questão de níveis, rank, e tudo aquilo, mas numa série de tv, a mecânica é muito mais importante do que dados. Com uma média de 1 minuto de duração, você simplesmente tem que aceitar [é o que o roteiro propõe] que o duelo foi vencido pela técnica. Mas, eu não vi nada, não me envolvi, não senti. AAAARRRRGGHHHH EU NÃO ESTOU JOGANDO, EU ESTOU ASSISTINDO. CADÊ A EMOSSSSAAAUM??  Heathcliff  vencer é ok, mas a execução foi tão broxante. Mesmo o duelo do episódio passado, conseguiu ser mais empolgante, embora deva dizer que este duelo foi bem coreografado.




-ATO 02: JESUS VS JUDAS

Lá vai Jesus todo de branco peregrinando pelo deserto com Judas e É AQUI QUE A BAGAÇA COMEÇA A DESPIROCAR DE VEZ e eu rindo nervosa e mordendo a minha mão.

O interessante é que eu estava totalmente apática, e aqui eu acordei. Os gritos e gesticulações de Cradil são risíveis, no nível da Soraya Montenegro gritando aos berros que a Maria do Bairro é FAVELAAAADA! Toda a sequência é incrivelmente galhofa e tosca, com um vilão incompreensivelmente despirocado. E eu já venho notando que os vilões de SAO tendem a ser assim, totalmente canastrões e caricatos, impossíveis de se levar a sério. E pior, de uma forma não intencional.

Daí que, milagrosamente, Jesus esboça uma reação, tenta tirar força do cu como se fosse um Seiya ao invocar o cosmo de Athena. No caso aqui, é Asuna. E logo entendemos para que serviu toda essa “montagem”, com ela enfim aparecendo “do nada” e mostrando uma de suas habilidades, que é velocidade.


-ATO 03: JESUS E MARIA MADALENA

Tá, né!? Imaginei “omg, agora o bicho vai pegar” e não demora 1 minuto e Asuna é encostada na parede pelo Cradil. Minha reação: *apenas um suspiro desmotivado*

..........................................


O ápice sem dúvidas é o Jesus vindo para salva-la de Judas. É aquela velha situação que você já conhece.

TÁ FÁCIL PRA NINGUÉM, HEIN ASUNA  ;________________________________;


E por fim, temos a real intenção do episódio, que é representar oficialmente Asuna e Kirito como um casal, mas o que eu vejo é Jesus ganhando como recompensa o One Piece da Madalena, em uma sequência cafona, sem clima, sem tesão, sem romantismo, tão mecânico quanto o sexo explicito que rola no capítulo 16.5 da novel. E ainda falam de 50 Tons de Cinza, com o capítulo 16.5 a solta por aí...

As únicas duas coisas que Asuna sabe fazer na história:





Conclusão

A intenção do episódio era faze um link com um conflito que deve estourar em episódios posteriores, colocar Kirito de volta nos trilhos e retomar a linearidade da história, com ele se juntando à guilda, e oficializar o relacionamento do casal principal. Mas foi tudo muito corrido, jogado, sem inspiração alguma, com uma execução mecânica que é um convite para que o espectador desligue o cérebro e sofra lavagem cerebral. Kirito emo com instrumental ao fundo soou como um drama barato, afinal, todo o seu conflito não possui peso algum na trama, não significa nada para quem está assistido, logo, essa exposição acaba soando um tanto quanto exagerada. E enfim, além de ter faltado amor neste episódio, ainda cagaram o bom casal que é Asuna e Kirito no episódio, que sim, sempre funcionaram bem juntos, apesar de que individualmente cada um não passa de um arquétipo vazio. Até pior, no caso de Asuna, pois ela é construída com um arquétipo que não é nada além de uma fachada cool que só causa discrepância para narrativa [SAUDADES SACHI].

Com 10 episódios, ainda não vi enredo algum, apenas tramas jogadas conforme conveniência do momento.  SAO se passa num mundo de fantasia, onde, pasme, o destaque é justamente o slice of life. Mas, como eu disse no post passado, enquanto estiver divertido tá valendo. Não foi o caso aqui, mas vamos ver o próximo.

Avaliação: ★ ★ ★ ★

Curta o ELBR no FaceBook