domingo, 9 de setembro de 2012

TOP 05 – Temas Musicais Marcantes


Aquele som familiar que toca quando você passa e te remete a uma cena, imagem, personagem, série de tv.

São os theme’s, os temas musicais que muitas vezes se tornam marcante por causa de uma cena ou personagem, mas neste caso aqui, peguei séries animadas que se tornaram icônicas com sua introdução/encerramento, que pode ser ouvida no lugar que for, sempre remeterá àquele desenho. E depois de ter feito anisongs que foram eternizadas por momentos, vou enumerar 05 temas imortalizaram suas séries (ou foram imortalizados por ela). E isso é quase um fenômeno, pois não acontece sempre, principalmente agora no Brasil, com a baixa das dublagens e, séries animadas vinculadas na tv aberta que não possuem mais sua abertura/encerramento completa exibida, ao menos, na maioria dos casos. 

***

Dragon Ball



Que mané DBZ, eu sou apaixonada mesmo é pela história original, recheada de aventuras, gags, humor escatológico e perversão. Sabem uma coisa triste? Este anime é da época de ouro dos animes na tv, mas eu não lembro de quase nada, eu era muito pequenininha. Só lembro da abertura “vamos conquistar, as esferas do dragão”, do Goku com rabo de macaco, a Bulma sendo aliciada por parte do elenco masculino, mestre Kame e sua tara por peitos, aquele porquinho lá (é, não quero saber o nome dele, vai ser sempre o porquinho) e a forma como eu me divertia. Mas, não tenho vontade de voltar a assistir pra recordar, já me sinto bem com as boas memórias e já me lembro até demais de DBZ e GT.

Agora, a abertura não tem nada de nostalgia. Quer dizer, TEM SIM, CARA...mãs... Quando se fala em DB, a música que vem a mente é essa aí, que marcou tanto por aqui, que qualquer nerdinho repleto de espinhas, certamente ao ouvi-la, irá relaciona-la àquele anime lá (mas eu gosto bastante de todas as aberturas da série). Com voz de Rubinho Ribeiro e composição de Mário Lúcio de Freitas (responsável também pelas adaptações musicais de Chaves, Dragon Quest/Fly o Pequeno Guerreiro, e Cavaleiros dos Zodíacos). Diante de tantas tosquices que reinou por aqui, com letras que não fazem sentido, vozes desafinadas e muita trasheira, esse é um tema bem lúcido mesmo na atualidade.

Batman: The Animated Series



Ganhador de 4 prêmios Emmy, Batman TAS foi um sucesso incrível, influenciando as animações de super heróis que viriam a seguir, com seu visual sombrio, armas de fogo não estilizadas, com uma arte toda cool com um character designer simples, mas que dava o tom para a paleta de cores em tons escuros e marrons, em uma animação de altíssimo nível, sem recorrer ao famigerado 3D. E não posso deixar de citar aquela Gotham City inspirada nos Anos 50, com veículos belissimamente desenhados e um look com bastante sobretudos e chapéus, e vestidos charmosos, até ousados. Sou fangirl mesmo, pois foi o primeiro a retratar o lado mais legal do homem morcego, e muito se deve aos quadrinhos clássicos do Frank Miller e dos criticados filmes do Tim Burton (que eu adoro, só pela tosquice).

Mas eu queria comentar é o sensacional arranjo sonoro que a série possui, com uma dúzia de compositores que renderam excelentes críticas (inclusive, em 2012 foi lançado o Batman: The Animated Series - Original Soundtrack)ao lado musical da animação. Danny Elfman foi o cara que compôs o tema de abertura e encerramento, que sem dúvidas acabou se tornando um marco no imaginário de qualquer fã de entretenimento, sendo reconhecido facilmente como sendo AQUELA MÚSICA LÁ DO DESENHO DO BATMAN. O arranjo é muito rico, com orquestra, corda, trompete, címbalo, e flauta base. É sem dúvida um dos melhores temas para TV, quase um “Tubarão” de John Williams dos desenhos (guardada as devidas proporções).

- Neon Genesis Evangelion (abertura)



Tá aí uma abertura icônica, de um anime icônico, com um tema musical icônico. Impressionante que mesmo com um tema não adaptado para a versão brasileira, este ainda conseguiu se tornar marcante entre qualquer um que seja ao menos um pouquinho nerd e curta assistir desenhos animado. Será pela força da série em si ou por sua composição? Eu diria que ambos. Evangelion consegue pegar um arranjo musical, e inseri-las em cenas, muitas vezes que se contradizem com o som, mas que exalam exatamente o que o personagem em cena está sentindo.

A Cruel Angel’s These, na voz de Yoko Takahashi, possui diversos arranjos, que passam um feeling distinto. De uma sensação de liberdade, a uma peça sombria, mas a marcante mesmo é a sua ironicamente e sarcasticamente versão otimista de abertura, com seu coro, teclado, percussão e saxofones. Tão lendária quanto o anime.

The Simpsons



O QUÊÊÊÊÊÊÊÊ????? Vai dizer que não?  E sim, novamente um tema de abertura feito pelo compositor Danny Elfman, em 1989. O tema é tão marcante que ao longo de todos esses anos de exibição, com diversas aberturas diferentes, a música se mantém, mesmo com rearranjos. É quase o que aquele da grande família representa para nós [tem dias que chego da faculdade e a tv do quarto dos meus pais está: TCHAMTCHAMTCHAM TCHAM, ESSA FAMÍLIA É MUITO UNIDA]. Com vocal, percussão, trompetes, trombones, saxofones, flauta, sopros e outros metais, é um tema bem light, mas, mais rico em harmonia do que parece, longe dos sintetizadores que se tornaram tendência em aberturas. E uma das mais conhecidas da história da tv americana.

- Neon Genesis Evangelion (encerramento)



Caaaara, Fly me to the moon é um patrimônio da humanidade musical com tantas regravações e rearranjos. Sério, é um erro associa-la exclusivamente à Evangelion, originalmente é uma canção datada de 1954, escrita por Bart Howard, sendo cantada em cabarés, ganhou diversas interpretações, mas foi o velho e genial Frank Sinatra (a versão dele é maravilhosa e com um jazz que te faz delirar, merece ser ouvida) que a difundiu. Mas, desculpe, não é dos pilotos americanos de quem eu me lembro, nem de jazz, mas da Rei Ayanami no encerramento de EVA. Que bosta, né? Mas eu sei que não estou sozinha!

Recentemente teve este tema executado na novela das 18h da Globo, e ao escutá-la, adivinhem a primeira imagem que me vem a mente? E eu gosto bastante da versão de EVA, tem um toque MPB que eu curto, com um Bossa Techno meets música clássica, e suas versões cantadas pelas dubladoras das personagens (na verdade eu prefiro a versão da Claire).

***
Curta o Elfen LiedBrasil no FaceBoock e concorra a um pacote de jujubas.