segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Comentários: Robotics;Notes #05 – Apocalipse


O planeta terra está perigo!

Eu sei que estou correndo o risco de vocês quererem me crucificar, porque essa imagem é um FUCKING spoiler (Mentira. Eu não sei, mas imagino que aquele robô gigante vai desempenhar um papel crucial no desfecho)! Mas, poxa, depois das revelações desde episódio, não ficou um pouco obvio a ligação existente (mesmo que não saibamos como acontece) entre diversos pontos distintos desse enredo e o papel de cada um dentro do enredo? Robôs. Realidade Avançada (AR). Anemone SS (a doença dos protagonistas). Comitê dos 300. Jaxa/NASA. Crossover com personagens chaves de Chaos;Head e Steins;Gate. A forma como R;N se interliga e parece fechar uma trilogia com as séries anteriores.

Vamos a um rápido resumo dos episódios.

Kai estava curioso com relação à estranha garota que ele viu no final do episódio passado, e então ouve Junna comentar sobre estranhas aparições de uma garota misteriosa. Mais tarde, ele ouve novamente a voz estranha através de ondas magnéticas, e acabando encontrando Airi numa sala abandonada da escola através do seu PokeCon. Ela se revela uma app Iru-O (em 2019 os dispositivos chamados PokeCons substituíram os telefones celulares e smartphones. Todos esses dispositivos possuem um aplicativo chamado Iru-O, pré-instalado em todos os sistemas, que atua como uma ferramenta de AR), e que estava tentando entrar em contato com ele durante 8 anos, sem sucesso. Airi mostra à Kai um arquivo oculto, contendo um registro de Kou Kimijima, prevendo gigantescas erupções solares que poderiam ocorrer nos anos seguintes.


A partir dessas informações, podemos supor que o Kai irá usar a Airi para descobrir os documentos secretos que estão escondidos na ilha (bem, isso está na sinopse da série), deixados pelo Kou Kimijima, e este será sem dúvidas o que irá movimentar todo o enredo e interligar todas as subtramas que parecem tão distintas.

Airi diz que foi ativada em 2008, o ano em que o Illuminati (aka Comitê dos 300) começaram a jogar merda no ventilador, e a própria parece ser a mesma tecnologia presente em Chaos;Head, com os eventos da New Genes Incident. Kimijima, pelo que tudo indica, está morto, ele basicamente é um atual Jonh Titor da história. E se ele é o Jonh Titor, que sabia demais, e provavelmente por isso fora morto, a NASA que parece está escondendo algo relacionado às descobertas dele (ou seja, os incidentes climáticos que ele previu), seria a atual SERN.

O que torna tudo deliciosamente confuso, é como isso se relaciona aos incidentes de anos atrás que culminou nas habilidades especiais de Aki e Kai, o papel do Comitê dos 300 nisso tudo e por que estão de olho em Kai. Também está bem mais obvio a partir deste ponto que não apenas a irmã da Aki, a Mizaki, mas a Mizuka também está envolvida em toda essa cama de gato. Resta saber, até onde. Agora, mais do que antes, estou bem curiosa em descobrir qual será o papel de certos personagens das histórias anteriores, desempenharão aqui.

Mas levando em conta que toda essa história parece já ter sido bolada desde o início da série ponto e vírgula, com influencias diretas em Chaos;Head e citações em Steins;Gate, eu não duvidaria que em R;N tivéssemos o fim de um ciclo, com os Illuminati querendo provocar o “fim do mundo” e criar uma distopia, que é o que eles vem tentando há certo tempo. E R;N é uma história sobre “Salvar o Mundo”, até por isso todo esse feeling de shounen-like, tão diferente das séries anteriores.

Sim, temos aqui uma atmosfera de suspense, e como já comentei, é um suspense muito mais conspiratório do que paranoico. Neste episódio tivemos atmosfera permeada por certa tensão, foi intrigante, mas longe de ser algo claustrofóbico, com direto a momentos leves e divertidos. Sem dúvidas o melhor episódio até aqui, onde quase tudo funcionou perfeitamente bem, e a construção de enredo estava solido. As transições entre a climática cotidiana e monótona, com os momentos onde a história se torna mais séria, ficaram ótimas.


A sequência onde assumimos a perspectiva de Kai, em que ele sai procurando por Airi foi sem dúvidas um dos melhores momentos do episódio, onde o som ambiente, sem BGM nenhuma ao fundo dá um clima envolvente de apreensão. Inclusive a cena onde Airi aparece e desaparece rapidamente no PokeCon, na sala abandonada, me lembrou Fatal Frame (viciada). As transições de cor, para alertar sobre o disturbio teve um trabalho de arte muito bom. Cores azuis foram usados para contrastar a realidade e a lembrança do ocorrido no passado.. Será que tem algo a ver com universos paralelos? Lembra que ainda temos em R;N a questão dos números divergentes, herdados de Steins;Gate. Passado e futuro são algo comum na premissa do "ponto e virgula", e geralmente séries que lidam com isso, usam cores como um elemento de identificação.

Porém a iluminação não estava no mesmo nível, e faltou faro da direção para fazer melhor uso da perspectiva e enquadramentos, que seria crucial para valorizar ainda mais o roteiro. Muitos eventos foram mostrados de uma forma que não teve graça nenhuma, quando poderiam ser muito mais atrativos na forma como o espectador recebe a mensagem. Aquela imagem da baleia morta foi podre de pobre, ela nem parecia fazer parte do cenário. Mas bem, episódio estava num nível climático muito bom, acentuando bem o tom mais grave do episódio com uma paleta de cores predominantemente escura.


Agora, me deixem dar uns surtinhos com relação à Aki e o Kai. WOW, que bonitinho ela toda enciumada do Kai. E LOL, não imaginava que eles tivessem tanto intimidade assim. Verdade que eles parecem irmãos, MÃS... O Kai vem que agradando cada vez mais, estou adorando ele, mas é claro que ainda não chega aos pés de inesquecível Gilgamesh tesão. Mas ele e Aki tem chances de bater Oreki e Chitandinha como OTP (casal favorito) do ano. A atitude dele diante da Aki foi simplesmente fabulosa, e ainda provocou ela. Agora, KAUUUAAAIIII DEXUU NÉÉÉÉ foi a Junna Daitoku. Que vontade de apertar e morder!!! OMOCHIKAERI!!! Por algum motivo ela me lembrou a Azu-Nyan, de Keion.

Já sei! Ambas são as mascotinhas de suas histórias. São moreninhas. Dão vontade de usar como chaveirinhos.A Junna é adorável, com seu comportamento quieto e fechado, guardando tudo pra si, mas às vezes se esquece e fica confortável na situação. Bom, certamente tá aí um pareô duro para a Aki e a Frau; Já que aparentemente a Airi só irá aparecer através da Realidade Avançada. Que coisa né? Tinha certeza que ela seria tangível.

Uma coisa a se destacar, é que ao contrário de Steins;Gate e mesmo Chaos;Head, em Robotics;Notes não há rotas onde seja possível o protagonista terminar com a as outras garotas da história. Isso mesmo, ele não se envolve com nenhuma delas, e a relação deles não chega a ultrapassar a amizade. Cada garota tem sua rota, definidas como fases, que revelam mais sobre elas, embora seja uma história linear. Enfim, estou comentando porque esse episódio deu uma impressão de harém, e Kai é todinho da Aki. HHHNNNGGGGG


O papel do robô gigante? Sei lá, imagine que com todos esses desastres naturais, e esse possível colapso solar que ameaçará a existência humana (do Japão), talvez ele seja usado para socar para longe uma possível ameaça. TÁ, NÃO. Eu realmente espero que não.

Avaliação: