sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Comentários: PSYCHO-PASS #18 – Promessas Escritas na Água


Um momento de paz antes da tempestade.

Espera... Paz?

Eu diria um momento de tranquilidade, porque paz definitivamente não houve. Impressionante como mesmo quando Shougo não aparece em cena, o fantasma dele continua ressoando por toda a trama, afligindo e assombrando à todos os personagens, direta ou indiretamente. Este foi um episódio bem baixo astral, algo como o mensageiro da morte. O fato é que o clima de carinho e despedida que caiu sobre os Enforcers prenuncia que este episódio de transição trará uma mudança de perspectiva na narrativa sem retorno. Velho Masaoka dando talvez aquele que seja o último conselho sábio ao seu filho que se vê completamente imobilizado nas teias do Síbila. O flerte carinhoso entre Shion e Kougami não foi uma tensão sexual, soando mais como uma declaração de carinho e admiração por parte da loira gostosa – Ela sabia das intenções de Kougami, acentuando a sutileza daquele dialogo que revela mais do que aparenta, inclusive no “acho que não fazíamos o tipo um do outro”, evidenciando estar ciente que a moça joga para o outro lado. Ou ao menos foi a impressão que ficou. Parece que há um carinho sincero entre ambos.

Fechando com a emocional despedida de Kougami com Akane. Naquele momento eu também senti o peito apertar e os olhos ficarem cheio d´água (“...Baka”). Neste momento me vem à mente que o Urobuchi não tem uma visão lá tão doce quanto ao amor e faz questão de transmitir isso em suas obras. Para ele, é como se o amor só levasse à algo trágico, uma visão muito lovecraftiana, no qual ele se inspira. E nesta despedida agridoce de KouKane, se abre o caminho para aquilo que vemos na OP, que agora parece ficar mais claro; Como se Akane tivesse que optar entre Shougo e Kougami, entre sua ideologia e uma nova visão de justiça. Talvez a manutenção ou não do Síbila, no fim fique nas mãos de Akane. E para mim, este é o momento decisivo para Akane como personagem. Normalmente se amadurece muito mais com a dor e longe de Kougami, sua presença em cena pode se tornar mais forte.


Eu URREEEEEEI com a perspicácia dela em usar a seu favor o estudo teórico que aprendera, colocando a velha Kasei no bolso usando a própria lei. A velha naja ficou se mordendo HAHAHAHAHAA! TOMA!!! Essa sequência teve uma tensão incrível, se tornando empática, afinal, alguém conseguiu não sentir nadinha de nada ali? Ódio, apreensão, nervoso, indignação, aquele momento tenso onde paramos de raciocinar por algumas frações de segundo e absorve toda a atmosfera como se tudo ao seu redor desaparecesse e você estivesse inserido dentro daquela cena. Eu realmente não esperava por essa mudança súbita AGORA, mas deveria ter imaginado, o episódio sugeriu o tempo todo por uma direção que buscava romper com a zona de conforto dos personagens.  É vibrante quando um enredo vai progredindo de uma forma que fica difícil apontar seguramente o que virá a seguir. Claro, tempos uma ideia vaga, visualizamos possibilidades, a partir deste ponto PP abre caminho para muitas especulações quanto ao seu desfecho e isso me deixa agoniada ao perceber que há diversas pontas soltas ainda.

E por falar em pontas soltas, pelo questionamento de Kougami e a aparição da velha Kasei num espaço de tempo muito rápido, realmente o Touma morreu e levou consigo aquele corpo, que certamente será restaurado. A teoria de alguns com relação à várias cérebros usarem o corpo ao mesmo tempo não poderia estar correta, porque 01) O mesmo Touma diz que eles se revezam, 02) para todos os cérebros usarem o mesmo corpo em sincronia, não precisaria de Kasei estar continuamente conectada ao Síbia? Uma coisa é ela poder controlar as Dominators por ondas eletromagnéticas, outra é o controle remoto do corpo de Kasei pelo Síbila sem qualquer conexão direta, 03) Como Touma afirma, cada um no controle do corpo dispõe de certa autonomia, 04) O próprio Touma só consegue sincronia com o Síbila através de uma conexão neural, como dar à entender no episódio 13,  05) olhando para Senguji, é fácil deduzir que a ciência no mundo de PP não está avançada a este ponto (os cyborgs nem ao menos possuem capacidade física para um duelo corporal), caso contrário incidentes como no episódio 15 envolvendo o Drone seriam facilmente evitados, e por fim, é aceitável que com 47 cérebros que não estão sendo utilizados no Síbila, haja corpos de cyborgs  para efetuar backup.


Isto também explica o motivo da Kasei v2 continuar exigindo a captura de Shougo com vida, mesmo ele sabendo demais e podendo colocar em risco o segredo do Síbila. Olhando por este aspecto, o lógico seria que ela desse ordem para eliminação imediata. Provavelmente essa Kasei não está ciente do conhecimento de Shougo acerca do Síbila, já que Touma levou essa informação para o além, antes mesmo que pudesse soar um alerta. Consequentemente também traz uma validação acerca dela ter forçado a barra para a eliminação letal de Kougami, levando em conta que o gatinho é uma pedra no sapato que pode ser descartado a qualquer momento, ao contrário de Shougo. Fora que, essencialmente, essas pessoas que governam o avatar chamado Kasei, estão longe de serem pessoas honradas, pelo contrário.

O @qwertybr me questionou ontem com relação à vilanização nas atitudes de Kasei, mas essa não é a essência dos assintomáticos (fora a Akane)? Até mesmo Shougo, que não se coloca como um vilão maniqueísta se trata é vilanizado em suas atitudes. Claro, a atitude de Kasei frente à Kougami é manipuladamente truculenta, até mesmo conscientemente forçado se você pensar que...NÃÃÃO, Kougami não precisava ser morto para que ficasse fora do caminho. Conscientemente por quê? Por que isso irá trazer à tona diversos conflitos que irá levar ao clímax do enredo, e o primeiro já começou com a partida de Kougami, e no próximo as ações tomadas aqui irão se tornar mais latentes.

Não é a escrita mais fina, mas esperamos que as reações a seguir justifiquem-na.


Depois e vários episódios seguidamente densos, absorventes e impactantes, essa parada foi bem vinda e com um desenvolvimento bacana que o torna indispensável para os eventos futuros. Novamente a trilha sonora dá o tom, apesar de eu achar que repetiram demais  Inochi no Arikata em diversas cenas, quando poderiam ter variado. “grief”, a BMG equivalente usada em Fate/Zero, sempre tinha boa variação do mesmo arranjo. A dinâmica entre os personagens continua envolvente e a prova é este próprio episódio, que se conduz basicamente em interações.

Algo que eu percebi e gostei bastante foi a narrativa introspectiva; aqui nos é permitido olhar para o interior de cada personagem e sentirmos suas angustias. Ginoza que tem se mostrado cada vez mais humanizado. Está sendo angustiante o ver sendo imprensado contra a parede a todo instante, e sentindo-se com os braços e as mãos atadas, mesmo desconfiando que há algo de muito errado nisto tudo. Parece internamente se debatendo entre querer acreditar e se deixar levar pela lógica apontada pelas evidências. Também é refrescante ver o companheirismo de Masaoka para com ele, sempre por perto, demonstrando seu carinho com sutilezas. O conselho que ele dá a Ginoza, me lembrou a estratégia eficaz de Squera em Shinsekai Yori, de se esgueirar e agir conforme a situação, para alcançar o objetivo final. Esse velho é foda!

E a Akane? Eu realmente adorei a exposição não literal com que o Urobuchi a trabalha aqui. Ela está mais experiente, no entanto ainda mantêm a mesma ingenuidade alinhada ao seu caráter idealista de quem nasceu filha do Síbila, cresceu em torno de uma família super protetora e aparentemente tradicional. Ideologia que a fez permanecer nessa profissão. Sei que muitos queriam ver uma badass em cena (bom, já temos o Shougo que protagoniza sequências eletrizantes), já eu estou degustando essa construção proposta pelo Urobuchi e curiosa pra ver qual o ponto onde ele quer chegar.


Quando Kougami diz “Não se sente frustrada”, faz parecer que o Urobuchi realmente está ciente da reação do publico. A exposição não literal está em diálogos como este, ou “Parece que ela já se acostumou a usar a Dominator, não?” e Shion responde “...quando novatos sem experiência se tornam fortes rapidamente, é tranquilizante por um lado, mas é um pouco triste também (...)”. Como disse mais acima, a dor é o caminho mais rápido para o amadurecimento. Já Kougami tem na bagagem a experiência que falta à Akane, não tem nada a perder, e não acredita numa terceira opção de justiça num sociedade governada pelo Síbila. Do seu ponto de vista, Shougo é a grande ameaça. Isso causa uma apreensão ainda maior em nós, que já estamos cientes da verdadeira ameaça. Se o dialogo de Kougami com Shion ganha uma tonalidade triste, pessimista, o encontro com Masaoka foi um espelho. É como se ambos pudessem se refletir um no outro. O enquadramento na Dominator seguido da entrega das chaves para Kougami, sem Masaoka precisar dizer do que se tratava, ficou esplendido. Uma sequência que traz diversas nuances, Masaoka também se voltou contra essa nova ideia de justiça e se vê mais como cão de caça, do que realmente detetive.

Com ideais tão conflitantes, a separação de Akane então se desenha no horizonte, agora ambos estão em lados opostos. Kougami já não acredita mais na justiça do Síbila, enquanto Akane ainda se mantém na ideia de que há uma alternativa melhor para se alcançar o mesmo objetivo. Quase um Kiritsugu e Saber. Essa despedida terna e ao mesmo tempo dolorosa e sem esperanças parece indicar um desfecho melancólico e trágico.

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook!

Dica de Leitura:

-QUALIDADE: O Melhor do Pior da Animação Japonesa (Argama)

***




>Difícil estava de levar a sério algumas cenas, uma mais QUALITY que a outra. Felizmente não tive nenhum choque quando fui assistir, uma vez que diretor Shiotani Naoyoshi já havia pedido desculpas pela [falta de] qualidade do anime. A animação estava no nível de sempre e num episódio parado como este, qualquer inconsistência mais bizarra ficou restrito à alguns momentos, principalmente perto do final, onde os movimentos se mostram inconsistentes e sem muita fluidez. Ainda que isto é algo comum já em PP, prejudicando até algumas sequências em que a lógica seria a ação com a direção optando por imagens paradas ou planos distantes, este episódio conseguiu se superar HAHAHAHAHA TÁ FODS!

Isto com certeza é motivado pela estrutura da produção, que com a terceirização dos serviços e poucos profissionais enfrentam prazos apertadíssimos. Imagina a cara do Naoyoshi recebendo o episódio neste estado, rs. Sem contar o character designer da Amano, muito bonito, mas que na hora de desenhar deve tomar um tempinho. As inconsistências são visíveis em vários episódios, rs. Recentemente Girls und Panzer e Madoka Mágica passaram por problemas similares e tiveram suas exibições originais remanejadas. Só que casos assim geralmente só são possíveis se não tiver mesmo condições de exibição, afinal, tempo em horário de tv custa caro e seus calendários de exibição são apertados e planejados com bastante antecedência. Se este episódio de PP não fosse exibido, só veríamos ele daqui há alguns meses e partiríamos para o 19, sem ter visto o 18. Se fosse o episódio final, provavelmente Naoyoshi optaria por esta solução para refazê-lo. Nenhum diretor gosta de passar por situações assim, preferindo a opção mais árdua. Bom, ao menos as vendas de PP estão muito boas, principalmente para o padrão NoitaminA. 


> E como se pode notar, houve uma pequenas alterações na OP a partir deste episódio, o desenho ficou mais estilizado, com as cores ganhando uma tonalidade mais intensa. O que me chamou a atenção mesmo foram essas peças de quebra cabeça sobrepostas especificamente em Akane e Shougo. Os 2 principais assintomáticos da história. O que significa? Como o preto está predominando e fechando a imagem, apagando-os, imagino se isto terá consequências vitais. OMFG!!!-- E há outras alterações, e eu não faço ideia o que querem dizer.

 

> Aqui a cor ao fundo agora é vermelha, emulada do livro de Shougo, referente ao comunismo. Pensando em tudo o que aconteceu neste episódio, para o Síbila, Shougo e Kougami agora são a mesma face da mesma moeda.


> E se a ideia dessa imagem estiver correta, o Kougami morre. Nooooo >_<



> ASKDASJKGSFKPAOKD erro primário de continuidade, mas que acontece com mais frequência do que se imagina! Nem o técnico Kyoto Animation escapou desses erros.


> "Eles usaram uma aeronave para transportá-lo ao invés de um camburão. Além disso, apenas Drones estavam a bordo junto com ele. Nada sobre este caso é normal” -- Hahahaha não mesmo! Ainda bem que o Kougami no assunto. Estou achando hilariante a hipocrisia de Kasei responsabilizando Ginoza por tudo, só faltou ela dizer "a culpa do Shougo-kun ter escapado é sua. Por que você não previu isso?" AKOSDAPSDKAODDS FUUUUUCK.


>Feeeelllsss/ CRYING RIVERS! T__T As promessas de Kougami foram levadas pela correnteza, querida Akane. Essa deve ter sido sua primeira experiência romântica, então que sirva de lições, os homens adoram escrever promessas na água. Fica esperta!!!