quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Top Flop: Os Piores Animes de 2012 – Parte 01


Vamos falar de algumas decepções do ano de 2012...



É muito difícil não cometer injustiças neste tipo de postagem, por isso optei por uma lista muito mais pessoal do que técnica, com impressões pessoais e sem grandes pretensões. Aliás, não tirando o "pretenções", todo post já não é a partir da minha visão pessoal? Oras, claro que sim hehehe.

Todos os animes presentes receberam (ou estão propensas, no caso de Robotics;Notes) uma avaliação abaixo de 05/10. Resolvi dividir o post porque acabou ficando maior do que imaginava inicialmente. Eu acabo sempre me deixando levar em divagações e meio que me diverto com isso.

***

Estúdio: A-1 Pictures
Status: Completo. 25 episódios.


Simbolicamente empatados no nono lugar; Another e o amado e odiado SAO. Acredito ser um empate justo, levando em conta que ambos são indiscutivelmente... err... ruins, mas com diversos fanservices que tornam a obra divertida para os fãs de cada gênero. Criticar ou levantar os pontos positivos de SAO à essa altura é chover no molhado. O tempo tratará de dar o veredito final, mas estou convicta que estamos diante de mais um daqueles cultuados clássicos marginais que alguns fazem questão de não entender o motivo de tanto sucesso. É inconcebível dar uma critica positiva diante de uma escrita tão amadora e com remendos que teimam ficar em evidência. A produção do estúdio A-1Pictures, novo queridinho do público convencional, é só mais uma gota no copo transbordante. Mas os fãs podem tecer boas críticas, evidenciar o aspecto que considerar mais conveniente. Ser fã é uma dádiva e pode sem culpa deixar o coração falar mais alto. Eu até faria isto, mas apesar de não ter nenhum sentimento negativo quanto à obra, sou tão indiferente à SAO, quanto à Crepúsculo. E verdade seja dita, são duas obras que representam o sonho molhado de cada gênero, se me permitem a generalização.


09) Another

Status: Completo. 12 de 12 assistidos
Estúdio: P.A. Works


Cercado de expectativas (algumas muito negativas), o terror do PA Works fez sucesso entre os ditos normalfags – Sim, o mesmo público que compartilha imagens de Yuno AMOR yandere num culto messiânico à uma falsa ideia de amor (sim, porque passar essa impressão sempre foi a intenção  do Sakae Esuno), são os mesmos que compartilham a imagem da cena do guarda chuva de Another – Que virou meme. Estou apenas apontando fatos, não posso criticar pois faço parte da mesma turma que não dispensa um liquido vermelho.

Mas convenhamos que Another está mais para horror do que para suspense, e como mistério a série chega a ser ofensiva aos neurônios de quem assistiu. Tem os seus momentos, claro, contudo o que ficará marcado é a mudança súbita no tom da narrativa, que para a critica é um fator negativo, e para mim um alivio; De um suspense pouco envolvente e mal desenvolvido, Another ficou muito mais divertido quando o autor tacou o foda-se e foi matando um personagem atrás do outro, com algumas mortes bem criativas. Parecia aquelas novelas que vão mal no Ibope e então o autor apela para as velhas e infalíveis formulas que mexem com a audiência: Mortes seriais e o suspense de “quem será o próximo?”. É divertido e possui umas das sequências mais bizarras/ insanas dos animes em 2012 (que é quando brota umavelha assassina desequilibrada do rabo de alguém e saí matando geral desde alunos à professores, enlouquecidamente. Eu ainda hoje me cago de rir daquela merda trash), só não é bom. Mas foda-se, bora reunir uma galera aí pra assistir com uma pipoca do lado?



Status: 17 episódios assistidos e seguindo...
Estúdio: Production I.G.


Se enquadra no mesmo caso de SnS, em que o resultado final acaba se sobrepondo aos pontos altos da história. Neste caso, não importa qual seja o final, o desfecho já o arruinou num nível que nem mesmo a experiência da obra completa se torna tão positiva. Muitos comparam e esperam de R;N algo que ele nunca vai e nem se propôs a ser: Steins;Gate – O que de certo é bem injusto. Ainda assim as expectativas são compreensíveis, afinal de contas essa história se passa no mesmo universo da série anterior. Estamos diante de mais um caso de mal planejamento de franquia e acredito que se os produtores pudessem voltar no tempo por meio de um micro-ondas, fariam diferente. Não estou julgando R;N por ele não ter suprido qualquer expectativa, mas porque sua composição e desenvolvimento são ruins. Já esperava que não fosse uma série muito além da média porque a recepção do original é horrível, só não imaginava que tudo fosse descarrilhar dessa forma em sua segunda metade. 

Apesar que eu tenho meus motivos particulares pra considerar R;N extremamente válido, duhuhuhu~ Sim, a Frau é uma personagem tão FODA KICK ASS que a trama pode estar uma desgraça, que já valeria só por sua aparição. Acham que estou exagerando? Até acredito que a 5pb. deveria reutilizar ela novamente!!! Uma dobradinha entre ela e Daru seria impecável!



Status: Completo, 26 de 26 episódios assistidos
Estúdio: Asread


Cercado de expectativas (algumas muito negativas), o mangá de Sakae Esuno já gozava de um sucesso incrível para algo que nunca recebera qualquer adaptação para outra mídia. O anime já era esperado há tempos e com o anuncio do fim do mangá, a série ganhou um OVA piloto de 8 minutos em 2010 referente à alguns eventos do primeiro volume, deixando parte dos fãs frustrados.

Como diz o ditado, nada é tão ruim que não possa ficar ainda pior – E em 2012 a adaptação veio MÃÃÃÃSSSS... Mirai Nikki é um caso curioso, afinal a adaptação é fidelíssima, só que fidelidade não é sinônimo de qualidade. O diretor fez um copypaste bem safado, com uma direção mecânica e pouca [ou nenhuma] originalidade. De vez em quando ainda aparecia umas angulações diferentes das vistas nas páginas do mangá e algumas mudanças no texto que no fim das contas sempre dava no mesmo, mas a zica era tão grande que as escolhas sempre se mostravam as piores possíveis.

Falando propriamente do anime, o feeling e o impacto de tensão atmosférica são inexistentes. O que para um triller, é morte por injeção letal na certa. Fracassou nas vendas, no entanto fez o maior sucesso entre os ocidentais que adoram uma mistura insana de sociopatia e derramamento de sangue, ao contrário dos otakus japoneses. LOL~  Então eu diria que ao menos no que se refere à nós, Mirai Nikki cumpriu seu papel como adaptação, impulsionando o interesse por seu mangá. Graças à popularidade, atualmente está sendo lançado no Brasil pela JBC. Só tenho a agradecer ao anime. E não se enganem, o dorama e mais um spin-off do mangá que surgirá este ano, certamente foi o que puxaram a adaptação em anime. Vender acima da média, nunca foi o objetivo.



Status: Completo, 24 de 24 episódios bravamente assistidos
Estúdio: J.C. Staff


O tempo não parece ter sido generoso para com SnS, que é um daqueles novos “clássicos” marginais que permeiam os anos 2000. Também faz parte daquela leva de animes do estúdio do J.C. Staff que quando você está iniciando neste pântano de otakices, invariavelmente tende a começar por eles. É uma regra que todo otaku desinformado no começo sempre assiste alguns dos clássicos deste estúdio. E comigo não foi diferente, e foi nessa onda que acabei pegando SnS. Se arrependimento matasse eu já estava estorricada, e como eu não queria que o tempo que gastei assistindo as duas temporadas desse anime fossem em vão, coloquei a terceira temporada na bagagem.

Na verdade  SnS tem suas qualidades, logo nutri boas expectativas quanto à parte final, com a esperança que pudesse apagar a má impressão que a segunda temporada deixou em mim. Foi curioso a baixa repercussão dessa temporada, que passou praticamente despercebida. Pouxa, anos atrás a série estava na boca dos otakus. No entanto, assistindo, é fácil perceber que talvez o J.C. Staff tenha demorado demais com essa adaptação. O fato é que a série se mostra melancolicamente envelhecida, sua narrativa é enfadonha e a produção e adaptação do J.C. Staff só agrava este aspecto. Há uma conspiração seguido de uma guerrilha acontecendo ao fundo que ao invés de epicidade, emana apatia. Quanto ao enredo, decepcionante. Sinceramente, fiquei chateada ao acompanhar 3 temporadas, OVA’s e especiais, receber de volta um desfecho tão fraco e mal conduzido. Definitivamente, SnS não é uma saga aconselhável, fique atento aos amigos que te indicarem! O percurso tem seus pontos altos e momentos divertidos, a evolução dos personagens é admirável, mas faltou força em suas motivações. 

***


Posts Relacionados: