quarta-feira, 3 de abril de 2013

Saint ☆ Young Men: O Cotidiano de Dois Homens Santos


“E se Deus fosse um de nós? Apenas um desajeitado como um de nós. Apenas um estranho no ônibus. Tentando fazer seu caminho de casa. Se Deus tivesse um rosto, com o que seria parecido?”

Quando eu tinha uns 09 anos, eu adorava sentar em frente à MTV e ficar assistindo clips musicais. Era divertido, mesmo que a música invariavelmente não me dissesse nada. Numa dessas, ouvi One of Us da Joan Osborne pela primeira vez. E de certa forma ficou marcado porque do meu lado estava o vizinho que era minha paixãozinha platônica, e ele começou a me contar uma pressuposta história por trás dessa música, de que a Joan realmente havia encontrado com Jesus num estado de quase morte. Nunca fui atrás pra procurar saber, mas a letra fala sobre isso; “se você desse de cara com ele e toda a sua glória? O que você perguntaria, se você pudesse fazer apenas uma pergunta?”.

Já pensou uma versão materializada do Rei Midas, que transformava tudo o que tocava em ouro? Imagina a geniosa Afrodite no meio de nós, ela seria uma mulher de muitos amantes? A garota de programa mais requisitada da agência, enlouquecendo figuras politicas? Ou essas divindades seriam apenas meros humanos relaxados em seu apartamento alugado com as contas vencendo uma a uma, como Buda e Jesus em Saint Young Men (originalmente Saint Oniisan)?

Jesus Cristo e Siddhartha Gautama (Buda), fundadores do cristianismo e do budismo, trabalharam initerruptamente para o bem da humanidade durante centenas de anos, salvaram o planeta do caos durante a transição do ano 2000 e como as leis divinas não dão direito à carteira assinada e férias remuneradas, obviamente eles acabaram adoecendo. Sendo obrigados a tirarem férias forçadas, o local escolhido é a terra, mais precisamente Tóquio.



Saint Oniisan é uma comédia gag full-throtle extremamente absurda e hilariante da mesma autora do louco Arakawa Under the Bridge (que também recebeu adaptação em anime, pelo Shaft). Tá certo que comédia é algo muito subjetivo, mas Saint Oniisan tem um humor refinado e ao mesmo tempo despirocado, que fala sobre coisas tão cotidianas que é difícil não se identificar e rir nervosamente enquanto assente com a cabeça – Poucas vezes eu ri tanto lendo um mangá (eu sou bem chata com comédias. Este e Yankee-kun to Megane-chan são os únicos mangás do gênero gag que leio e choro de rir).

Hikaru Nakamura fez um brilhante trabalho de pesquisa e adaptação dos conceitos místicos e das divindades, tornando a série muito assertiva com relação a fatos do cristianismo e budismo.   O melhor exemplo é como ela representa Jesus e Buda. Na fé cristã, Jesus nasceu como um homem humano, juntamente da divindade, para perdoar os pecados da humanidade. E o Jesus da Nakamura é incrivelmente humano (uma característica que você irá notar, e que é muito comum em séries humor e biografias/dramas, é a forma como o artista maximiza os pontos de destaque de cada figura que representa, ou simplesmente os inverte. Tudo se torna maior e mais grave) e um pouco despreocupado, se parecendo mais com um ícone de glam-rock vestindo camisetas com slogans.





Jesus tem um apelo mais jovem, dificuldade de controlar seu hábito de comprar coisas, enquanto Buda o repreende por não poupar o dinheiro do aluguel (Buda representa a sabedoria, afinal de contas, então é o mais maduro aqui). Jesus também é dono de blog (!) de relativo sucesso na internet. Sim, ele é blogueiro e passa o dia praticando o blogging. Ele analisa novelas (os doramas japoneses), comentando os episódios assim que são lançados na internet. Ele é muito amado na internet e conhecido por ser amável com todos os seus leitores (ele diz que é uma técnica usada por blogueiros, que respondem os comentários de todos que postam no seu blog, incentivando os a comentarem mais e mais – HUEHUEHUE Parece tão verídico. NHAM NHAM desculpem por não sair respondendo os comentários de todos, mas eu leio tudo, continuem comentando u_ú), até mesmo com Judas Iscariotes. A dependência de Jesus para blogs pode ser explicada logicamente pelo fato de ser uma manifestação de que historicamente ele estar sempre rodeado de seguidores e ser popular.





Jesus e seus probleminhas com milagres. MORRI HUEHUEHEUEHUE -- essa foi fácil de pegar né? Essa é uma das passagens mais emblemáticas da Bíblia. 

Buda, por outro lado, é representado como mais sério e a figura mais madura da dupla, por toda a sua história de peregrinação e desprendimento mundano para alcançar a sabedoria. Ele sempre demonstra tristeza pelas pessoas o retratarem em estátuas e ídolos pequenos. Certa vez ele murmura deprimido “Eu deveria ter proibido imagens de escultura”.

Nakamura as veze transforma sua sabedoria em tolice e ingenuidade, com Jesus sendo o mais safo da dupla. Fiel à doutrina budista, Buda está sempre repreendendo Jesus pelo seu desleixo e luxúria, gastando os subsídios em coisas supérfluas HUEHUEHUEHUEHEUHEU PQP.

A série é repleta de referências culturais, místicas e religiosas. Se você for um completo ignorante no que tange à religiosidade cristã e budista, muito do impacto do humor acaba se perdendo, afinal, como você vai achar graça de uma tiração de sarro de algo que nem tem conhecimento? Vai passar batido e é isso ai. Por exemplo, há uma sequência (inclusa no primeiro OVA), onde os animais querem se sacrificar porque Buda e Jesus estão morrendo de fome. A história real de Buda tem inicio justamente nesta icônica passagem.

Nakamura tem um senso de atenção aos detalhes e técnica narrativa tão apurada que o turismo de Jesus e Buda por Tóquio é algo capaz de tocar a qualquer um que tenha o mínimo de conhecimento religioso (ah, vá, mesmo em lares ateístas, é difícil não ter conhecimento acerca de preceitos bíblicos, principalmente) e vive uma vida repleta de infortúnios. Comparativamente à Arakawa under the bridge, Saint Oniisan é muito mais acessível ao grande publico, e seu mangá publicado desde 2006 nas páginas da revista seinen, Morning Two da Kodansha, é uma grande sucesso de crítica e de vendas no Japão. Claro que diversos prêmios como “Short Work Prize” e “Tezuka Osamu Cultural Prizes”, acabam elevando o seu status, mas não se trata de propaganda enganosa, realmente se trata de uma série classuda.

Acontece que mesmo Saint Oniisan sendo mais acessível que a obra anterior da autora, sua temática assusta os conservadores. Mas o que ela faz com um tema tão espinhoso como este, é de fazer arquear as sombrancelhas. Estamos diante de uma excelente artista, e as vendas expressivas para um mangá como esse, fazem justiça ao seu talento.

Essa velha é os diabo, muito zica!!! KOPSODKAPDOKAD

Assim como os sitcons americanos, Nakamura visa com essa obra, tecer uma sátira à costumes culturais dos habitantes do arquipélago, utilizando dois dos maiores expoentes religiosos inseridos naquele cotidiano mundano para criar diversas situações absurdas, deixando a série com um diferencial bem atrativo, além das criticas acabarem sendo mais suavizadas com um humor leve que o dos sitcons americanos. Oiisan caminha em trilhos muito tradicionais.

Saint Oniisan ganhou 2 OVAS de 26 minutos recentemente (o primeiro já foi comercializado juntamente do último volume do mangá que saiu, o oitavo) e um longa metragem que está para ser lançado nos cinemas japonês no próximo mês. A produção do estúdio A-1 Pictures, mesmo que econômica, artisticamente está deslumbrante. As linhas mais grossas na animação e o visual hiper color, se assemelha muito ao estio visual da série em mangá. Fora que a animação estilizada e com o bom uso do CG, que é usado discretamente, fazendo o 2D se sobressair, é um charme à parte. Mas o que rouba a atenção, são as atuações dos dubladores, que já soariam cômicos apenas com suas entonações. Destaque para a veterna Reiko Suzuki, que faz a vizinha chata. Em tempos onde tudo parece muito repetitivo, Saint Oniisan é um sopro bem refrescante, pena que o filme demorará pra chegar por essas bandas. 

Avaliação: ★ ★ ★ ★
Ano: 2007
Volumes: 08
Adaptação: OVA, 2 volumes
Estúdio: A-1 Pictures
Ano: 2013
Diretor: Noriko Takao

Onda baixar: Dollars (a versão deles ficou incrível)



Jesus quando está muito feliz, sua coroa de espinhos floresce, e a careca de Buda brilha quando ele fica diante de situações de muito virtuosismo