sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

[Especial] 10 anos de Elfen Lied Brasil!

Nós conseguimos! Todos nós \=^_^=/


Hoje é um dia muito especial. Parece que foi ontem que comemoramos 5 anos. Em 28 de fevereiro de 2010 nasceu este querido espaço que me tomaria 10 anos. Uma década de produção textual, de amizades inesquecíveis e, principalmente, de muita diversão no processo. Este singelo espaço virtual batizado em homenagem ao anime Elfen Lied, que carrega as paixões de suas fundadoras: gore e nudez.
(não só delas, minhas paixões também)
      Fundado pela Vic, que com avatar da Bulma imediatamente me chamou atenção (kkk), e pela Beta Roberta que foi a responsável por alavancar o blog de uma maneira astronômica. A Vic teve a iniciativa de fundar “a bagaça” (como elas diziam), mas naquele mesmo ano entramos eu (Crítico Nippon) e a Beta, e a fundadora se afastou nos deixando na condução do barco. Entramos praticamente ao mesmo tempo, e este tempo voou. Em seguida, a Natinha se juntou e o trio se estabeleceu. Sempre foi harmonioso e leve ao lado dessas duas.
        Aos leitores mais antigos, devem lembrar desta época de ouro do ELBR. A Betinha chegava a fazer postagens semanais (meu deus) de inúmeros animes. Inclusive, anos depois, até me convenceu a fazer com ela sobre Shingeki no Kyojin (kkk que caixa de Pandora que ela abriu, lembram?). Sempre me incentivando, querendo que eu aparecesse tanto quanto ela, tentando despertar o melhor em mim. Que líder, gente. Que líder.
     Claro que é fácil pensar nessa época com saudosismo e de maneira incrivelmente colorida e alegre. Éramos tão pequenos, eu recém tinha feito 18 anos, ela tinha 15. Porém, a Beta era um sucesso absoluto no Twitter. Era impressionante o carisma daquela menina. Jamais foi arrogante e irônica como eu fui. E certamente por isso ela prosperou muito mais do que eu (mas falaremos disso na segunda parte “O momento atual do ELBR”). E agora, estou aqui, com quase 30 anos (QUASE), inúmeras responsabilidades novas (a Natt também está lotada), o que reduz muito o nosso tempo. Nosso interesse. Nosso deslumbramento com desenhos animados. Aos 15 anos é fácil gostar de animes “infantis” e “adultos” (desculpa, vocês entenderam), a gama de possibilidades é infinita. Agora, uma década mais velho, reduz muito (MUITO) o número de obras que cativam minha atenção até o final.
        Ah, mas estou desviando de um assunto importante...
        A pergunta que não quer calar, e a Beta Roberta? O que aconteceu?
       Recebi essa pergunta várias vezes por DM no Twitter  e em nossa página no Facebook ao longo dos últimos anos. E a resposta mais simples, honesta e direta: não sei.
Seu último contato público no Twitter foi em outubro de 2017. E antes disso, ela já tinha ficado um tempo ausente. Não me importo de expor algumas coisas, superficialmente, pois a Beta expôs isso tudo em sua conta: ela foi internada em função de uma doença chamada depressão (e uma série de problemas que advém disso). Ela falava publicamente o quanto as redes sociais contribuíam para lhe fazer mal, e percebia que era importante ficar afastada. Alguns meses depois, ela teve um breve retorno e falou sobre isso. E sumiu de novo. Como eu falei antes sobre sua espontaneidade e carisma, sabemos que a depressão se disfarça muito bem nesses semblantes. Exemplos de famosos não faltam.
Eu tentei ligar para o celular dos seus pais (sim, ela tinha me passado), e nenhum resultado. Já trocamos cartas, porém na época em que ela sumiu, já havia se mudado de endereço há tempos, daí não adiantaria mais. Enchemos ela de DM e nada. De e-mails e nada. Enfim, eu confesso ter medo de pensar muito a respeito. Escrever sobre isso agora não está sendo fácil. Estou me formando em Psicologia, sou voluntário no CVV (Centro de Valorização da Vida), sei como as pessoas acabam com suas vidas num impulso. Não porque querem morrer, mas porque querem parar de sofrer. E uma depressão grave como a da minha querida amiga, tinha todo o risco disso acontecer. Talvez ela não quisesse ser internada de novo e decidiu colocar um fim nisso. Eu não sei. São suposições sombrias de alguém que já estudou muito sobre. Ou talvez ela só tenha tido a força de vontade suficiente de largar todas essas redes sem olhar pra trás. Mas isso pode ser muito otimismo da minha parte.
De qualquer forma, seu penúltimo tweet de todos foi citando eu e a Natt publicamente. “Oi, Pedro e Natt, estou viva e voltando.”
Espero que esteja, Betinha. Espero que esteja. 




O momento atual do Elfen Lied Brasil:

        O blog diminuiu muito seu público nos últimos anos. Há três fatores essenciais pra isso. Em primeiro lugar, as duas vezes em que mudamos de endereço. Nem todos acompanhavam nossa página via facebook ou Twitter, alguns leitores só acompanhavam o site. O antigo endereço, no caso. E esse endereço simplesmente sumiu. Quem ficou sabendo dos novos endereços foram aqueles que se prezam em nos acompanhar nas demais mídias sociais. Isso certamente abalou muito nosso alcance.
        Neste ponto, eu queria salientar a importância da Nattinha neste período. Muito mais segura que eu nesta empreitada, não sei o que teria sido de mim nessa zona de DUAS mudanças de endereço sem ela. Este último endereço de blog foi ela quem recuperou. Os comentários foi ela quem recuperou. Ajeitar o layout da página, o post em destaque, o Padrim ali no canto, o banner de 10 anos, isso é tudo ela! Eu sou um zero à esquerda com programação ou qualquer coisa parecida, e ela realmente me ajudou muito nesta época turbulenta.
Bom, voltando. O segundo fator, óbvio: a minha adorável, digo, terrível personalidade. Eu, Crítico Nippon, funcionava melhor como um monstrinho de estimação ao lado de uma jovem e carismática moça como a Beta Roberta. Ela interagia com o público como ninguém. Como eu jamais conseguirei e não consigo. Quando o monstrinho assume o trono (o tão sonhado Reino do Crítico Nippon, como alguns acompanhavam via Twitter) o público pode ter receio de se aproximar e ser mordido. Afinal, eles vinham visitar a moça querida e adorável, não o ser horrendo que servia de cão de guarda.


Mas mais que isso, e aí vem o terceiro fator: eu não dou a mínima pros bastidores dos animes e mangás. Não gravo nome de autor, estúdio, dubladores, nada. Alguma coisa mínima eu conheço, óbvio, mas não como a Beta Roberta ou a Natt. Não como os amigos dela, de sites parceiros nossos, que conseguem debater fartamente a indústria japonesa de animações. Eu não sei o nome do estúdio que pegou fogo ano passado pra escrever aqui no post (eu poderia buscar no google, mas não o farei). Há alguns anos, lembro que vários de vocês gostavam de discutir espessura das folhas dos mangás das editoras brasileiras. Eu jamais me presei em discutir isso e achava uma bobagem tremenda.
Hoje eu entendo o interesse de vocês, pois sou assim com filmes. Como vocês podem ver nos meus listões de final de ano. Tenho um conhecimento razoável na 7ª Arte, e isso me falta muito em animes e mangás. Se um estúdio de cinema pegasse fogo, eu certamente me envolveria na discussão. Consigo me colocar no lugar de vocês discutindo página de mangás, pois eu discuto streaming X cinema; discuto 3D; a razão de aspecto de um filme; enfim, detalhes que para os não cinéfilos são irrelevantes, mas eu curto. E não sou assim com a indústria do meu blog, a de animes e mangás. E obviamente isso tem um grande impacto negativo sobre o ELBR.


          Então é isso, resumindo: o endereço do site mudou várias vezes e ele é governado por um ser das trevas sem carisma que não se importa com os pormenores da indústria.  
          E mais! Eu também sempre fui muito distante da rede de blogs brasileiros mais antigos do gênero. Inclusive tive que ir pesquisar agora pra ter certeza (alguns lembrei de cabeça, não todos): Netoin, Portal Genki Dama, Chuva de Nankin, Gyabbo, Mais de Oito Mil, Nave Bebop... Enfim, é bem provável que esqueci vários ou que citei os que não eram pra citar. Mas são contatos que, na minha cabeça, sempre foram “os amigos da Beta Roberta”. Ela que seguia eles e interagia com eles. Não eu. Alguns nomes interagi no passado, como o Carlírio do Netoin, sempre muito gentil e prestativo. Mas são exceções, e a culpa é toda minha, eu não tenho qualquer ilusão quanto a isso. Desde que me lembro de estar no Twitter, só sigo entre em torno de 40 pessoas. Acho horrível não conseguir acompanhar o feed, sinto uma poluição visual, dor de cabeça, estresse. Portanto prefiro seguir poucos, mas seguir direito, realmente ler aqueles que sigo. E isso acaba me limitando, sim, mas me traz uma certa paz e segurança também.
        Mas então o que alguém que não conversa com as pessoas do meio e não se interessa pelos pormenores da indústria está fazendo aqui, pelo amor de deus? Simples: eu amo escrever e amo o produto final desta indústria, os animes e mangás. Eu amo ler críticas cinematográficas, faço isso desde os meus 15 anos, amo assistir vídeos do gênero, de diversos países, inclusive. Até fiz os dois cursos de crítica do Pablo Villaça (o que não faz, de maneira alguma, com que eu siga sua visão cegamente). Espero conseguir trazer algo a mais no que eu escrevo, talvez nem sempre consigo, mas há algumas críticas que tenho certo orgulho. Por exemplo: Princesa Kaguya, A Inteireza de Avatar, Sangatsu no Lion, Houseki no Kuni.
      Continuo firme e forte nesta empreitada do blog pois acho que tenho algo a contribuir àqueles que ainda me leem. Algo que não seja somente resumir a trama e ficar discutindo ela superficialmente, quem lutou com quem, ou que poder foi usado, ou quem é mais legal e bonito. Eu amo me aprofundar e isso era algo que eu e a Beta Roberta tínhamos muito em comum.


Pra encerrar...


Além deste post principal, quero fazer algo mais nesta data tão importante. Sabe-se lá se chegaremos a comemorar 15 ou 20 anos, né? Então os padrinhos que contribuem conosco há algum tempo irão receber recompensas mais bacanas, incluindo a trilogia Cidade das Trevas do Crítico Nippon. Mas se você não pode contribuir, por qualquer motivo que seja, faremos um grande sorteio tal qual aqueles feitos alguns anos atrás e que sempre foram um sucesso. Todo mundo poderá participar. É muito fácil de participar, pode ler as regras dos sorteios anteriores, será basicamente tão fácil quanto.
E gostaria de agradecer de todo coração aos nossos padrinhos e madrinhas, tanto os ativos quanto aqueles que já foram no passado, por confiarem tanto assim na gente, por seguirem firme conosco e fazerem essa demonstração tão carinhosa de que seguem junto e apreciam o que fazemos. Nosso muito obrigado MESMO!
Aliás, o post do Padrim está ATUALIZADO, agora sem a Beta Roberta (eu e a Natt conversamos sobre), com as vantagens atualizada, tudo. Então se você quiser colaborar conosco, será muito bem-vindo e ainda ganhará as recompensas deste ano de aniversário! ;)
E à você, leitorx, que esteve presente nesta nossa história, nestes 10 anos, que comentava ou que ainda comenta, que visualiza e lê os textos mesmo que quietinho em silêncio (eu tenho os números de visualizações, eu sei que vocês estão por aí!). Agradeço àqueles que fizeram parte da época de ouro do site, aos “amigos da Beta Roberta” que tornaram sempre tudo mais divertido e empolgante, mesmo eu estando no meio de vocês mais calado e afastado, certamente vocês fizeram a diferença. Agradeço aos que nos acompanham no facebook, atualmente temos quase 11 mil seguidores, que estão sempre curtindo e comentando e compartilhando, vocês são lembrados, galerinha. E ao povo do Twitter, por compartilhar e favoritar os nossos textos sempre que saem novos.
Todos vocês fazem isso ser gratificante até hoje. Muito obrigado.

E uma última homenagem à Beta Roberta, vamos lá:

Ela sabia que eu só estava no blog pelo dinheiro. Embora eu não saiba a

que pornografia ela se refere...

Oh... talvez essas pornografias. Mas sempre foi em prol de visualizações pro blog!

Hey, depois ela quer falar de mim! Olha o vocabulário dessa moça!

Bom, mas deu de putaria, a gente também era meigo mandando cartinhas s2 

Eu disse deu de putaria!! Bom, mas isso é pra vocês verem como eu sempre tive liberdade infinita neste lugar <3
Tanta liberdade que eu até largava bait no antigo chat e ia embora dando risada. E a Betinha entendia tudo. E não me demitia!
Ela realmente sabia que eu era terrível nos comentários. Mas eu melhorei, gente, sou super bonzinho hoje, juro, voltem!
Ela plagiava meus textos e eu nem podia demiti-la, onde já se viu isso

Um pouco eu acho que ela se orgulhava de mim, no longo período de transição ela demonstrou bastante ^^

A dor nas costas não é de ver anime torto na cadeira, é de carregar essa bagaça por uma década!

Eu acho que isso é bem óbvio, né, todo mundo sabe

S2


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados, então pode demorar alguns minutos até serem aprovados. Deixe seu comentário, ele é um importante feedback.