segunda-feira, 1 de julho de 2013

Comentários: Suisei no Gargantia #13 – Lenda do Planeta Verdejante


Na espera de doujins safadinhos com as lulas.

Este foi um final muito romântico, eu diria. Adequadamente romântico. Suisei no Gargantia nestes últimos episódios se distanciou abruptamente do espirito inicial da série e essa falta de um melhor aprofundamento, não só em Ledo como nos principais personagens, prejudica bastante a entrega emocional e o impacto que estes sentimentos poderiam ter gerado. Mas apesar de clichê, é um final satisfatório que deixou meu coraçãozinho contente. Suisei no Gargatia, afinal de contas, sempre foi muito genérico e pipoquinha, então é um final para lá de adequado. Até mesmo toda essa ação e correria se adequa bem com o que vimos nos últimos episódios e com a direção proposta no primeiro.

O que faz deste um episódio sólido é sem dúvidas – apesar dos pesares – ter se mantido fiel no final às suas origens. Honestamente, não esperava menos de um episódio escrito diretamente por Urobuchi. Como ele disse, o primeiro e o último são os mais importantes, pois definem a história. Ele não é bom com enredos movido por Character Development, mas é ótimo em estabelecer um link do interior de seus personagens com o público. Assim, você entende suas motivações, compactua ou não com suas ações e modo de pensar e pode até se emociona com suas entregas e sacrifícios. E este episódio traz muito disso, embora com um peso bem menor que normalmente.


Chamber foi tão humano, que sinceramente, eu abri um sorrisão e fiquei tão surpresa como Ledo. Striker fez aquilo que estávamos esperando há tempos, ao assumir o controle da missão original, na incapacidade do piloto leva-la adiante. Poderíamos olhar pelo ângulo da máquina superando o homem, sobrepondo-o, como HAL 9000 em 2001: Uma Odisseia no Espaço (1968), uma critica sobre os males do avanço tecnológico e a ambição do homem (Butcher disse dias antes da estreia que seria uma história coming of age, choque cultural etc, tudo sob a camada de um menino confuso com o mundo adulto, algo até então, totalmente desconhecido. Mas, sejamos honestos, os efeitos deste discurso na história é mínimo, como podemos ver na forma como os eventos são dirigidos até este desfecho), é sobre o homem redescobrindo a sua humanidade. O que é interessante, enquanto o clássico filme de Stanley Kubrick narra a epopeia da evolução do homem, de primata à Homo sapiens que em algum momento se corrompe e volta ao útero, também dá pra fazer um paralelo com o mundo deste anime. Seus extremos avanços tecnológicos os permitiram explorar o espaço e evoluir cientificamente, mas esta evolução fez com que perdessem sua humanidade e voltassem a ser primatas, disputando território (em Odisseia no Espaço, a parte onde os macacos brigam com os outros pela posse da poça d’água depois de terem contato com os monólitos pretos é bem representativa a este respeito) no espaço. Um lugar que originalmente não é seu por natureza. O retorno do homem (de Ledo) à terra, representa um retorno à humanidade perdida.

Gargantia é como se fosse uma versão animada para este argumento escrito por Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke, deeeeee que a cura para a sua loucura frente à descobertas fantásticas, é o retorno à suas origens (como o homem no final do filme, voltando ao ventre). Com o desfecho final e o equilíbrio entre homem e natureza restaurado, vemos uma utópica representação do homem vivendo em paz por ter abdicado de um avanço tecnológico do qual não estava ainda pronto para utilizar, de descobertas que ainda não estava pronto para lidar. Pinion perde o “castelo” do seu irmão, Ledo perde Chamber e precisa aprender a lidar com tudo ao seu redor sozinho (a parte em que ele chega com aquele item resgatado das profundezas eu achei bem forte, no sentido de que agora ele precisa contar com o que tem em mãos para abrir a “caixa preta”, assim como ele encontrando uma forma de se comunicar com as lulas, sem qualquer blindagem que o proteja de um possível ataque, mostra os laços reafirmados entre homem e natureza); estes dois elementos representavam a ambição do homem, a perda deles é simbólico ao entendimento de Ledo sobre humanidade. É uma metáfora referente à fúria dos deuses, que destruíam em diversas mitologias a humanidade, quando esta chegou a um nível insuportável de conflitos, gerada pelo avanço do conhecimento. A saída encontrada é a do botão de reset, que abre as portas da represa do mundo. Aquele mundo que descobrimos nesses últimos episódios de Gargantia havia chegado à um ponto insustentável e foi submerso, espantando todos aqueles que o feriam. Essa é a lenda do planeta verdejante, que agora reina pacificamente e impõe os poucos que sobraram daquela humanidade, a se redescobrirem ao viver num ambiente que exige muito de seu esforço físico.

Para Ledo viver essa realidade, ele precisou abrir mão de Chamber. Idem para Pinion.  O que é bem a música que Gen Urobuchi sempre toca em todas as suas obras: não há conquistas sem sacrifícios. Não há.


Retornando ao ponto de raciocínio anterior, eu não penso como Chamber, não acho que Striker estivesse danificada, mas apenas seguindo a ideologia de seu mestre. Assim como Chamber também seguiu a de Ledo. Não tenho dúvidas de que Kugel também iria até as últimas consequências para demover Ledo de ficar em prol de Gargantia. Eu acho que naquela solidão do espaço, as cabines era o mais próximo de laços fraternais que os pilotos tiveram. As inteligências artificiais presentes em cada uma delas sincronizam de acordo com a vontade do piloto, desde que não entre em conflito com os interesses da Aliança. Porém, distante daquele ideal, perderam sua base de sustentação e seguem o protocolo de quem os dirige. Chamber se sente perdido, tal qual o seu piloto, buscando compreender os significados daquele novo mundo e descobrindo um novo ideal de vida; enquanto Striker não teve por onde descobrir quaisquer coisas além, afinal, Kugel sempre foi mais duro que Ledo e ter tentado de fato doutrinar aquela gente, mostra o quão resoluto sempre esteve. Natural que não houvesse por onde Striker questionar nada do que Chamber a propõe. Para ela não havia nada além do que a vontade e a ideologia do seu piloto. Seria estranho se não fosse assim, afinal. Se fosse Ledo a morrer, penso que Chamber seria facilmente domesticado por Gargantia, justamente pela experiência que teve levado pela falta de definição do seu piloto. O tempo que esteve em Gargantia é curto, mas o suficiente para ter o deixado muito mais mole.

O diálogo final de Chamber é o que melhor reflete isto. Ele pode compreender através da hesitação de Ledo, qual era a sua vontade. Este é o aspecto que mais gosto, porque, olhando friamente, suas ações são justificáveis e de acordo para com uma inteligência artificial; mas há certo romantismo também. A forma como é colocado, Chamber figura como um irmão, no sentido de companheirismo. Então se você quiser, pode por um ângulo bem romântico também sem que isso quebre o sentido lógico. Chamber se sacrificou para que seu amigo pudesse continuar a viver e desfrutar, finalmente, de tudo o que a vida tem para oferecer. Dores, frustrações, limitações, momentos de felicidade, interação, e acima de tudo, a liberdade. Ele agora está por si e escreverá a própria história. Com muitos erros, também acertos, mas como um ser humano, não uma máquina (o regime ao qual vivera trata seus soldados como simples máquinas, como já discutimos anteriormente).

Eu gostei bastante deste final, ao todo é uma série cheia de problemas e que não recomendaria para ninguém, mas valeu acompanhar.  Penso que é realmente uma pena não ter tido mais tempo para aquele mundo. É o tipo de história com um mundo que pede uns 39 episódios para se desenvolver adequadamente. Agora ficamos na espera dos OVA’s. Se tiverem um conteúdo complementar a este final, seria muito meu agrado, principalmente centrado em Amy e Ledo. Essa relação deixou a dever. Também poderia ser algo que revele mais da interação deles com as lulas. Enfim, Gargantia deveria ter sido uma história sobre o Chamber; o Sugita Tomokazu arrasou como a voz robótica do robô preto churrasqueira, uma das melhores interpretações do ano. 

Avaliação: ★ ★ ★ ★ ★
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-WAAAHHHHHHH~ Se me convidar pra ir ver o pôr do sol em Gargantia, eu até aceitaria. DAT SMILE!!


- O lance com a chave foi melhor do que eu esperava. Uffa! Já estava imaginando Gargantia se transformando num Gundam. Eles guardarem para situações inevitáveis tal arma, evidência ainda mais a utopia que é Gargantia - onde mesmo o piratas, são moloides - e a natureza da série; valorização da natureza humana, o equilíbrio, a paz.


-A animação QUALITY de vocês ai.


-Esse quadro com a Bellows ficou ótimo, ela é muito linda!


-Não sou tão fã da Lukkage, mas estes últimos episódios ela estava bem legal. Mas não é isso que eu quero falo, e sim do character designer dela que tem um traçado ocidental e mais detalhado. Essa boca aí ficou ótimo.



- AAAAAAAMOOOOOOORE! Ela disse "amore" heuhuehuehueehuhuehue. Fui pega completamente de surpresa, não esperava uma declaração tão aberta assim, embora já havia percebido sua quedinha por Pinion. Aliás, ela mandou ver! É isso aí garota, tem homens que se não falar firme, gostam de ficar se achando ~gostosos~demais!!!!


-Ó as piratas do prazer. A Lukkage também tinha seu harém, né? A forma como eles viviam não parece ser muito diferente da de Gargantia, algo mais fraternal. Ah, não entendi muito esse lance de escravas, mas também, esses piratas nunca fizeram muito sentido mesmo.




-Pinion já era um perdedor de sorte por ter uma Bellows na sua cola, agora ele tem 2 gostosas e 1 loli no harém. Esses gatos de rua não têm mesmo salvação.


-Eu jurava que eles iam se beijar! A narrativa dá a entender que agora eles estão juntos. Sim, juntos dessa forma aí mesmo... fufufufu~ ^_^

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