terça-feira, 18 de março de 2014

Soundtrack: Kill la Kill

Yay, que tal alguns comentários leigos sobre a trilha sonora de Kill la Kill? Let's go!
Hiroyuki Sawano está na ativa desde 2006 como compositor de trilha sonora, mas só começou a destacar na área recentemente, com o ótimo desempenho que teve em Guilty Crown, de 2011 – dizem que a trilha sonora é a única coisa que salva no anime, que também marca a primeira parceria entre ele e o estilo singular de direção de Tetsuro Araki; e eu acho que os dois combinam perfeitamente, é tipo Akiyuki Shinbo e NisiOisin. Ouvindo seu trabalho em Blue Exorcist, Shingeki no Kyojin e Kill la Kill é fácil perceber em como ele tem facilidade em se sobressair em obras que possuem uma direção agressiva, extravagante... awesome! Não por acaso, seu trabalhos mais ovacionados foram em três séries que cumprem esses requisitos: Guilty Crown, Shingeki no Kyojin e Kill la Kill. São obras em que suas composições acompanham o ritmo acelerado do enredo e dizem muito sobre seus personagens e tramas. Em Shingeki mesmo, suas peças foram fundamentais para uma melhor imersão nas sequências dramatizadas por Araki, evocando um clima épico e de batalha.

Falando de Kill la Kill, sua soundtrack era tão esperada que muitos se decepcionaram um pouco por ter ficado aquém da anterior, mas ainda que se comparada a de Shingeki esta seja naturalmente menor, também tem seus ótimos momentos e músicas que são indissociáveis à muitas sequências e personagens do anime. Aliás, o primeiro cour do anime, que foi a parte mais explosiva e com sequências elevadas a níveis sem igual de exageros cênicos, sempre que a música tocava ao fundo eu sentia dentro de mim uma excitação muito grande, de querer fazer parte do que estava acontecendo, e gritar; aquele feeling bem de torcida mesmo. Principalmente nas vezes em que Ryuuko dava a volta por cima, pronta para esmagar os adversários com sua tesoura vermelha, e então começava a tocar Before My Body Is Dry ao fundo.

Before My Body Is Dry é uma das peças mais tocadas e uma de minhas preferidas, especialmente nas partes em que David Whitaker entra com versos de rap, contrapondo Mika Kobayashi. Há uma tendência (que na verdade é algo que já se faz desde meados dos anos 80 e que os japoneses parecem adorar – vide esse clip musical do anime Psycho Diver) de intercalar trechos de músicas com rap vocal que muitos não gostam, e vi bastante gente reclamando disso nesta música. O que particularmente eu acho uma bobagem, a composição ficou ótima e o timing propiciou uma boa integração entre as duas vozes. Sawano que já tinha feito muitas misturas de ritmos regionais integrados em Shingeki no Kyojin, aqui promove uma agradável mistura entre rock e elementos de música eletrônica. A faixa de rap é só a cereja do bolo, mas que faz a diferença (em tempo: David Whitaker já trabalhou com Sawano em Guilty Crown, FINAL FANTASY XIII-2 e Blue Exorcist The Movie, também promovendo o encontro do rock com o eletrônico). O casamento poligâmico entre rock, eletrônico e rap é uma das inventividades mais bacanas e que já me fez pirar muito com Linkin Park por ai.

Há algo de energizante no timbre forte e afiado da Kobayashi cantando com riffs de guitarra ao fundo sendo contrapostos com sintetizadores. Na medida em que a música caminha para o seu fim, a intensidade sonora vai se elevando e então só abrir a boca e gritar DON'T LOSE YOUR WAYYYYYYYYY!!! *sente arrepios na espinha*

De tão awesomeness, virou meme no youtube, confira.

Nessa soundtrack, uma de suas qualidades mais notáveis está em como cada música diz muito sobre cada personagem que representa ou determinada interação, e essa uniformidade se mantém até o fim – apesar das muitas miscelâneas dos arranjos, que é bom por dar diversidade ao albúm, tematicamente todas respeitam o espirito da série intacto, seja em vibração ou no seus raros momentos de introspecção. Se Before My Body Is Dry fala belamente da interação entre Ryuuko e Senketsu, além dos sentimentos contidos dentro dela (veja a letra), Gorilla Jaru reflete o aspecto militarista da série, e consequentemente, Lady Satsuki, do alto de sua glória, autoridade e grandiosidade. É uma musica toda pomposa, usada como tema introdutório. O que gosto mesmo dela é em como consegue se metamorfosear, indo a extremos opostos, sem perder o fio condutor. Sou apaixonada especialmente pelos instrumentos metálicos de sopro em meio à pegada rocker. Em certa altura, entra uma gaita de foles, para no ato seguinte a música reiniciar com o solo de uma banda sinfônica, e então vai alternando entre tempos. Acho lindo demais. Essa é um dos motivos de baixar a soundtrack do anime, porque nele ela só aparece no modo introdutório.

Inuka Saru é mó vibe de balada, se você fechar os olhos, consegue até sentir as luzes piscando, o chão tremendo no dunts dunts. Percussão, sons eletrônicos, elementos de música árabe, tempos suspensos; essa música é a síntese do Sawano como músico, e se divide em duas partes, com a primeira e mais agressiva sendo usada nas cenas que envolve Inumuta e Aikuro; e a segunda metade com Sanageyama. Musicalmente, a acho deliciosa, mas é um das que menos ouço.

E, finalmente... Blumenkranz! Caralhos, essa música me deixa tonta. Seu título é ‘Coroa de Flores’ e se adequa bem à personagem que a reflete, Ragyo. O tom de coral percorre grande parte da música, como que saudando um grande general, há elegância na forma como as notas são empregadas e o timbre suave da Cyua consegue evidenciar bem a natureza melancólica da melodia. Essa música é um pouco complexa, porque embora evoque a majestade e elegância de Ragyo, intimamente ela reflete a sua relação com Satsuki – fato evidenciado por ser tocada ao fundo sempre que as duas estão contracenando; classicamente com Ragyo sempre em primeiro plano e Satsuki em segundo; com esta lançando olhares vagos para sua mãe, ora os desviando para que não se encontrem. A letra fala dos sentimentos de Satsuki, no que parece ser uma resposta à sua mãe no modo como se relacionam. Dessa forma, para mim essa é uma música muito mais da Satsuki do que da Ragyo. “Eu quero ser mais forte/ Porque o nosso mundo é muito cruel/ É aconselhável remover flores murchas/ O que você quer de mim?/ Eu goste ou não, eu tenho que seguir hostil/ Eu não sou livre deste mundo”. É uma letra triste, e a melodia lhe faz justiça, me faz pensar na Satsuki sendo obrigada a abrir mão de sua infância e vida para seguir os ideais de sua mãe, e depois ainda tendo que a enfrentar. Veja a letra.

Ad la Lib é uma introdução melancólica e instrumental para a melodramática I want to know, tema depressivo da Ryuuko. Então, você sabe, ela foi tocada ao extremo na série, porque entrar em modo depressivo foi a tônica da Ryuuko na segunda parte do anime. Mas eu não consigo ficar indiferente. A garota foi criada sem nenhum afeto familiar, não sabe o que é ter amigos, quem a ame. Mantida longe do pai, cresceu em instituições. Como se não fosse pouco, perde seu único parente, que apesar das diferenças, amava e era seu único laço familiar. Depois de terem lhe tirado tudo, ainda descobre que foi envolvida em uma trama macabra, que sua mãe é um monstro e ela nem mesmo humana é. Pois é, a vida da Ryuuko não foi FASSIU, e a baladinha deprê composto basicamente de teclado é sua máxima. A letra é cafoninha, mas mesmo assim uma graça. APESAR de Ryuuko de Before My Body Is Dry ser muito melhor!

Suck your blood é quase como que se pudessem ter previsto que Senketsu iria se tornar um dos... personagens mais populares de Kill la Kill. Come on! Fly awaaay, sua letra fala da interação de Senketsu com Ryuuko, pelo ponto de vista dele (Eu não posso perder o controle de mim mesmo/ Eu vou chupar seu sangue/ Use a sua tesoura/ Você precisa de mim, eu preciso de você/). Só que ela não marcou no personagem, é mais conhecida por ser tema incidental sempre que Aikuro entre em seu modo sensual sem ser vulgar e parte para a ação. E convenhamos, a melodia e sua postura extravagante, com riffs de sintetizadores entrecortados por guitarras loucas, tem tudo a ver com ele. Come on, so let's go! Bang bang bang!

Kill ha Ill é um tema geralmente usado como pano de fundo para batalhas, especialmente as que envolvem a Satsuki. O que eu gosto dela é que com o passar do tempo vai ficando cada vez mais grave e obscura, com um coral e percussão à la Kajiura – em determinado momento, poderia jurar que era um peça composta por ela.

Light your heart up é a baladinha mais leve dessa soundtrack, chegando a destoar musicalmente e climaticamente das demais. Também pudera, é uma música que usualmente aparece para representar a amizade que Mako tem para com Ryuuko, e a letra é cheia de versos que brindam à juventude, companheirismo, vida e superação, fazendo jus a uma personagem tão alto astral como a Mako. Alinham-se à percussão acústica guitarras violentas e toques eletrônicos, o que é bem legal porque, se você pensar na música como tendo sido composta pensando na Mako, ela representa bem o lado agressivo da personagem e também o mais amoroso. Gosto muito da batera no compasso introdutório. Adoro arranjos que permitem esse aspecto opaco ao som das baquetas. E só eu achei o timbre da Aimee Blackschleger um pouco parecido com a da canadense Alanis Morissette? Principalmente nos tons mais altos.


Till I Die fecha a soundtrack com uma balada revestida por distorções de voz e technopop. Eu mal me lembro dela sendo executada na série de tv, embora sei que apareceu algumas esparsas vezes (ao menos, tenho a lembrança de ter escudado um trechinho algumas vezes). Creio que por ser uma melodia que alude a uma atmosfera mais amena, o que não combina com o espirito da série na maior parte do tempo, mas ainda assim, ela é mais integral à musicalidade de Kill la Kill que Light Your Heart Up, no meu ponto de vista. Às vezes em que foi executada, foram exatamente os mais brandos, amigáveis, sempre em fim de episódio, lapsos rápidos. E a letra fala justamente disso, de seguir adiante, liberar o ódio e abraçar a amizade, sobre a necessidade de se ter com quem contar, veja a letra. Não consigo identifica-la a nenhum personagem em especifico.

  1. Before My Body is Dry
  2. Gorilla Jaru
  3. Inuka Saru
  4. Blumenkranz
  5. Ad la Lib
  6. Kiryuu ga Kill
  7. Kill nara Kiru
  8. Suck Your Blood
  9. Kick = Keru
  10. Kill ha Ill
  11. Light Your Heart Up
  12. Hiru la lill
  13. Kill la Kill
  14. Kiryuu wa Kill
  15. I Want to Know
  16. Neru na Kiku
  17. Kill a Kill
  18. Till I Die

Temas Relacionados:

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook e nos Siga no Twitter