Yay, que tal alguns comentários leigos sobre a trilha sonora de Kill la Kill? Let's go!
Hiroyuki Sawano está na ativa desde 2006 como compositor de
trilha sonora, mas só começou a destacar na área recentemente, com o ótimo
desempenho que teve em Guilty Crown, de 2011 – dizem que a trilha sonora é a única
coisa que salva no anime, que também marca a primeira parceria entre ele e o
estilo singular de direção de Tetsuro Araki; e eu acho que os dois combinam
perfeitamente, é tipo Akiyuki Shinbo e NisiOisin. Ouvindo seu trabalho em Blue Exorcist, Shingeki no Kyojin e Kill la Kill é fácil perceber em como ele tem
facilidade em se sobressair em obras que possuem uma direção agressiva, extravagante...
awesome! Não por acaso, seu trabalhos mais ovacionados foram em três séries que
cumprem esses requisitos: Guilty Crown, Shingeki no Kyojin e Kill la Kill. São
obras em que suas composições acompanham o ritmo acelerado do enredo e dizem
muito sobre seus personagens e tramas. Em Shingeki mesmo, suas peças foram
fundamentais para uma melhor imersão nas sequências dramatizadas por Araki,
evocando um clima épico e de batalha.
Falando de Kill la Kill, sua soundtrack era tão esperada que
muitos se decepcionaram um pouco por ter ficado aquém da anterior, mas ainda
que se comparada a de Shingeki esta seja naturalmente menor, também tem seus
ótimos momentos e músicas que são indissociáveis à muitas sequências e
personagens do anime. Aliás, o primeiro cour do anime, que foi a parte mais
explosiva e com sequências elevadas a níveis sem igual de exageros cênicos,
sempre que a música tocava ao fundo eu sentia dentro de mim uma excitação muito
grande, de querer fazer parte do que estava acontecendo, e gritar; aquele
feeling bem de torcida mesmo. Principalmente nas vezes em que Ryuuko dava a
volta por cima, pronta para esmagar os adversários com sua tesoura vermelha, e
então começava a tocar Before My Body Is Dry ao fundo.
Before My Body Is Dry é uma das peças mais tocadas e uma de
minhas preferidas, especialmente nas partes em que David Whitaker entra com versos
de rap, contrapondo Mika Kobayashi. Há uma tendência (que na verdade é algo que já se faz desde meados dos anos 80 e que os
japoneses parecem adorar – vide esse clip musical do anime Psycho Diver)
de intercalar trechos de músicas com rap vocal que muitos não gostam, e vi
bastante gente reclamando disso nesta música. O que particularmente eu acho uma
bobagem, a composição ficou ótima e o timing propiciou uma boa integração entre
as duas vozes. Sawano que já tinha feito muitas misturas de ritmos regionais integrados
em Shingeki no Kyojin, aqui promove uma agradável mistura entre rock e elementos
de música eletrônica. A faixa de rap é só a cereja do bolo, mas que faz a
diferença (em tempo: David Whitaker já
trabalhou com Sawano em Guilty Crown, FINAL FANTASY XIII-2 e Blue Exorcist The
Movie, também promovendo o encontro do rock com o eletrônico). O casamento poligâmico
entre rock, eletrônico e rap é uma das inventividades mais bacanas e que já me
fez pirar muito com Linkin Park por ai.
Há algo de energizante no timbre forte e afiado da Kobayashi
cantando com riffs de guitarra ao fundo sendo contrapostos com sintetizadores.
Na medida em que a música caminha para o seu fim, a intensidade sonora vai se
elevando e então só abrir a boca e gritar DON'T LOSE YOUR WAYYYYYYYYY!!! *sente
arrepios na espinha*
De tão awesomeness, virou meme no youtube, confira.
De tão awesomeness, virou meme no youtube, confira.
Nessa soundtrack, uma de suas qualidades mais notáveis está
em como cada música diz muito sobre cada personagem que representa ou
determinada interação, e essa uniformidade se mantém até o fim – apesar das
muitas miscelâneas dos arranjos, que é bom por dar diversidade ao albúm,
tematicamente todas respeitam o espirito da série intacto, seja em vibração ou
no seus raros momentos de introspecção. Se Before My Body Is Dry fala belamente
da interação entre Ryuuko e Senketsu, além dos sentimentos contidos dentro dela
(veja a letra), Gorilla Jaru
reflete o aspecto militarista da série, e consequentemente, Lady Satsuki, do
alto de sua glória, autoridade e grandiosidade. É uma musica toda pomposa,
usada como tema introdutório. O que gosto mesmo dela é em como consegue se
metamorfosear, indo a extremos opostos, sem perder o fio condutor. Sou
apaixonada especialmente pelos instrumentos metálicos de sopro em meio à pegada
rocker. Em certa altura, entra uma gaita de foles, para no ato seguinte a
música reiniciar com o solo de uma banda sinfônica, e então vai alternando
entre tempos. Acho lindo demais. Essa é um dos motivos de baixar a soundtrack
do anime, porque nele ela só aparece no modo introdutório.
Inuka Saru é mó vibe de balada, se você fechar os olhos,
consegue até sentir as luzes piscando, o chão tremendo no dunts dunts. Percussão,
sons eletrônicos, elementos de música árabe, tempos suspensos; essa música é a síntese
do Sawano como músico, e se divide em duas partes, com a primeira e mais
agressiva sendo usada nas cenas que envolve Inumuta e Aikuro; e a segunda metade
com Sanageyama. Musicalmente, a acho deliciosa, mas é um das que menos ouço.
E, finalmente... Blumenkranz! Caralhos, essa música me deixa
tonta. Seu título é ‘Coroa de Flores’ e se adequa bem à personagem que a
reflete, Ragyo. O tom de coral percorre grande parte da música, como que
saudando um grande general, há elegância na forma como as notas são empregadas
e o timbre suave da Cyua consegue evidenciar bem a natureza melancólica da
melodia. Essa música é um pouco complexa, porque embora evoque a majestade e
elegância de Ragyo, intimamente ela reflete a sua relação com Satsuki – fato evidenciado
por ser tocada ao fundo sempre que as duas estão contracenando; classicamente
com Ragyo sempre em primeiro plano e Satsuki em segundo; com esta lançando
olhares vagos para sua mãe, ora os desviando para que não se encontrem. A letra
fala dos sentimentos de Satsuki, no que parece ser uma resposta à sua mãe no
modo como se relacionam. Dessa forma, para mim essa é uma música muito mais da
Satsuki do que da Ragyo. “Eu quero ser mais forte/ Porque o nosso
mundo é muito cruel/ É aconselhável remover flores murchas/ O que você quer de
mim?/ Eu goste ou não, eu tenho que seguir hostil/ Eu não sou livre deste mundo”.
É uma letra triste, e a melodia lhe faz justiça, me faz pensar na Satsuki sendo
obrigada a abrir mão de sua infância e vida para seguir os ideais de sua mãe, e
depois ainda tendo que a enfrentar. Veja a letra.
Ad la Lib é uma introdução melancólica e instrumental para a
melodramática I want to know, tema depressivo da Ryuuko. Então, você sabe, ela
foi tocada ao extremo na série, porque entrar em modo depressivo foi a tônica
da Ryuuko na segunda parte do anime. Mas eu não consigo ficar indiferente. A
garota foi criada sem nenhum afeto familiar, não sabe o que é ter amigos, quem
a ame. Mantida longe do pai, cresceu em instituições. Como se não fosse pouco,
perde seu único parente, que apesar das diferenças, amava e era seu único laço
familiar. Depois de terem lhe tirado tudo, ainda descobre que foi envolvida em
uma trama macabra, que sua mãe é um monstro e ela nem mesmo humana é. Pois é, a
vida da Ryuuko não foi FASSIU, e a baladinha deprê composto basicamente de
teclado é sua máxima. A letra é cafoninha, mas mesmo assim uma graça. APESAR de
Ryuuko de Before My Body Is Dry ser muito melhor!
Suck your blood é quase como que se pudessem ter previsto
que Senketsu iria se tornar um dos... personagens mais populares de Kill la
Kill. Come on! Fly awaaay, sua letra fala da interação de Senketsu com Ryuuko,
pelo ponto de vista dele (Eu não posso
perder o controle de mim mesmo/ Eu vou chupar seu sangue/ Use a sua tesoura/ Você
precisa de mim, eu preciso de você/). Só que ela não marcou no personagem, é
mais conhecida por ser tema incidental sempre que Aikuro entre em seu modo sensual sem ser vulgar e parte para a ação. E convenhamos, a melodia e sua
postura extravagante, com riffs de sintetizadores entrecortados por guitarras
loucas, tem tudo a ver com ele. Come on, so let's go! Bang bang bang!
Kill ha Ill é um tema geralmente usado como pano de fundo
para batalhas, especialmente as que envolvem a Satsuki. O que eu gosto dela é
que com o passar do tempo vai ficando cada vez mais grave e obscura, com um
coral e percussão à la Kajiura – em determinado momento, poderia jurar que era
um peça composta por ela.
Light your heart up é a baladinha mais leve dessa soundtrack,
chegando a destoar musicalmente e climaticamente das demais. Também pudera, é
uma música que usualmente aparece para representar a amizade que Mako tem para
com Ryuuko, e a letra é cheia de versos que brindam à juventude, companheirismo,
vida e superação, fazendo jus a uma personagem tão alto astral como a Mako. Alinham-se
à percussão acústica guitarras violentas e toques eletrônicos, o que é bem
legal porque, se você pensar na música como tendo sido composta pensando na
Mako, ela representa bem o lado agressivo da personagem e também o mais amoroso.
Gosto muito da batera no compasso introdutório. Adoro arranjos que permitem
esse aspecto opaco ao som das baquetas. E só eu achei o timbre da Aimee Blackschleger um pouco parecido com a da canadense Alanis Morissette? Principalmente
nos tons mais altos.
Till I Die fecha a soundtrack com uma balada revestida por
distorções de voz e technopop. Eu mal me lembro dela sendo executada na série
de tv, embora sei que apareceu algumas esparsas vezes (ao menos, tenho a lembrança de ter escudado um trechinho algumas
vezes). Creio que por ser uma melodia que alude a uma atmosfera mais amena,
o que não combina com o espirito da série na maior parte do tempo, mas ainda
assim, ela é mais integral à musicalidade de Kill la Kill que Light Your Heart
Up, no meu ponto de vista. Às vezes em que foi executada, foram exatamente os
mais brandos, amigáveis, sempre em fim de episódio, lapsos rápidos. E a letra
fala justamente disso, de seguir adiante, liberar o ódio e abraçar a amizade, sobre
a necessidade de se ter com quem contar, veja a letra. Não consigo identifica-la
a nenhum personagem em especifico.
- Before My Body is Dry
- Gorilla Jaru
- Inuka Saru
- Blumenkranz
- Ad la Lib
- Kiryuu ga Kill
- Kill nara Kiru
- Suck Your Blood
- Kick = Keru
- Kill ha Ill
- Light Your Heart Up
- Hiru la lill♪
- Kill la Kill
- Kiryuu wa Kill
- I Want to Know
- Neru na Kiku
- Kill a Kill
- Till I Die
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