terça-feira, 6 de maio de 2014

Análise 3 de 4: Seme x Uke x Flex


Parte 3 da Análise sobre Yaoi

"Me pergunto quem é quem na relação..."


Depois da parte 1 e 2, chegamos a parte 3, que se refere a Terceira pergunta feita na pesquisa: "Qual seria a posição de cada um dos personagens?", Post passado eu não escrevi quase nada q, vamos ver se dessa vez eu faço pelo menos uns parágrafos né! Vamos entender um pouco o Seme e o Uke. 


Provavelmente todos que vão ler isso JÁ SAIBAM o que seja Seme e Uke, mas não faz mal explicar mais umas 30 vezes não é?

De acordo com Wikipédia, salvadora dos preguiçosos, que até meu professor de Biologia da faculdade disse que podia usa-la para pesquisa, diz que os termos são originados das artes marciais, e são usadas com contexto sexual faz séculos e não carregam nenhuma conotação degradante. Seme é derivado do verbo japonês semeru (Atacar) e uke do verbo ukeru (Receber), em português a analogia mais próxima seria "Ativo" e "Passivo". 

Mesmo sendo a mais próxima não significa necessariamente ser a mais correta, afinal esse conceito se define em quem faz e quem recebe a ação, podendo existir Semes passivos e Uke ativos, (E aquela história, do que "fica em cima ou embaixo", poxa tem mulher que fica em cima também pfff...) Seme e Uke se refere ao papel, relacionando a um casal formado por um Homem e uma Mulher para eu não ter que explicar isso EXPLICITAMENTE, o Seme seria o Homem e o Uke a Mulher, mas apenas quando se envolve assuntos sexuais. Neko e Tachi é outra variação para os termos, sendo Neko o Uke e Tachi o Seme, mas já vi em alguns lugares pessoas dizendo que esses termos são os usados em Yuris... sinto dizer mais eles aparecem normalmente em Yaois.

Sorenari ni Shinken nandesu, exatamente o PRIMEIRO yaoi que li em toda minha vida q

Por que eu disse apenas? Porque eu não gosto da ideia do uke ser sempre considerado a "Mulher" da relação. Existe várias "regras" para se distinguir um seme e um uke, é algo que se aprende rápido quando se torna uma fujoshi. 

Em Yaois mais antigos o seme é geralmente descrito com o estereótipo de um homem fisicamente forte, decidido e/ou protetor. Seu visual é mais másculo em relação ao Uke, pois existe a necessidade de mostrar a distinção de papeis em suas aparências. 

O seme 'sempre' é o mais alto, 'bem sucedido', dotado do de 'traços mais masculinos', 'sedutor', 'mais velho'. O uke é personificação da mulher, 'mais baixo', 'delicado', cabelos até 'longos' as vezes, que 'gosta de fazer as coisas dentro de casa', 'menos experiente em romance ou sexo', 'inseguro', 'inocente', 'submisso' e isso faz com que a sua interação com o seme seja 'sua primeira experiência homossexual'. O 'seme usualmente persuade o uke'. A linha do tempo na qual um uke resiste em fazer sexo anal com um seme é considerado similar a resistência do leitor em ter sua primeira relação sexual enquanto ainda é virgem, para conquistar o publico feminino.
Um exemplo do que estou tentando dizer. Você com certeza sabe quem é quem.

No fim, os mangás yaois também mostram o preconceito envolvendo as relações entre homens e mulheres que se repete até os dias de hoje. Uma vez um li em algum lugar que o desenvolvimento de histórias com essa temática homossexual por mulheres (Afinal, Yaois em sua grande maioria são escritos por mulheres para mulheres, existem escritores homens também, mas o publico leitor é em grande maioria feminino.) foi devido ao desejo das mulheres de ver historias num mundo de IGUALDADE. Numa história onde são dois homens em um relacionamento, os dois estariam em um par de igualdade perante a sociedade e assim esse fator não os afetaria e poderiam viver seu amor livremente. O Uke não precisa baixar a cabeça e aceitar ordens do marido e ser obediente, ele pode gritar, exigir, se rebelar e fugir, ele pode gozar e gostar de sexo, e ninguém vai o chama de "vagabundo" por isso. (Obrigada AnimePró pelas informações). O Yaoi surgiu como uma fuga, uma simbologia. Claro, não estou falando que hoje em dia o pessoal considera essas coisas pfffff...

Agora por que eu coloquei aspas nas características? Por que elas não servem de mais NADA atualmente. Distinção nos yaois mais recentes começou a ser descartada para mostrar homens de igual porte se relacionando. (Manly Gay Couples. Devo dizer que prefiro mais esse tipo de yaoi.). Idade não vale de nada, altura.. é acho que altura até que continua bastante, mas tem sim histórias do Uke sendo o mais alto... (acho que altura deve ser preferência... sei lá eu como mulher prefiro sair com caras mais altos que eu... com homem deve ser mais ou menos isso... preferir caras mais baixos que ele... sei lá...), o uke ser o mais delicado... PFFFF... Muito uke ai com cara de macho e o seme com cara de menina q, e fazer as coisas de casa? na grande maioria dos que eu li o seme é quem cozinha, muito mangá tem isso, em geral é bem diversificado e em relação a ser menos experiente?... Desculpa ai, mas tem MUITOS ukes fazendo a maior parte do serviço.

Mais próximos não é? Quem é o Seme e o Uke ai?

Porém, mesmo eles estando mais próximos em aparência, eles nunca deixaram de ser bonitos, e provavelmente nunca deixarão considerando seu publico alvo. Lógico, sabemos que no mundo real todos os homens gays não se parecem supermodelos, além da maioria das histórias não possuírem muita profundidade, sendo "profundas" o suficiente apenas para constituir cenas de sexos em seguida.

E por isso Yaois causam repulsa em boa parte dos homossexuais. Não, você pensou errado se achou que yaois eram direcionados para o publico LGBT. Exatamente pelos personagens terem uma aparência PADRÃO de beleza, "perfeitos", as histórias não terem profundidade e nem ao menos comentar das dificuldades e realidades do que é ser gay na atualidade, os homossexuais NÃO desenvolvem interesse. Lógico, existem exceções, nada impede deles gostarem.

Da mesma forma como existem gays que gostam de yaoi, existem yaois MAIS PRÓXIMOS a realidade. E ai que entramos na termologia Flex, existem muitas variações para o termo, tenho certeza que outras fujoshis podem não conhecer esse, mas saberão outros (Tipo Seke ou Reba). Flex é o termo para casais que trocam de posição, simplesmente. A tendencia em Yaoi é que o Seme SEMPRE seja o seme e o Uke SEMPRE seja o uke, mas na realidade isso é bastante impraticável. Não tenho tanto conhecimento no mundo gay para saber se realmente existe uma separação, estou usando apenas a lógica que considerando que gays são HOMENS, e acho que cada um deles gostaria de dar uma mudada de vez em quando.

Não só o Flex, mangás chamados de Bara possuem personagens totalmente fora dos Bishounens padrões, em sua maioria com pessoas muito musculosas ou gordinhas. A quem dizem que o Bara é o correto mangá para homossexuais, mas os baras que eu li não diferem muito dos yaois atuais, apenas consideram uma beleza diferente. Afinal em alguns Yaois os personagens tem PELOS, e usam preservativos e lubrificantes. (Cês devem estar se perguntando, "Como assim tem Pelos, preservativos e lubrificantes?" Por que em geral  em yaoi NÃO TEM, Todos os personagens são depilados em TODOS OS LUGARES e o pint* entra no c* como se fosse MÁGICA, tem alguns que até SOLTAM LUBRIFICANTE NATURAL DO C*... WTF???? e ai se foi minha condição de não explicar as coisas explicitamente qqq) Bom na verdade não posso comentar tanto por não sou muito de ler Baras, se alguém puder comentar sobre fique a vontade.

Bara. Ainda são caras bonitos nesse exemplo q.

Como também existem mangás com uma BOA HISTÓRIA, sou dessas que procura, procuro MUITO, mas já achei sim mangás yaois com uma boa história (E boas cenas de sexo... desculpa, faz parte de mim... no fim eu gosto de vê-las...), onde eles reconhecem o mundo "real" de certa forma, mostrando situações que homossexuais podem acabar passando, como o fato de ser descoberto no trabalho ou o sofrimento de saber que a pessoa que ele gosta sente nojo por sua opção sexual.

"Haru wo Daite ita". Acho que é um bom exemplo.  Eles são um casal Flex, mas o Kato (o loiro) é o seme mais vezes, o Iwaki (o moreno) é o mais velho, tem seus 30 anos. Os dois são atores, por isso a história também fala sobre a carreira deles. Pelas circunstancias acabaram se apaixonando um pelo outro. E há no mangá situações que envolve preconceito com relação a suas sexualidades, como também alguns tabus. Já é completo e possui 14 volumes, escrito e desenhado por Nitta Youka.


Bom... claro tem certos conceitos em Yaois que são uma boa jogada, exemplo é quando um homem hétero acaba se apaixonando pelo gay da história. E ai vem aquela frase clichê de "Eu não sou gay, apenas que a pessoa que eu amo é um homem." ou "Eu não tenho interesse em outros homens, apenas em você" e lógico, ele é o seme, afinal ele era hétero, então só quer fazer o papel que ele sempre fez... E novamente, não estou dizendo que esse tipo de coisa não existe, se existem G0YS por ai, por que não pode existir relacionamentos assim não é? Na verdade tem um Curta que eu assisti, que fala exatamente disso. (E também... existem sim mangás onde o Hétero é o Uke...)



Tentei ver de novo e o vídeo nem ta funcionando -_-'... qualquer coisa o nome é "TRIPLE STANDARD"


No fim, Yaoi é um gênero para garotas... que não precisa necessariamente ter profundidade... boas cenas de sexo já fazem vender bem. "Nat, você é fujoshi, por que você tah criticando?" Porra, eu não posso? Não to dizendo que vou deixar de ler por causa disso... como TUDO NO MUNDO, tem as coisas boas e tem as ruins... u.u. E to nem ai, vou continuar minha vida Shippando e vendo os caras se pegando nos mangás e animes q.

Ok, depois desse pequeno ~grande~ desabafo. A pesquisa -q.

Dos 21 casais que comentei no post anterior. As posições mais aceitas são:

Semes Ukes Pontuação Flex
Barnaby Kotetsu 2 x 1 6
Killua Gon 3 x 0 3
Kawaru Shinji 3 x 0 3
Kagami Kuroko 4 x 0 1
Shizuo Izaya 2 x 1 2
Midorima Takao 3 x 1 1
Makoto Haru 3 x 0 2
Abe Mihashi 4 x 0 1
Dino Hibari 3 x 0 2
Kurogane Fay 3 x 0 2
Tanuma Natsume 3 x 0 2
Eren Levi 2 x 1 1
Rei Nagisa 1 x 0 4
Gintoki Hijikata 1 x 0 3
Doumeki Watanuki 3 x 0 1
Rin Haru 1 x 0 2
Ren Masato 2 x 0 1
Ervin Levi 2 x 0 1
Jean Marco 3 x 0 Nenhum
Hikaru Akira 0 x 0 3
Zoro Sanji 3 x 0 Nenhum

Explicando o "a x b", a é o numero de votos que o casal que ganhou recebeu, no caso o formato que está ai listado, e o b é numero de votos para a posição inversa do casal, no caso, foram 2 votos para que o Barnaby fosse seme e um para que ele fosse uke, por exemplo.


Tiger x Bunny ganhou como casal Flex em relação aos votos de quem prefere posição fixas, e o mesmo acontece com Rei x Nagisa e Gintoki x Hijikata. Temos alguns casais  absolutos, em Jean x Marco e Zoro x Sanji, todos que votaram votaram para Jean e Zoro fossem os semes, e em Hikaru x Akira, ninguém colocou nomenclatura em nenhum neles, e por isso eles são um casal total flex -q.




Devo dizer com relação a doujin, provavelmente TODOS os casos possuem doujins com os personagens nas duas posições, por exemplo, tem várias doujins onde o Bunny é o seme como também tem vários onde o Kotetsu é o seme. 

Algo que gostaria de comentar que dentro das 24 respostas recebidas, 10 disseram que TODOS os seus ships eram FLEX, e as 14 restantes separaram alguns casais como seme e uke e alguns como flex. Muitas comentaram que achavam esse tipo distinção não fazia sentido e era algo antiquado. 

E é isso por hoje gente, a próxima parte será a ultima, respondendo a ultima pergunta da pesquisa, provavelmente a mais SUBJETIVA de todas que é "O que te fez começar a Shippar esse(s) casal(is)?"

Algumas Fujoshis vão querer me matar, mas exatamente por eu ser uma fujoshi também é que eu tenho a "envergadura moral" de falar mal dos meus próprios vícios.