sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Quando uma musica combina perfeitamente #4


Musica de Hoje: Hikaru Nara cantada por Goose House

Porque eu TINHA que falar dessa OP... é a minha favorita... no fim é tudo favoritismo. Beijos. Puro Hype/Fangirlism nesse post. 

Shigatsu wa Kimi no Uso, adaptação do mangá de Arakawa Naoshi da revista Gekkan Shounen Magazine, atualmente com 9 volumes e em andamento, Vencedor do Prêmio Kodansha de MANGÁ DO ANO de 2013. MELHOR OPENING DA TEMPORADA!! SIM, FOI UMA ESCOLHA EMOCIONAL SEM QUALQUER LIGAÇÃO AO TEMA PROPOSTO POR ESSA MATÉRIA. TO NEM AI!!!

Eu já fiz um resumo antes, mas MAIS UMA VEZ: O prodígio pianista Arima Kosei (Hanae Natsuki) dominava as competição e todos os músicos de sua geração sabiam o seu nome. Mas, depois que sua mãe, que também era sua instrutora, faleceu, ele teve um colapso nervoso durante um recital que resultou em ele não ser capaz de ouvir o som de seu piano, embora sua audição estava perfeitamente bem. Mesmo dois anos depois, Kosei não tocou mais piano e vê o mundo em tom monótono e sem cor. Ele estava contente em viver a sua vida com seus bons amigos Tsubaki e Watari, até que, um dia, uma menina mudou tudo. Miyazono Kaori (Taneda Risa) é uma violinista de espírito livre, cujo seu estilo de musica reflete sua personalidade. Kaori ajuda Kosei voltar ao mundo da música e mostrar que ele deve ser livre e quebra o molde do estilo estruturado e rígido que estava acostumado.

É um romance slice of life de redescobrimento e transformação do personagens. Na realidade o Arima seria a pessoa que mais muda ao longo dos acontecimentos, mas todos os personagens possuem uma parcela de mudança, na real eu não posso falar muito porque é SPOILER, mas podemos dizer que Kaori impulsiona todos, mas até o momento não tem ninguém que a impulsione.

"Se nós brilharmos" é cantada pelo Goose House que canta a END de Silver Spoon 2! (Que eu AMO de paixão mas não comentei aqui ainda! O post ta pronto já e eu ainda não postei porque achei que passou do tempo... lol). Ah sim... to texto tem Spoilers dos acontecimentos até o episódio 4 .



Ameagari no niji mo rin to saita hana mo Irozuki afuredasu
Akaneiro no sora aogu kimi Ano hi koi ni ochita

O arco-íris depois da chuva e flores desabrochando valentemente espalhavam as cores; 
Eu me apaixonei por você naquele dia, quando você olhava para o céu carmesim.


Acho que todo mundo sabe de que cena estamos falando né? Lógico que é quando o Kosei se apaixona pela Kaori, (Claro, ele não percebeu ainda...). A ideia de amor na obra NECESSITA de ambientação, por isso o anime se passa na primavera, com todas aquelas pétalas de sakura caindo, e o anime é SUPER COLORIDO, porque a ideia do autor é mostra que o mundo do Arima muda graças a a Kaori, para ele o mundo só se torna mais brilhando, mais vivo, quando ele conhece ela, de certa forma sempre que ela está presente o mundo toma outra forma.

Shunkan no dramatic film no naka no hitokoma mo
Kienai you kokoro ni kizamukara

Nem mesmo um quadro instantâneo deste filme dramático vai desaparecer, 
Porque eu vou esculpir tudo em meu coração. 


Drama até esborrar o copo eu diria, tá, acho que a OP em si não queria falar exatamente do Drama ROMÂNTICO da obra, mas só vou me apossar do "Filme Dramático" ali para deixar claro o óbvio, Arima se apaixona pela Kaori QUE está apaixonada pelo seu melhor amigo Watari, que no momento apenas sente admiração por ela, mas nunca se sabe o amanhã não é verdade? Tudo indica que isso vai dar uma dor de cabeça foda mais pra frente. O Arima é um cara passivo, eu imagino que a primeira instancia ele não vai agir, e por isso ele vai viver com esse amor dentro dele, calado, pelo bem da garota que ele gosta.

O drama que a letra fala é exatamente a incapacidade do Arima de ouvir seu próprio piano, que tem haver com a mãe dele e tal, que também era pianista. Ah, o pai do Arima trabalha em outro país pelo que me lembro (Ou simplesmente vive viajando), então depois da morte da mãe, ele vive praticamente sozinho, por isso o Watari e a Tsubaki são pessoas extremamente importantes para ele, pois acompanharam esses 2 anos de sofrimento com ele, mesmo que o Arina não seja do tipo que se abre facilmente, mas só por ter eles perto ele conseguiu se "recuperar" um pouco, porém todo mundo sabe que ele tava só fugindo, até a loirinha aparecer e dá a louca né...

Kimi da yo kimi nanda yo oshiete kureta
Kurayami mo hikaru nara hoshizora ni naru
Kanashimi o egao ni mou kakusanai de
Kirameku donna hoshi mo kimi o terasu kara

Foi você, foi você! A pessoa que me fez perceber; 
Se nós podemos fazer até mesmo a escuridão brilhar, ele se tornará um céu estrelado. 
Tristeza vai se tornar sorrisos, portanto, não esconda-os por mais tempo; 
Cada uma dessas estrelas cintilantes vai brilhar em cima de você. 


Acho que esse episódio 4 também deixa esse paragrafo bem obvio... Kaori-chan é a Luz para o Kosei, ela o faz mudar, mesmo que tenha sido a força, mas parece que esse era único jeito para ele. Depois desse dueto, desses aplausos, dessa energia que explodiu mesmo quando sua apresentação foi totalmente confusa e cheia de preocupações, com certeza aqueceu seu coração de uma forma que ele não pode mais voltar. Ele é um pianista, ele é um solista, como o próprio jurado disse, não tem como, depois que você experimenta essa sensação de prazer e reconhecimento, não tem mais volta, e Arima vai entrar em conflito interno novamente, e Kaori estará lá para guia-lo mais uma vez, ou assim esperamos.

Nigirishimeta sono kibou mo fuan mo
Kitto futari o ugokasu hikari ni naru kara

As esperanças e preocupações que você agarrou com tanta força, 
Certamente irá mover-nos para a frente para se tornar um com a luz.


No fim resta superar esses medos, encarar sua vida e seguir em frente, seu problema de audição é psicológico, tenho certeza que um dia ele irá voltar a ouvir, mas para isso ele tem lutar, tem que deixar de lado suas atuais convicções e tentar enxergar a vida de uma maneira diferente, de um ponto de vista diferente, e assim talvez ele possa analisar novas possibilidades e se descobrir. Mas uma coisa é certa, o Arima que toca igual a partitura já não existe, porque a Kaori lhe ensinou a emoção, e as emoções conflitantes, tristes, felizes e apaixonadas que ele tem agora, iram moldar sua nova musica.

E é isso pessoal vejo vocês no próximo "Quando uma Musica Combina Perfeitamente"!

UPDATE.

Musica completa versão acústica cantada pela banda =3


Temas Relacionados:
-Quando uma musica combina perfeitamente #1
-Quando uma musica combina perfeitamente #2
-Quando uma musica combina perfeitamente #3
-Primeiras Impressões da Temporada de Outono (Parte II)