terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Comentários: Fate/Stay Night: Unlimited Blade Works #12 – The Final Decision (FINAL)

[A Decisão Final] Esse episódio é tudo sobre CAT PAJAMAAAAAAAS Opssss-ERROR
Esse episódio fortalece a minha crença de que alguns episódios finais funcionam muito melhor com maior tempo de duração. O ritmo flui melhor do que se estivesse dividido em duas partes. O passeio descontraído de Shirou, Rin e Saber está diretamente correlacionado ao desfecho trágico que ocorre em seguida. É tão agradável e emocional vê-los se divertindo como jovens que são sem o peso da responsabilidade deixada por sobre os seus ombros, que se torna muito fácil reagir emotivamente como tudo isso se perde em poucos minutos. Eles estão em meio a uma guerra, afinal, e seus adversários tanto não se importam que eles estejam  procurando aproveitar o último suspiro de tranquilidade antes de tomarem nova ofensiva, como também irão tirar proveito das aberturas deixadas para obterem vantagem. Este é um dos motivos pelo qual eu adoro a Caster, ela é manipulativa, sabe que não é tão poderosa combatendo corpo-a-corpo, mas é astuta para usar os meios necessários para alcançar o que deseja. Na verdade eu sinto até um pouco de pena da personagem, mas isso fica pra outro episódio.

O passeio com Rin, Shirou e Saber era um dos meus momentos que eu mais estava aguardando, especialmente pelo que acontece em seguida. O encontro é divertidíssimo e isto é um meio de criar um vinculo emocional, uma ferramenta contextual para dar mais impacto dramático perante a perda deste status pelo protagonista, muito utilizado em visual novels. E ufotable que parece estar disposto a realmente entregar fanservices de QUALIDADE para os fãs atingirem o nirvana, novamente se supera nas expressões faciais e trejeitos de Shirou, Rin e Saber – por esta adaptação, Rin merece o troféu de tsundere suprema de 2014; eu não sabia se ria ou ficava mergulhada em feels com suas ações contraditórias. É nestes momentos que se nota claramente como a Rin é mascarada. Ela se diverte provocando o Shirou, pois sabe que ele irá reagir de determinada maneira esperada, portanto todas as suas ações são calculadas, com ela agindo dentro de uma zona de conforto. Porém, quando pega de surpresa e se vê perdendo o controle da situação, ela deixa a máscara cair e mostra sua real natureza. Não poderia ser mais meigo, heheh. O Archer demonstra conhece-la muito bem, e de certa forma ele também esconde uma fragilidade em seu interior – que ela reconhece (é lindo essa intimidade que há entre eles, que permite que se ataquem mutualmente com farpas enquanto se mantém estreitamente próximos). É uma forma natural com que muitas pessoas agem, tomando a ofensiva e atitude expansiva, de modo a se resguardarem.
É de grande satisfação acompanhar a adaptação de algo que você já tem conhecimento do original e ela ainda conseguir de impactar e te pegar de surpresa com diversos acréscimos que acrescentam ao resultado final. Ufotable nem sempre acerta, minimizando o que deveria ser maximizado, mas geralmente é feliz maximizando o que era originalmente minimizado. A sequência de Caster interpelando nossos heróis e criando uma barreira em meio a ponte está entre os dois momentos mais surpreendentes para mim neste episódio. Graças a isto pude ver tudo por uma nova ótica. Originalmente esta sequência ocorre na mansão Emiya, em um espaço apertado – teve suas vantagens, pois tornou a atmosfera sufocante e claustrofóbica, com a reação nervosa e desesperada de Shirou transmitindo tensão pelos poros. Este é um momento MUITO forte, no qual não pude me manter indiferente ao seu estado de impotência. É um sentimento muito comum o da impotência diante de coisas que estão além do seu poder, e não é algo agradável de sentir em situações vitais. Quando Caster agarra Taiga com o punhal Rule Breaker em seu pescoço, a sensação de perigo se sente muito mais tangível por uma questão de percepção. Eu teria gostado mais se tivessem mantido essa proximidade letal da Caster em relação à Taiga, ainda que algo assim tivesse impedido Saber de investir com tudo para cima de Caster e a sequência de ação não existiria (aliás, nessa versão não consegui deixar de odiar o Shirou um pouquinho, porque bater de frente com Caster, esta acaba deixando Taiga escapar do seu controle por um momento. Fiquei pensando “eu burro”, mas claro, devemos considerar o fator humano e o fato de estarmos acompanhado a ação por uma perspectiva privilegiada, e por isso não somos afetados emocionalmente como os personagens).

No entanto, levar o confronto para um ambiente aberto deu muito mais possibilidades em termos de combate físico e da própria construção de um cenário visualmente instigante (tive que pausar e voltar alguns segundos nesta parte para tentar compreender a estrutura daquela barreira, porque no primeiro momento cheguei a acreditar que ponte havia caído ou submergida, mas de repente vejo automóveis percorrendo logo abaixo e...UEEE?). Infelizmente, a parte do CGI acaba se tornando um contraste negativo. Emular efeitos da água nesta tecnologia é um dos trabalhos mais difíceis no campo da computação gráfica, exige tempo e detalhismo para que possa atingir um nível satisfatório de naturalidade. Em duas ocasiões pude ver os making of de Paprika* e Kara no Kyoukai, em que os profissionais envolvidos explicam a complexidade do processo, que se bem feito, o resultado atingido era magnifico, como se pôde notar nas tais obras. Neste episódio o que se vê é a água ganhando uma matiz metalizada – também presente nos efeitos de transformação da Sailor Mercury* – que tirou qualquer naturalidade. Em outras palavras, ficou bem feio, parecia que eu estava vendo o T-1000 surgindo ali direto do Exterminador do Futuro.
Mas enfim, gosto demais do confronto de Caster com Shirou, com ela relevando um passado que ele tenta manter oculto, não apenas de Rin, mas de si mesmo; é algo que ele reprime tanto, que se manifesta continuamente através de pesadelos quando ele adormece (não muito explicitado no anime) ou quando alguém faz com que isto submerja em flashs na sua mente. As atitudes provocantes de Rin é em parte por Shirou ser tão denso e voltado para dentro de si mesmo, o que faz com que ela, nas melhores das intenções, tente fazê-lo relaxar, o convidando para um encontro. Porém, ela não poderia imaginar a que a sombra acinzentada pairando sobre ele tivesse raízes tão profundas. O choque que ela tem ao descobrir isso é tão forte que ressoa através da tela.
Assim como o desespero de Shirou ao ver Taiga naquela situação. É um momento muito feliz do Nasu, de explicitar a importância emocional que Taiga [e Sakura] têm sobre Shirou que sempre ficou subtendido, e aqui isto atinge o seu clímax, dando maior ênfase substancial ao seu conflito. Taiga e Sakura foram fundamentais para que Shirou não se perdesse completamente e experimentasse o mais próximo possível de uma vida normal, já que a despeito do carinho deferido por Kiritsugu, ele sempre fora um pai ausente e em constantes viagens (tem razão da Illya ser do jeito que é!!!!!!!!!!!!!!!!!exclamações). Elas preencheram, portanto, uma lacuna fundamental em sua vida. E é maravilhoso ver isto refletido em sua face. Para Shirou abrir mão da promessa que fez com Saber, a quem ele admira tanto, sem nem pensar duas vezes e sem se importar em analisar a situação ao redor, é porque o seu apreço por Taiga é algo que vai muito mais além que a sua ideologia. É um carinho maternal tão grande que qualquer um capaz de se colocar em seu lugar. Esse momento para o Shirou é bem doloroso, é quando ele perde tudo que conquistara nos últimos dias e sente sua impotência ainda mais latejante que antes. Esta é a hora em que ele deverá buscar superar a si mesmo e o momento máximo na caracterização de personagens que buscam uma ideologia heroica, no qual a obtenção do poder é a única coisa que poderá resgatar de volta tudo aquilo que perdera e proteger o que lhe restou.

Ver o semblante de Saber, com ela sendo obrigada se voltar contra o seu mestre, também é tocante, e lembro de isso ter me doído muito, vê-la com todo o seu orgulho resistindo da forma que faz. Acho que poucas vezes torci tanto para o Shirou. Outro ponto negativo é a música de fundo, que novamente é aquém e empalidece diante de tudo que fora apresentado visualmente. Isso tem sido o ponto baixo da série como um todo, e francamente espero que o corrijam em Heaven’s Feel. Salvo dois ou três momentos durante 12 episódios, a OST é quase que inexistente e sem grande apelo. Em um projeto deste nível, isto é decepcionante. Por outro lado, o encerramento com This Illusion foi minha segunda e grata surpresa no episódio. Realmente não esperava e ela sublinha tão magnificamente aquele momento de transição em que tudo parece indefinido e o futuro acena sombriamente sobre os personagens. Será que dá pra sonhar com ela sendo tema da nova OP da série? Heh. Bônus: Pudemos ver um vislumbre inédito do Kirei em forma, como nos velhos tempos! Pena aqueles familiares da Caster serem visualmente tão inexpressivos. 

AGORA CHEGAMOS
NA MELHOR
PAAAAAARTEEEEEEEEEEE AAAAAAAAAAAAHHHHHHHHHHH
Mas não agora, só em Abril de 2015. 

Avaliação: ★ ★ ★ ★
Nota final: 7,5/10
Roteiro: Kazuharu Sato 
Diretor Auxiliar: Yuusuke Maruyama 
Storyboard: Kenji Takahashi, Takashi Suhara  
Diretor de Animação: Mieko Ogata
Diretor: Takahiro Miura

-Isso é muito eu quando estou... errr... tentando me levantar de manhã! SOCORRO
-CAT PAJAMAAAAAAASSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS AAAAAA









-ufotable....PLSSSSS.... mas ahem, desses o único personagem que esbanja sensualidade até ao piscar e o Assassin... GEMT QUE HOME.

Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_00.36_[2014.12.29_12.57.22]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_00.38_[2014.12.29_12.57.44]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_00.39_[2014.12.29_12.57.50]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_01.38_[2014.12.29_12.59.22]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_03.21_[2014.12.29_13.01.36]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_03.34_[2014.12.29_13.01.53]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_04.10_[2014.12.29_13.02.42]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.07_[2014.12.29_13.03.48]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.20_[2014.12.29_13.04.05]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.28_[2014.12.29_13.04.20]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.30_[2014.12.29_13.04.27]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.33_[2014.12.29_13.04.39]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.37_[2014.12.29_13.04.48]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.40_[2014.12.29_13.05.03]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.46_[2014.12.29_13.05.13]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_05.48_[2014.12.29_13.05.22]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_06.02_[2014.12.29_13.05.41]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_06.15_[2014.12.29_13.06.03]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_07.29_[2014.12.29_13.07.29]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_08.03_[2014.12.29_13.08.15]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_08.11_[2014.12.29_13.08.27]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_08.12_[2014.12.29_13.08.33]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_08.21_[2014.12.29_13.08.48]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_08.35_[2014.12.29_13.09.12]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_08.51_[2014.12.29_13.09.38]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_09.09_[2014.12.29_13.10.01]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_09.23_[2014.12.29_13.10.25]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_09.31_[2014.12.29_13.10.39]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_10.22_[2014.12.29_13.11.36]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_10.57_[2014.12.29_13.12.33]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_11.55_[2014.12.29_13.13.46]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_12.39_[2014.12.29_13.14.52]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_13.22_[2014.12.29_13.16.14]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_14.26_[2014.12.29_13.20.41]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_14.33_[2014.12.29_13.20.57]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_14.36_[2014.12.29_13.21.03]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_15.05_[2014.12.29_13.22.07]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_17.24_[2014.12.29_13.24.47]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_21.13_[2014.12.29_13.28.44]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_21.39_[2014.12.29_13.29.13]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_23.10_[2014.12.29_13.30.48]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_26.12_[2014.12.29_13.34.46]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_26.13_[2014.12.29_13.35.00]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_26.23_[2014.12.29_13.35.19]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_26.36_[2014.12.29_13.35.35]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_26.39_[2014.12.29_13.35.43]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_27.23_[2014.12.29_13.36.35]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_27.45_[2014.12.29_13.37.02]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_27.51_[2014.12.29_13.37.14]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_28.05_[2014.12.29_13.37.40]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_28.23_[2014.12.29_13.38.04]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_29.53_[2014.12.29_13.39.40]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_33.58_[2014.12.29_13.45.24]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_34.56_[2014.12.29_13.46.29]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_35.52_[2014.12.29_13.47.46]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_38.28_[2014.12.29_13.50.45]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_40.13_[2014.12.29_13.52.51]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_40.26_[2014.12.29_13.53.12]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_40.34_[2014.12.29_13.53.24]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_40.37_[2014.12.29_13.53.31]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_43.41_[2014.12.29_13.57.10]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_44.26_[2014.12.29_13.58.05]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_40.45_[2014.12.29_13.53.54]Fate Stay Night - Unlimited Blade Works - 12.mkv_snapshot_44.14_[2014.12.29_13.57.48]

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook