quinta-feira, 28 de maio de 2015

Tatsunoko Productions anuncia novo anime de Speed Racer

Tatsunoko Production já deve ser o estúdio que mais recicla, mais até que Toei. Nada a reclamar, porém.
Via ANN

Até mesmo porque, a proposta do estúdio que criou grandes clássicos da velha escola de animes, em reapresentar suas séries mais clássicas para um novo público através de uma nova roupagem tem se mostrado bastante positiva. Yatterman, Casshern o Gatchaman ganharam novas versões elogiadas por público e crítica – o último, que gerou Gatchaman Crowds, está prestes a ganhar uma segunda temporada por conta do seu ótimo êxito em audiência e receptividade (já falamos sobre a primeira temporada, aqui no blog)

As novas versões de Casshern e Gatchaman foram revisões bem drásticas, em relação ao original, e agora Tatsunoko promete apostar em um novo anime do seu maior clássico; Speed Racer (Mach Go Go Go), e embora não tenha revelado detalhes da produção, eu apostaria que, assim como Yoru Yatterman, essa nova investida também deverá manter os tons originais. Afinal, Speed Racer é uma franquia nostálgica e com um grande apelo mundial (rendeu inclusive um filme americano – que possui uma crítica aqui no blog, do Critico Nippon – pelos irmãos Wachowski, da trilogia Matrix), portanto, devem mirar num púbico novo, mas também procurarão agradar aos velhos fãs.

O anuncio ocorre decorrente da vitória do estúdio japonês que disputava na justiça os direitos sobre a franquia com a produtora americana Speed Racer Enterprises (SRE). O estúdio alegava que em 2000 haviam-lhes concedido uma licença de sua série Mach Go Go Go para que pudessem usá-la por um período de 10 anos e que mais tarde haviam entendido o acordo por mais 1 ano. Porém, a licença expirou em maio de 2011 e a SRE continuava a explorar seu produto de forma ilegal após o término de cessão dos direitos, segundo acusação do estúdio Tatsunoko Productions. Ainda segundo o estúdio, na época, a SRE chegou ao ponto de compartilhar esses direitos, sem permissão legal, com a Toonz Entertainment e o estúdio cinematográfico Lions Gate. Isso gerou uma série de empecilhos legais com relação a licenciamentos da série nos EUA, mas agora Tatsunoko Productions se converteu novamente como proprietária exclusiva da propriedade intelectual da marca Speed Racer a nível internacional, prometendo assim uma nova campanha de publicidade, que inclui a nova série, ainda sem data de estréia ou demais detalhes. 
Nunca assisti Speed Racer, ainda que meu pai se mostre como um grande fã nostálgico. Sempre tive uma impressão de “cartoon americano” daqueles meio infantilizados e bobos quando olhava para esta animação – o que é meio contraditório esse modo de pensar vindo de uma pessoa que amava/ama Bob Esponja, Corrida Maluca, Espiãs Demais, entre outros. Mas hoje sou muito mais madura do que era, então tenho uma curiosidade efervescente em relação a esta série.

Temas Relacionados:
-Speed Racer - Live Action
-Gatchaman Crowds (2013) – Das Multidões

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook