sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Manglobe Decreta Falência

É. Realmente está acontecendo. Mais um estúdio de anime vai à bancarrota. Nada extraordinário, não é a sua mãe que sempre diz que pra morrer só é preciso estar vivo?
Segundo o ANN, o Anime! Anime! Biz informou na quinta feita que o estúdio Manglobe entrou com pedido de falência na terça-feira. O que significa que os bens do estúdio, que não é gerido por uma empresa maior como acontece com muitos estúdios, deverão ser executados mediante a justiça para que se tente pagar os credores. Ou seja, Manglobe oficialmente não tem mais condições de pagar a dívida contraída.

Segundo o relatório, o Manglobe realmente esteve inadimplente por algum tempo e estava desde então procurando maneiras de liquidar suas dívidas, mas sem qualquer condição de continuar gerindo seu negocio. O mesmo relatório menciona que os trabalhos referentes aos projetos atuais foram procedendo-se até que a empresa entrou com pedido de falência – muito provavelmente, com a inadimplência do tal cliente citado por um dos seus funcionários, o Manglobe se viu sem capital suficiente para continuar tentando sobreviver.

***

A Anime! Anime! Biz, segundo o ANN, não confirmou se a produção do projeto Genocidal Organ está completa ou não, mas salientava que “O filme está previsto para estrear 13 de novembro. O adequado seria mover a produção [do filme] para outra empresa, mas isso exigiria ajuste da programação”. O que acabou ocorrendo de fato, pois o site oficial da trilogia Project Itoh, anunciou que a estreia foi adiada, com Harmony, que tinha estreia prevista para 4 de dezembro, mas foi adiantado para 13 de novembro. Com a derrocada do Manglobe, algum outro estúdio terá que finalizar o projeto, que acredito, já deve estar praticamente completo, dado a ordem de estreias estabelecida anteriormente. 

***

Quem se surpreendeu com a falência do Manglobe foi Tamiki Wakaki, criador de The World God Only Knows (Kami nomi zo Shiru Sekai), mangá que ganhou três temporadas (e 3 OVAs) pelo estúdio. 

Em post no seu blog, HoneyDipped, com o título de “Agora eu vou ficar apenas com boas lembranças”, ele expressa seu pesar com a notícia e lembra do Manglobe com carinho como um estúdio dedicado a produzir um bom trabalho.

Wakaki escreve que esperava que a notícia de que ele ouviu em 30 de setembro fosse falsa, e pediu várias pessoas para que pudessem confirmar para ele, mas não obteve resposta. Ele acha que a notícia era “muito repentina”, e simplesmente não podia acreditar. “Espero que todos os funcionários possam encontrar o seu próximo trabalho em breve”, escreveu ele.

Wakaki fala sobre os mais de três anos em que trabalhou com Manglobe na produção das três temporadas e três OVAs de The World God Only Knows. Ele se lembra da emoção que sentia a cada semana, quando se dirigia para Lower Igusa (onde o estúdio Manglobe estava localizado); as conversas que teve durante as reuniões sobre anime, idols, e vários outros tópicos; o rádio tocando na sala de reunião; a dedicação do Manglobe por seus funcionários, que o mandou materiais referentes a produção do anime, mesmo durante terremotos. Ele lembrou chocando-se com a equipe e até mesmo quase brigando com eles, mas se lembra de tudo com diversão em retrospectiva.

Ele se lembra de numerosas bebedeiras com o diretor-gerente do Manglobe; Takashi Kochiyama, e compartilhar os seus sonhos e angústias. Ele considera que o anime nasceu dessa interação como “um trabalho verdadeiramente feliz” e recorda o seu orgulho ao ver Keima, Elsie e Kanon “vivos na tela”. No final, ele escreve “foi um estúdio sinceramente dedicado a fazer boas obras”

Wakaki conclui escrevendo que ele “só pode sentir agradecimento” ao Manglobe e lembra que ainda tem que pegar a key animation dos teasers de The World God Only Knows (ele se refere a materiais não acabados com vislumbres da animação produzida, que são entregues a equipe criativa envolvida no projeto, tais como compositores de trilha sonora, produtores, autores, etc).

Pra vocês ver, enquanto tem aqueles que metem o pau, há sempre alguém se lembrando com carinho. Faz parte da vida essa maravilhosa e paradoxal incoerência, amado por uns odiados por outros, mal educado pra um, um gentleman para outro. 

***

Média de vendas das principais séries do Manglobe para recordar

(2004) *2,218 samurai champloo
(2006) *1,998 Ergo Proxy
(2008) **,*** Michiko to Hatchin
(2009) *2,159 Seiken no Blacksmith
(2010) **,*** Saraiya Goyou
(2010) *3,040 The World God Only Knows
(2011) *2,117 The World God Only KnowsII
(2011) **,*** DEADMAN WONDERLAND
(2011) *2,803 Mashiro-iro Symphony
(2012) **,949 Hayate no Gotoku! CAN'T TAKE MY EYES OFF YOU
(2013) *2,912 Zettai Karen Children THE UNLIMITED
(2013) *4,883 Karneval
(2013) **,691 Hayate no Gotoku! Cuties
(2013) *1,628 The World God Only Knows: Goddesses
(2013) **,281 Samurai Flamenco
(2015) --,--- GANGSTA.

***
Via ANN

Temas Relacionados:
-Manglobe está falido, segundo Animador do Estúdio