sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Passando o ponto: Crise!!!! Até o buteco faliu!

Não é só o Manglobe que está sofrendo com a o Dollar nas alturas e o Real valendo menos do que a sua dignidade na internet. 
Por muito tempo, a janelinha de bate-papo – a qual chamo carinhosamente de “Buteco” – foi um espaço anacrônico que desafiou o bom senso do design. Oh, sim. Era muito feio! Nunca gostei muito da sua disposição com o layout, além de ser uma parada retrograda que você não via mais em nenhum espaço por ai de bom senso. Não que este blog cor de beterraba seja refinado. Nós somos sujos e fedidos! O cheiro de copo sujo, de sarjeta, solidão e arroto daquele espaço sempre combinaram bem com o blog
Mas, tudo um dia chega ao fim. Este é o clichê mais repetido do universo. Pode-se odiá-lo, mas não evita-lo indefinidamente. E chegou a vez de dizer adeus ao Buteco. Durou muito até. Desde quando instarei este layout atual, lá no inicio de 2011, me coçava para excluí-lo da lateral do blog, por achar feio e influenciar fortemente na sua poluição visual. No entanto, sempre o mantive. Os motivos eram dois: sentimental e a interatividade com os seus clientes. 

O Buteco está ali no canto desde a criação do ELBR. Não exatamente no primeiro dia, mas faz parte dos primeiros passos do blog quando resolveu se tornar mais do que um fanpage. Ali apareceram os primeiros clientes que se tornaram assíduos e, logo, camaradas de bate-papo. Alguns desses ainda acompanham ou acompanhavam o blog até pouco tempo atrás. Quando fundei o Buteco, acreditava que ele morreria no ostracismo, que os únicos a baterem cartão ali seriam os mosquitos, as moscas e as amigas fies bad vibes, mas logo se tornou um point. Mas depois eu fui perdendo o fôlego e a vontade como hostess, e a popularidade de qualquer Buteco está muito ligado à capacidade de interação de quem está do outro lado do balcão, nem que seja apenas como mediador ou bom ouvinte. Ainda assim, há uns dois anos atrás, mesmo com meu péssimo atendimento, o Buteco conseguiu encontrar um último folego, com os próprios clientes se servindo e levando o espaço. Talvez tenha sido a sua melhor época. Dali surgiram projetos e diálogos interessantes, além de brigas. Todo Butiquim de respeito precisa ter risca-faca. Fato é que, mais uma vez, por conta disto, resolvi adiar seu fechamento.

É um lugar de muitas histórias onde muita gente se encontrou e se distraiu por alguns momentos. Foi muito bom. E por conta disto, mesmo fechado o espaço, vou deixa-lo arquivado para efeitos de nostalgia, e disponível em um link no layout 2.0. Sim, sou sentimental a este ponto! PQP ROBERTA DESAPEGA!

Curta o Elfen Lied Brasil no Facebook