domingo, 6 de dezembro de 2015

Mangás que retratam deficiências.

Ola pessoas aqui quem fala é a Nat, e esse post ta no rascunho do blog faz 3 meses!


Aproveitando a estreia de Gangsta no mercado brasileiro de mangás pela Editora JBC em outubro, logo após o termino do anime, acabei tendo a ideia desse tema. Na obra citada meu personagem preferido já deve estar bem obvio, meu querido Nicolas. Ele que nasceu sem poder ouvir por ser um Twinlight, me surpreendeu bastante quando eu achei que ia ser só mais um anime de porrada chato. Os 3 principais são ótimos personagens com personalidades interessantes e divertidas, mesmo vivendo em uma cidade tão perigosa como ela é retratada, e sendo eles próprios pessoas perigosas. E sim, eu comprei o volume 1 mesmo com a transparência, podem me achar louca. 

Na verdade eu realmente não li muitos mangás que falam sobre deficiências hahahaha, mas acho que posso listar alguns poucos para vocês né (E tem bastante BL com esse tema na verdade, mas eu cortei eles q).

Koe no Katachi (Surdez)
Autor: Ooima Yoshitoki
Revista: Shuukan Shounen Magazine (Kodansha)
Gênero: Comedia, Drama, Romance, School Life.
Volumes: 7 Volumes (Completo)
Resumo: A história gira em torno de Nishimiya Shouko, uma estudante do primário que é surda desde nascença. Ela é transferida para uma nova escola, onde acaba sofrendo bullying por seus colegas. Ishida Shouya, é o responsável pelo inicio da intimidação, quando Shouko tentava ao máximo se enturmar, mas não durou muito para que ela mudasse de escola por conta da situação. Como resultado dos atos contra Shouko, as autoridades escolares tomam medidas sobre o assunto, e Shouya acaba sendo excluído de sua classe por seus melhores amigos. Anos depois, Ishida tenta reparar seus erros, para redimir-se com Nishimiya.  

Na verdade Koe no Katachi merecia um post só dele por ser um mangá tão bom, mas como toda obra ele tem seus altos e baixos, então eu não considero algo que todos possam gostar, mas recomendo imensamente. Publicado em 2013, é um manga relativamente novo, que teve todo um processo para ser aceito em uma revista por ter um tema de crítica social e tudo mais, foi publicado em One Short em 2011 inicialmente, para depois ser colocado como uma série que durou seus 62 capítulos.  

Ishida é aquele moleque chato quando pequeno, que acabou fazendo escolhas erradas lhe causando maiores males futuramente, ele infernizou a vida da protagonista Shouko só por ela ser diferente, a fazendo sofrer a ponto de mudar de escola e logo depois foi "apunhalado nas costas" por aqueles que achava que confiava, transformando sua vida. Aos poucos quando foi crescendo e amadurecendo ele foi se dando conta das coisas que fez, nesse processo ele passou por poucas e boas também, a ponto de se tornar um rapaz sem sonhos de futuro ou amigos, mesmo que seu temperamento tenha mudado muito. Mas a vida resolveu lhe dar uma nova chance, quando ele reencontra Shouko durante o ensino médio. É uma história sobre redenção, o passado não pode ser mudado, todos nós sabemos disso, mas o futuro ainda temos escolha.


Esse mangá ganhou o 19º Prêmio Cultural "Osamu Tezuka" de Artista Novo em 2015, e me fez chorar diversas vezes enquanto lia, foi uma história que me pegou totalmente desprevenida, e já vai ganhar adaptação para filme pela Kyoto Animation. Disponível para leitura online em Inglês pelo Crunchyroll mas acho que você tem que ter conta premium pra acessar, mas sei lá né. Mas tem Scan que traduziu em BR completinho, quem procura acha. 

Can't See Can't Hear But Love (Cegueira e Surdez)
Autor: Nasty Cat
Revista: Daum (Daum) (Manhwna)
Gênero: Comedia, Drama, Romance, Slice of Life.
Volumes: 6 Volumes (Complete)
Resumo: Ele é cego desde seus 20 e poucos anos quando trabalhava como um Manhwaka. Ela é surda desde nascença. Essa é uma história de como eles acabaram se conhecendo, e mesmo sem qualquer comunicação verbal, eles acabaram se apaixonando.

Ooooohhh um Manhwa aparecendo por aqui??? hashuHSHaus 82 capítulos completinhos para quem quiser procurar para ler (Devo confessar que não terminei de ler ainda q), ele é uma comédia e tal com BASTANTE slice of life, mas tem seus toques de drama principalmente na vida do protagonista masculino (Yun-Jeong) que tem uma mãe doente com problemas mentais, onde toda a renda da família era do trabalho dele de Manhwaka sendo que ele foi aos poucos perdendo a visão quando um dia tudo ficou preto... foi desesperador para ele, e ai vamos vendo como ele foi conseguindo superar esse problema, aprender a se adaptar novamente, e como a Sori fez parte disso tudo. 

Hakuji (Cegueira)

Autor: Morie Satoshi
Revista: Hana to Yume (Hakusensha)
Gênero:  Psicológico, Smut, Drama, Romance.
Volumes: 2 Volumes (Complete)
Resumo: Um jovem gênio e pintor chamado Manabe Akiharu teve seu coração roubado por uma bela garota do ensino médio, Ichijou Seika. Mas, para ele poder pintar, Akiharu deve tocar em "algo" ou então sua imagem não irá se expandir. Embora ele esteja desejando tocá-la, ele teme que seus pensamentos de garoto possam suja-la...

Well, acho que colocar esse mangá aqui nesse top pode ser um PUTA SPOILER, mas bem, alguém vai ficar cego durante a trama, só não vou dizer quem porque é sacanagem. A cegueira não é o foco principal da trama, mas é uma dos pontos chaves. Basicamente é a história de um pintor gênio que sempre foi protegido por sua família porque eles tinha medo que seu talento fosse afetado, e por isso ele é uma pessoa muito inocente para as diversas coisas da vida, principalmente o amor e o desejo em si. E ai ele conhece essa garota que acaba virando sua modelo de pintura, e bem... é um romance, então acho que deu pra sacar até onde isso vai chegar.

Mas o que é mais legal nesse mangá é exatamente o Akiharu tentando de todas as formas fugir de uma coisa que tem que acontecer com todos nós que é o amadurecimento, ele não tem ciência disso, ele tem medo do novo, e tem medo das novas sensações que vão crescendo dentro dele, e ele se acha sujo e destrutivo, ele não gosta daquilo e tenta ao máximo esconder, sendo que ele não consegue fazer isso em suas pinturas, a Seika é uma personagem muito importante nesse progresso. É um shoujo curtinho, apenas 2 volumes, e para quem gosta de mangás mais psicológicos, eu recomendo.  

Perfect World (Paraplegia)
Autor: Aruga Rie
Revista: Kiss (Kodansha)
Gênero: Drama, Romance, Slice of Life.
Volumes: 2 Volumes (Ongoing)
Resumo: Kawana Tsugumi trabalha para uma empresa de design de interiores. Ela vai a uma festa do escritório de arquitetura de um cliente e acaba reencontrando o seu primeiro amor. Ele está mais bonito do que nunca mas só quando ele está indo embora que ela percebe que algo mudou: Ayukawa está em uma cadeira de rodas.

Esse mangá infelizmente não está sendo traduzido por nenhum scanlator ainda, eu acompanho pelas raws e traduções que encontro na internet, atualmente no capitulo 13.  É um Josei bem tocante que te faz refletir se o amor é o suficiente mesmo com todas as dificuldades.

A protagonista acaba reencontrando o cara que ela amava no colegial, e descobre que ele sofreu um acidente de carro na época da universidade que o deixa paraplégico, inevitavelmente ela acaba se apaixonando por ele de novo mesmo em suas novas condições, mas ele não quer se apaixonar por mais ninguém, porque não quer trazer problemas para as outras pessoas, a vida de um cadeirante é difícil, mesmo que ele seja um rapaz muito esforçado, que trabalha normalmente e faz a maioria das coisas que todo mundo faz. Mesmo assim, não é a mesma coisa, seria Kawana capaz de se adaptar a uma nova vida cheia de novas responsabilidades em relação ao Ayukawa, seria ela capaz de aguentar os olhares da sociedade, a rejeição da família para com relacionamento deles, a sua própria falta de experiencia com a situação? E Ayukawa seria capaz de se deixar levar de novo por uma paixão, iria se deixar parecer fraco diante dela, confiar nela? São muitas variáveis dentro dessa relação, será que o amor é o bastante?

Eu gostei porque parece tratar o problema de uma forma bastante realista, ele é um mangá que explica tudo, as doenças, as dificuldades, o modo de vida, eu achei bastante intrigante e por isso recomendo bastante, mas como já falei, não tem pra ler por ai XD~... Para aqueles que conhecem o Raffmanga, é lá que eu leio ele.

*-*-*

Bom, no fim acabou sendo todas histórias que possuem romances e drama =P... fazer o que né? Eu gosto. Esse é um dos MUITOS posts que eu tive a ideia de fazer e não escrevi até agora -_-'... Espero conseguir fazer mais durante as minhas férias (Se eu tiver férias... Porque se eu passar no mestrado, ADEUS... Não terei férias até o meio do próximo ano provavelmente.) Enquanto isso, eu vou tentando escrever um pouquinho no meu tempo livre que não é livre já que eu tenho 3 relatórios para fazer e to aqui perdendo tempo. Beijos!!!