sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Entrevista com a Diretora de Bad Jubies, de Hora da Aventura

Kirsten Lepore, um dos grandes nomes do stop-motion atual.

Há umas semanas atrás a Cartoon Network exibiu um episódio de sua famosa animação Hora da Aventura (Adventure Time) todo em stop-motion, dirigido por uma mulher, embora premiada e prestigiada no meio da animação stop-motion, ainda desconhecida da grande indústria. Eis que o Cartoon Brew fez uma entrevista bem bacana com ela, Kirsten Lepore, falando sobre o processo de produção e papel das mulheres na indústria da animação. 


Como é a sensação de ser uma diretora convidada em um dos desenhos animados mais populares de todos os tempos?
Kirsten Lepore: Não vou mentir, a sensação é IMPRESSIONANTE. Eu sou uma grande fã de Hora da Aventura (Adventure Time), por isso foi uma honra incrível ter sido escolhida como diretora convidada. Eu recebi o convite para um episódio da série uma semana depois de lançar a minha tese CalArts, Move Mountain, online. O produtor executivo Adam Muto por e-mail me disse que viu o meu filme de 11 minutos como um episódio de Hora da Aventura, que estava cogitando fazer um episódio de stop-motion há algum tempo, e que pensou que eu era uma boa opção para a direção de um episódio. Depois que eu me satisfiz de tanto pirar de emoção, entrei no longo processo de desenvolvimento e escrita de “Bad Jubies". 
O que você pode nos dizer sobre o processo de produção?
Kirsten Lepore: Eu finalmente decidi minha abordagem e, para meu alívio, a Cartoon Network endossou. Nós procuramos por alguns estúdios de stop-motion, até que finalmente decidimos pelo Bix Pix, que foram incríveis para trabalhar e ofereceram tanto apoio durante todo o processo. Eles essencialmente lidaram com toda a produção – a fabricação de bonecos, construção de cenários e adereços, animação, pós e muito mais. Foi realmente emocionante dirigir com uma equipe pela primeira vez.

Hora da Aventura tem sido bom em deixar as mulheres dirigirem e há diretoras regulares na equipe, como Elizabeth Ito. Quais são seus pensamentos sobre as mulheres na animação, especialmente como diretoras? Temos observado a situação da indústria a este respeito, e o cenário não é nada bonito.
Kirsten Lepore: É meu desejo que a indústria pudesse ser uma meritocracia; a melhor pessoa para o trabalho começa o trabalho. Obviamente, nós sabemos que isso nem sempre é o caso, e eu acho que a maior parte do problema decorre de conceitos sobre gênero profundamente enraizado na psique de homens e mulheres durante sua educação. É muito difícil fazer alguém “desaprender” uma polarização com a qual eles foram criados.

Isso vai nos dois sentidos; algumas mulheres recebem uma educação para não acreditar que elas sejam capazes, então elas nem sequer tentam algo para ganhar experiência. Eu também cometo preconceitos sutis, subconscientes, mas eu acho que a autoconsciência é a chave para mudar. Embora eu possa ter um viés, estou ciente disso, e posso, portanto, conscientemente tentar colocá-lo de lado e policiar a mim mesma: Estou escolhendo a melhor pessoa para o trabalho? Eu estou fazendo suposições?
Como a Cartoon Network está quando se trata de igualdade de gênero?
Kirsten Lepore: ‘Cada nuvem tem uma fresta de esperança’; eu sinto que há bastante equilíbrio de gênero na Cartoon Network, e Bix Pix, que é muito legal. Esta pode ser a outra razão do porque foi uma experiência agradável trabalhar com ambos!

Em termos de eu ser mulher, sempre vivi minha vida como o ser humano que eu quero ser. Não sei como eu seria diferente se fosse do sexo masculino, exceto que eu teria um corpo diferente. Tenho que agradecer a minha educação por isso, mas se eu quiser fazer alguma coisa, vou aprender e simplesmente fazê-lo. Se alguém me discrimina, é uma chatice, mas está fora do meu controle. Isso não muda o fato de que eu ainda vou trabalhar duro e fazer as coisas que eu quero fazer.

Falando nisso, e quanto à stop motion? Indo para a temporada de premiações, Shaun the Sheep e Anomalisa foram dois dos filmes mais bem avaliados do ano passado, em qualquer forma de arte.
Kirsten Lepore: Eu estou bastante animada sobre o que Anomalisa está fazendo para o mundo do cinema de animação, especificamente parar o de stop motion. Embora eu tenha feito alegremente projetos de animação voltados para muitas crianças, gostaria de ver a muita animação também voltada para adultos. Em minha opinião, o recurso de animação é sobre o que você é capaz de imaginar e criar ilimitadamente.

Será que o stop motion não tem o suficiente para fazer isso?
Kirsten Lepore: Acho que o stop motion só aumenta a realidade de um mundo imaginado, uma vez que os artistas estão criando objetos físicos que existem na vida. Há algo de especial sobre a qualidade tátil e habilidade pura, e é por isso que making-of de vídeos de stop-motion são tão atraentes. Acho que o público vai sempre apreciar esse tipo de arte meticulosa.




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