Mais um clássico dos animes retorna do fundo do baú em nova versão para uma nova geração, e se junta ao grupo de Battleship Space Yamato, Dragon Ball Super, Sailor Moon Crystal, Ghost in the Shell, entre outros.
Tradução: Toonami tem o orgulho de anunciar uma co-produção original com o lendário estúdio Production I.G., “FLCL” temporadas 2 e 3! É isso mesmo, estamos produzindo 12 novos episódios de FLCL dividida em duas temporadas, e serve como uma continuação do clássico original, FLCL! Fique ligado para mais informações quando tivermos!
O facebook oficial do bloco de animação americana Toonami (slot de programação voltado para desenhos animados da Cartoon Network com histórico de exibir animações japonesas e com mais ação) oficializou ontem uma co-produção entre o canal americano e o estúdio Production I.G. para uma nova produção do aclamado e incrível FLCL (que pronuncia-se como “Fooly Cooly”), animação original para homevideo (OVA) produzida no inicio dos anos 2000 por um estúdio Gainax ainda em seu vigor máximo.
Para quem não se lembra, o Production I.G. adquiriu os direitos da série pertencentes ao Gainax no ano passado. Cabe salientar que embora os direitos sejam majoritariamente do Gainax, o I.G., que foi um estúdio auxiliar na animação original não era só um estúdio contratado, mas parceiro e membro do comitê de produção (aqueles que colocam o dinheiro) da série, que inclui Gainax e a produtora King Records.
Com isso, Production I.G. e Toonami assumem os encargos de produção (provavelmente haverá alguma produtora de música envolvida, talvez a própria King Records) da nova série, que contará com 2 temporadas de 6 episódios cada uma.
A Toonami descreve a nova série assim:
Na nova temporada de FLCL, muitos anos se passaram desde que Naota e Haruhara Haruko compartilharam uma aventura juntos. Enquanto isso, a guerra entre as duas entidades conhecidas como Medical Mechanica e Fraternity se espalham e assola toda a galáxia. Enter Hidomi é uma jovem adolescente que acredita que não há nada surpreendente ou interessante em uma vida banal tão chata quanto a dela, até que um dia, uma nova professora chamada Haruko chega em sua escola. Em pouco tempo, Medical Mechanica está atacando sua cidade e Hidomi descobre um segredo dentro dela que poderia salvar a todos, um segredo que só Haruko pode desbloquear.
Mas por que Haruko voltou a terra? O que aconteceu com ela indo para Rickenbacker 4001 após deixar Naota? E o robô ‘Canti’?
Acredito que o motivo seja essa tal Hidome, certo?
Olha. Eu não queria – e ainda estou com um pé muito atrás nisso tudo – mas a forma como isto soa me agrada. Tipo, eles não estão dando sequência à trama anterior do Naota, mas contando um novo capitulo de uma saga (acho que o feeling yuri em potencial dessa premissa talvez esteja afetando meu julgamento. Me desculpem. Eu amo a Haruko e vê-la dessa vez em conexão com uma garota é....AAAAHHHHHH GUH *bate a cabeça*).
Ok, ignorem meu pequeno surto. Sim, completamente desnecessária uma nova série!!!! Não aprenderam nada com Continuações Desnecessárias?
Bem, a nova série contará com a supervisão de Kazuya Tsurumaki (que certamente não vai se dedicar 100% por estar agrilhoado em algum porão escuro do estúdio Khara, do Hideaki Anno, passando a pão e água e chicotadas enquanto trabalha no último filme de Evangelion para o Anno brincar de Gojira), que além de diretor geral da primeira série, foi quem criou o argumento.
O intrépido Yoshiyuki Sadamoto também retorna no character design. Mas aparentemente nenhum dos demais grandes talentos originais que do Gainax que ajudaram a moldar FLCL está de volta, como Hiroyuki Imaishi e Yoh Yoshinari, agora no Trigger. Mas quem sabe alguns não retornam? Seria seguro ao menos uma base da equipe original de volta. Mas por enquanto, além Sadamoto e Tsurumaki, só se sabe que a nova série será dirigida por Katsuyuki Motohiro (diretor chefe de Psycho-Pass).
Na história original, a pacata cidade de Mabase vive estagnada esquecida no meio do nada, onde nada de interessante acontece. No centro da cidade existe uma enorme fabrica responsável por toda a sua economia que tem uma forma parecida com um “ferro de passar” chamada Medical Mechanica. O problema é que após o surgimento da fábrica e a sua poluição, todos os adultos se tornaram idiotas completos e passaram a agir estupidamente. Dizem que é por causa de um fumo branco que sai todos os dias do interior dessa fábrica e cobre quase totalmente a cidade. Naota, um rapaz comum de 12 anos, vive desolado, confuso, revoltado e sempre mal-humorado após seu irmão mais velho o ter deixado sob os cuidados do seu pai e do avô para jogar basebol nos EUA. Um dia, porém, uma garota espacial estranha surge na sua vida, montada numa vespa (motocicleta), acertando-lhe em cheio na cabeça com um baixo. Essa garota chama-se Haruko e, a partir do “galo” dessa pancada, uma série de confusões vão aparecendo na vida de Naota, como transformações em deformidades corporais e surgimento de criaturas estranhas.
“O FLCL original é um clássico do anime e tem sido um recurso explosivo no Adult Swim, depois que colocamos os olhos pela primeira vez nele”, disse Jason DeMarco, vice-presidente e diretor criativo de programas da Adult Swim, canal que compartilha o bloco Toonami com a Cartoon. “Estou muito animado com a chance de produzir uma sequência com os criadores originais, para a Toonami, que é onde a série pertence”.
A série estreia em 2017. Espero que tenha tanta vivacidade e originalidade como na original, apesar de todos os fãs terem ficado divididos e com um pé atrás com este anuncio. Seria uma lástima entrar para essa lista. Bem, de qualquer forma, Production I.G. continua avançando seus tentáculos na globalização do anime, tentando tirar proveito financeiro sobre isso. Apesar da TOEI, creio que seja o estúdio com mais potencial futuro. Mas parcerias e co-produções entre americanos e japoneses para produção de animes que possuem potencial ocidental vem de longa data, só lembrar de casos como Afro Samurai e o atual Space Dandy. O novo FLCL surge exatamente do grande sucesso que série tem entre os americanos, mas interessante mesmo seria ver mais coisas originais, como Dandy.
A série ficou muito conhecida por efervescente trilha sonora rocker, liderada pela banda The Pillows, que pontuou desde os encerramentos, a diversos momentos marcantes do anime.